1 - Inverno Cultural recebe inscrições de propostas voluntárias até 10 de março 

 
O Inverno Cultural UFSJ abre espaço para receber, de 8 de fevereiro a 10 de março de 2019, propostas voluntárias de participação no 31º Inverno Cultural UFSJ, especialmente aquelas vindas de projetos e programas de extensão. Neste ano, o Festival será realizado de 20 a 28 de julho de 2019, em São João del-Rei/MG.
 
Os interessados podem apresentar oficinas, aulas abertas nas praças, palestras, contação de histórias, exposições de Artes Visuais, espetáculos de Artes Cênicas, apresentações musicais, performances poéticas, ateliês livres etc. Durante o evento, as ações podem ser desenvolvidas por técnicos, professores e/ou estudantes. 
 
As propostas serão avaliadas pelas comissões de seleção e coordenações de áreas do Inverno Cultural, divididas entre Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte Educação, Música e Literatura, além do Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes. Os critérios, são:
 
a) criatividade, originalidade e qualidade da proposta; 
 
b) adequação ao formato do evento (espaços disponíveis, diversidade de públicos atingidos, relação com a temática); 
 
c) viabilidade técnica e orçamentária da proposta, considerando a reduzida demanda por infraestrutura e materiais.
 
Nesta edição, a temática do 31º Inverno Cultural UFSJ levanta questionamentos sobre o papel e lugar da arte como ponte para processos de compartilhamento de sensações, ideias e visões de mundo. Em um encontro de saberes, experiências e práticas, teria a arte condições de auxiliar na ruptura do isolamento entre os sujeitos? A interação entre os sujeitos e circulação de suas expressões, pelo viés da arte, teria o potencial de romper as zonas de invisibilidade dos e entre os sujeitos nas cidades, assim como estabelecer novos lugares de fala?
 
As atividades ocorrerão de forma descentralizada por praças e bairros, espaços culturais, museus e os campi da UFSJ em São João del-Rei. A ideia é proporcionar um circuito de vivência pela e na cidade por meio da arte e cultura.
 
As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line, disponível em: www.invernocultural.ufsj.edu.br/editais. 
 
A chamada visa abrir espaço para toda a comunidade interna da UFSJ e FAUF, em especial aos técnicos administrativos e docentes, que não podem participar do edital para a seleção de atrações remuneradas do festival, conforme as restrições da Lei 8.666/93 (Artigo 9º, inciso III). 
 
O resultado será divulgado no dia 25 de março de 2019, no site do Inverno Cultural. 
 
Acreditamos que a participação daqueles que lutam diariamente para cumprir o papel social da universidade pública brasileira pode contribuir muito para o engrandecimento do Inverno Cultural UFSJ, evento que nasceu de ações dessa natureza e tornou-se um patrimônio de toda a sociedade.
 
 

2 - FAUF divulga nota sobre o pagamento das bolsas Fapemig

 
A FAUF informa que aguarda a Fapemig liberar os recursos financeiros para efetuar o pagamento das mensalidades de bolsas referentes à cota do mês de janeiro de 2018.  
 
A Fapemig publicou ontem (7/2) um comunicado em seu site oficial informando que aguarda disponibilidade financeira para realizar os pagamentos referentes ao mês de janeiro/2019. 
 
Ao recebermos os repasses da Fapemig, trabalharemos para efetuar o pagamento das bolsas o mais rápido possível.
 
Mais informações podem ser obtidas no site da Fapemig.
 
 

3 - Defesas de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem convida a comunidade acadêmica para seguintes defesas de dissertação:
 
Título: "Segurança do profissional: uma teoria sobre o contexto de atuação na atenção primária à saúde aos 30 anos do SUS" 
Discente: Mariana Delfino Gontijo.
Quando: 14 de fevereiro, às 14h.
Onde: Sala 201C - campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), Divinópolis (MG). 
Banca: Selma Maria da Fonseca Viegas (orientadora/UFSJ), Rosane Gonçalves Nitschke (UFSC), Virgínia Junqueira de Oliveira (UFSJ) e Edilene Aparecida Araújo de Oliveira - UFSJ
 
 
Título: "Conservação de Vacina: o olhar da equipe de enfermagem".
Discente: Dayane Taís de Almeida Gonçalves.
Quando: 15 de fevereiro, às 9h.
Onde: Sala 201 C - campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), Divinópolis (MG). 
Banca: professores Valéria Conceição de Oliveira (orientadora/UFSJ), Lívia Cozer Montenegro (UFMG), Heloíza Maria Siqueira Rennó (UFSJ) e Virgínia Junqueira de Oliveira (UFSJ).

Última atualização: 11/02/2019