1 - Instabilidades na internet dos campi Dom Bosco e Tancredo Neves podem continuar até sexta (22/02)

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (MTInf) informa que a instabilidade da internet no campi Dom Bosco (CDB) e Tancredo Neves (CTan) pode se prolongar até sexta-feira (22/2), em razão da instalação de novo "link" de internet no CDB. Após o início dos trabalhos, nesta quarta-feira (20/02), verificou-se que o tempo para execução do serviço será maior que o previsto inicialmente. A UFSJ pede a compreensão da comunidade acadêmica.
 
 

2 - Propg oferece curso de capacitação sobre contratação de serviços no regime de execução indireta

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abre inscrições para o curso sobre a “INSTRUÇÃO NORMATIVA 05 - IN05/2017”, que acontecerá no anfiteatro do campus Santo Antônio da UFSJ.
 
O curso visa apresentar os itens mais importantes da nova Instrução Normativa, que dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
 
O curso será ministrado por Carlos Henrique Benedito Nitão Loureiro (AGU-UFPE), nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e no dia 28 de fevereiro, das 8h às 12h, com carga horária totalde 20 horas/aula.
 
As inscrições deverão serem feitas via SIGRH, na alça Capacitação. As inscrições estarão abertas somente até 26 de fevereiro. Lembramos que após a realização da inscrição a liberação da vaga fica condicionada à aprovação da chefia (Entrar no SIGRH → Alça Chefia da Unidade → Capacitação → Inscrições para Capacitação).
 
O passo a passo para realização da inscrição está disponível na nossa página.
 
Oportunidades de capacitação: No próximo mês de março será oferecido o curso “Operacionalização, Regras e Fundamentos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)” que será realizado em todos os campi da UFSJ. Fique ligado na divulgação das datas e se inscreva! Toda oportunidade de capacitação é uma excelente oportunidade de crescimento.
 
Mais informações pelo telefone (32) 3379-5484  e e-mail sesed@ufsj.edu.br
 
 

3 - Inverno Cultural abre edital para seleção de bolsistas de extensão para a área de Artes Cênicas

 
O Inverno Cultural UFSJ lançou nesta quarta-feira (20/02) edital para seleção de bolsistas de extensão que participarão da edição 2019 do festival na área temática de Artes Cênicas. As inscrições vão de 1º a 15 de março.
 
São oferecidas duas vagas para bolsistas de extensão atuarem na pré-produção/produção cênica, no período de abril a julho/2019; e seis vagas para bolsistas de extensão atuarem na produção cênica, em julho/2019.  
 
Poderão se inscrever estudantes regularmente matriculados e frequentes de qualquer período dos cursos de graduação da UFSJ, que não tenham vínculo empregatício e/ou sejam beneficiários de bolsa oficial oferecida pela UFSJ.
 
Os resultados finais serão divulgados em 29 de março de 2019, até às 17 horas, para bolsistas de extensão atuarem na pré-produção/produção cênica, no período de abril a julho/2019; e 05 de junho de 2019, até às 17 horas, para bolsistas de extensão atuarem na produção cênica, em julho/2019, pela página de editais do Inverno Cultural.
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail invernocultural@ufsj.edu.br ou telefone (32) 3379 2510.
 
 

4 - Migração do SIG/Fauf para Sistema Apoiar

 
A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf) comunicamos que o SIG da instituição migrou para o Sistema Apoiar.
 
Ao clicar no antigo link, os usuários serão automaticamente direcionados ao novo sistema. No entanto é necessário que o usuário entre em contato com a Fundação para ativar o cadastro pelo e-mail projetosfauf@ufsj.edu.br 
 
 

5 - Projeto de Eficiência Energética promove palestras na próxima segunda (25/2)

 
Os resultados do Projeto de Eficiência Energética na UFSJ serão apresentados em palestras nos três campi situados em São João del-Rei (Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves), que terão o objetivo de conscientizar sobre o uso racional da energia elétrica. As atividades ocorrem na próxima segunda-feira (25/02), das 9h às 11h, no Auditório do CSA; das 14h às 16h, no Auditório do Ctan; e das 19h às 21h, no Auditório do CDB. Os eventos são abertos a toda a comunidade acadêmica, com emissão de certificado.
 
