1 - Progp divulga chamada interna para estágios

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) publicou na página de seleções a chamada interna para cadastro das unidades administrativas e acadêmicas interessadas na oferta de vagas para estágio institucional. 
 
A chamada poderá ser aderida pelas unidades que não puderam oferecer vagas de estágio em 2018 ou que, tendo participado, não possuem candidatos aprovados em cadastro de reserva. Neste ano, as unidades poderão oferecer vagas para estágio de nível médio e nível superior, conforme demanda apresentada.
 
Em breve, a Progp divulgará o quadro de vagas e as condições para seleção dos estagiários e estagiárias. Para dúvidas e orientações, o Setor de Concursos e Procedimentos Admissionais poderá auxiliar pelo e-mail secop@ufsj.edu.br.
 
 

2 - Seleção de professor bolsista para o Programa Idiomas sem Fronteiras - Português

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ divulga o edital de seleção 001/2019 – Assin, que selecionará 01 (um) aluno dos Cursos de Letras – Português, Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas e Pós-graduação em Letras para atuar no Programa Idiomas sem Fronteiras – Português. O aluno selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).
 
Para participar do Processo Seletivo, o candidato deverá fazer a inscrição na página da Assessoria para Assuntos Internacionais, no período de 11 de fevereiro a 10 de março de 2019. O edital de seleção já está disponível em nossa página para análise e obtenção de documentos, neste endereço.
 
Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br ou em contato pelo telefone (32) 3379 5812 ou pelas redes sociais da Assin.
 
 

3 - UFSJ passa a ser centro aplicador da prova do Celpe-Bras

 
O Programa Idioma sem Fronteiras (IsF) - Português, sob a supervisão da Assessoria para Assuntos Internacionais, informa à comunidade acadêmica que, a partir deste ano, a Universidade Federal de São João del-Rei será um dos centros aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - o Celpe-Bras. 
 
O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é aplicado em 127 postos no Brasil e no exterior. Seu objetivo é permitir a comprovação oficial da proficiência em Língua Portuguesa. O Inep é responsável pela aplicação do Exame, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
 
Neste ano, as inscrições serão realizadas entre os dias 18 e 22 de março. As provas estão previstas para ocorrer de 28 a 30 de maio.
 
O Exame é realizado nos Postos Aplicadores credenciados, geralmente Instituições de Educação Superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.  
 
O exame é, geralmente, realizado duas vezes ao ano (uma no primeiro e outra no segundo semestre). Dúvidas quanto à aplicação do exame na UFSJ podem ser sanadas via mensagem para isfportugues@ufsj.edu.br. 
 
Mais informações estão disponíveis na página oficial do exame e no folder de divulgação
 
 

4 - Pedidos para instalação de divisórias, balcões, bancadas e armários nos campi de São João del-Rei devem ser feitos até 22 de março

 
A Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre), responsável pela gestão da Ata de Registro de Preços Nº 082.01/2018, informa que solicitações para instalação de divisórias, balcões, bancadas e armários em salas dos prédios dos campi da UFSJ localizados em São João del-Rei deve ser encaminhada, por meio de memorando eletrônico, até o dia 22 de março de 2019. O órgão ressalta que será elaborada uma listagem com as demandas e o atendimento está condicionado à disponibilidade financeira. 
 
Além disso, solicita-se que haja ratificação dos pedidos enviados anteriormente e ainda não atendidos para que as pendências sejam solucionadas. 
 
Já os campi Centro-Oeste, Sete Lagoas e Alto Paraopeba são atendidos por atas distintas e as demandas devem ser encaminhadas para os respectivos gestores. 
 
 

5 - PMBqBM convida para defesa de dissertação

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação da mestranda Jéssica Caroline Duarte, intitulada “As aminoacil-tRNA sintetases do Trypanosoma cruzi como alvos quimioterápicos para o tratamento da doença de Chagas”.
 
Serviço
Quando: 8 de março, às 13h30.
Onde: sala 201, Bloco C - Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), Divinópolis (MG).
Banca: professores doutores Helder Magno Silva Valadares (orientador/UFSJ), Moacyr Comar Júnior (UFU) e Rafael Gonçalves Teixeira Neto (UFSJ).
 
 

6 - Defesas de dissertação da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas de dissertação:
 
Discente: Renan Fernandes da Cunha (resumo).
Quando: 8 de março, às 8h30.
Onde: Sala 3.14 MP.
Banca: professores doutores Frederico Ozanan Neves (orientador/UFSJ), Cristiane Resende (Uniptan) e Eduardo Miguel da Silva (UFSJ). 
 
Discente: Vinícius Jaques Resende (resumo).
Quando: 8 de março, às 10h. 
Local: Sala 2.11 (sala de Web Conferência) - campus Tancredo Neves (CTan), São João del-Rei (MG).
Banca: professores doutores Fabiano Bianchini Batista (orientador/UFSJ), Éder Lima de Albuquerque (UNB), Paulo César Monteiro Lamim Filho (UFSJ)
e Márcio Eduardo Silveira (UFSJ). 
 
Discente: Carolina Torga Lombardi (resumo).
Quando: 15 de março, às 9h30. 
Onde: Sala 3.14 MP. 
Banca: professores doutores Kurt Strecker (orientador/UFSJ), Adriano Galvão de Souza Azevedo, Frederico Ozanan Neves (UFSJ) e Roseli Marins Balestra (UFSJ).
 

Última atualização: 13/03/2019