1 - Workshop com esclarecimentos sobre chamada que financia estudos sobre os impactos do rompimento da barragem de Fundão ocorre na próxima quarta-feira (12/12)

As fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Renova realizam, na próxima quarta-feira (12/12), workshop para tirar dúvidas sobre a chamada pública nº 10/2018. No total, estão disponíveis R$ 15 milhões para financiamento.

O objetivo da chamada é financiar projetos que possibilitem  identificação,  mensuração  e  acompanhamento  dos impactos ambientais provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão - em Mariana (MG) - e geração de conhecimento técnico-científico para a gestão, mitigação e reparação dos impactos ambientais decorrentes do acidente.

Serviço - Workshop
Quando: 12 de dezembro de 2018, das 9h às 12h30.
Onde: Fapemig - Avenida José Cândido da Silveira, 1.500, Belo Horizonte (MG).
É necessário confirmar a presença pelo e-mail cerimonial@fapemig.br

 

2 - Programas de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável  e História convidam para os seguintes eventos:


Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável convida a comunidade acadêmica para o exame de qualificação da mestranda Kelly Christine Barbosa Costa, com o título "Nanoestruturas de óxido de zinco incorporadas em embalagens de goma tara para a preservação da goiaba no pós-colheita".

Quando: 11 de dezembro de 2018, às 14h.
Onde: Sala 16, Prédio da Pós-Graduação - Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), Ouro Branco (MG).
Banca: professores doutores Igor José Boggione Santos (orientador/UFSJ), Éder José Siqueira (UFMG),
Daniela Leite Fabrino (UFSJ) e Edson Romano Nucci (UFSJ).

 - Programa de Pós-Graduação em História - defesa de dissertação

Dissertação: Os professores e o ensino mútuo: uma análise sobre o tempo e a disciplina escolar no termo de Mariana (1827– 1835)

Mestranda: Juliana Soares de Resende Santos

Quando: 11 de dezembro de 2018, às 14h30

Local: Sala 1.49 - Campus Dom Bosco

Banca Examinadora: Prof. Dr. Luiz Francisco Albuquerque de  Miranda (UFSJ -Orientador); Profa. Dra. Christianni Cardoso Morais (UFSJ); Prof. Dr. Orlando José de Almeida Filho (UFSJ)

 

Fonte: Ailton A. Assis

Secretário do Programa de Pós-Graduação em História

 

3 - Assin inscreve para seleção de monitores até o dia 10/12

A Assin selecionará dois monitores do curso de Letras, com bolsa, para atuarem no Programa Flagship em acompanhamento aos alunos estadunidenses que chegarão para o semestre 2019/1.

O edital pode ser acessado no seguinte link: https://ufsj.edu.br/assin/chamadas__editais.php

Informações adicionais no cartaz de divulgação (anexo), em nossas redes sociais ou pelo telefone (32) 3379-5812.


Última atualização: 05/12/2018