A troca de lâmpadas nos campi Dom Bosco (CDB), Santo Antônio (CSA) e Tancredo Neves (Ctan) por modelos de LED - mais modernas, econômicas e de maior vida útil - vai gerar uma economia anual que permitiria manter esses campi por 187 dias - o que equivale a cerca de 1,2 mil MWh/ano.
 
No total, foram substituídas mais de 23 mil lâmpadas, em ambientes externos e internos, entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, por meio do Projeto de Eficiência Energética da Cemig. O custo total foi de R$ 2,3 milhões, pagos integralmente com recursos do programa.
 
Segundo o engenheiro eletricista da Divisão de Projetos e Obras (Dprob), Caio Eduardo Silva, a ideia é participar novamente da chamada pública neste ano com o objetivo de contemplar os campi Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e Sete Lagoas (CSL).
 
A UFSJ foi contemplada no Programa de Eficiência Energética, executado pela Deode Energia, financiado pela Cemig Distribuição S.A. e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na UFSJ, o projeto foi coordenado pela Divisão de Projetos e Obras (Dprob), com apoio do Setor de Novos Negócios e Parcerias Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf).
 
 

6 - Pós-Graduação em Educação convida para defesas de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas de dissertação:
 
 
Título: Nascidos em Bordéis: A fotografia como um dispositivo de educomunicação.
Discente: Helvister Geraldo de Resende.
Quando: 22 de fevereiro 2019, às 14h.
Onde: Sala 2.48, prédio principal campus Dom Bosco.
Banca: Prof. Dr. Wanderley Cardoso de Oliveira – UFSJ (Orientador)
Prof. Dr. Rodrigo Vieira Marques – UFG(Titular).
Profa. Dra. Giovana Scareli – UFSJ (Titular).
Profa. Dra. Priscila Correia Fernandes – UFSJ (Suplente).
 
Título: Educação e Religiosidade: Uma abordagem fenomenológica de grupos de oração universitários (GOU) da UFSJ.
Discente: Isabela Pereira Vicente Caporal.
Quando: 27 de fevereiro 2019, às 10h.
Onde: Sala 2.48, prédio principal campus Dom Bosco.
Banca: Prof. Dr. Wanderley Cardoso de Oliveira – UFSJ (Orientador).
Prof. Dr. Iraquitan de Oliveira Caminha – UFPB (Titular).
Prof. Dr. Dener Luiz da Silva – UFSJ (Titular).
Profa. Dra. Maria Emanuela Esteves dos Santos – UFSJ (Suplente).
 
Título: Investigação das interações de licenciandos de química com a hipermídia e o dvd sobre o doce de leite à luz do modelo dos cinco recursos do letramento digital crítico.
Discente: Bianca Damas Pereira.
Quando: 27 de fevereiro 2019, às 14h.
Onde: Sala 1.49, prédio principal campus Dom Bosco.
Banca: Prof. Dr. Paulo César Pinheiro – UFSJ (Orientador).
Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro – CEFET/MG(Titular).
Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo – UFSJ (Titular).
Prof. Dr. Diego de Sousa Mendes – UFSJ (Suplente). 
 
Título: Letramento Acadêmico e estratégias de estudantes estrangeiros da UFSJ.
Discente: Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos.
Quando: 28 de fevereiro 2019, às 09h.
Onde: Sala de vídeo conferências do NEAD, campus Santo Antônio.
Banca: Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo – UFSJ (Orientadora).
Prof. Dr.Eder Jurandir Carneiro – UFSJ (Co-orientador).
Profa. Dra. Raquel Salek Fiad – Unicamp (Titular).
Prof. Dr. Gilcinei Teodoro Carvalho – UFMG (Titular).
Profa. Dra. Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo – UFSJ (Titular).
 
Título: Através do Espelho do Nonsense: O que podemos aprender com Alice.
Discente: Heloísa Baumgratz Lopes Agostinho.
Quando: 28 de fevereiro 2019, às 14h
Onde: Sala 2.48, prédio principal campus Dom Bosco.
Banca: Profa. Dra. Priscila Correia Fernandes – UFSJ (Orientadora).
Prof. Dr. André Monteiro Guimarães Dias Pires – UFJF (Titular).
Profa. Dra. Giovana Scareli – UFSJ (Titular).
Profa. Dra. Fernanda Omelczuk Walter – UFSJ (Suplente).

Última atualização: 01/03/2019