1 - Lançado edital para o Programa de Qualificação e Educação Profissional dos Servidores da UFSJ (PQualis)

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas lançou o edital nº 1/2019 do Programa de Qualificação e Educação Profissional dos Servidores da UFSJ (PQualis). 
 
O programa tem o objetivo de promover a qualificação dos servidores de forma a conciliar os interesses individuais e as metas institucionais, oferecendo oportunidades de realização de educação formal nos níveis fundamental, médio e superior. Trata-se de um programa de caráter permanente e indutor de desenvolvimento institucional da UFSJ, por meio da qualificação profissional dos seus servidores docentes e técnico-administrativos em todos os níveis da Educação Formal, utilizando-se dos instrumentos disponíveis nas modalidades Educação Presencial (EDP) e Educação a Distância (EAD).
 
Mais informações na página do PQualis
 
 

2 - Progp inscreve para curso de capacitação sobre o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abre inscrições para o curso “Operacionalização, Regras e Fundamentos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)."
 
O objetivo do curso é desburocratizar, simplificar e dar segurança jurídica ao trabalho administrativo na elaboração da Proposta de Concessão de Diárias e Passagens (PCDP).
 
O curso será ministrado pelos Gestores Setoriais do SCDP, Alexis Renan Silva Ribeiro e  Elizângela Dâmaso Andrade. Haverá edições do curso em todos os campi da UFSJ: 
 
12 de março de 2019, na sala 3.02A do prédio do Reuni no Campus Tancerdo Neves (CTan); 
14 de março de 2019, no Laboratório de Informática, sala 2.48 (prédio principal), no campus Dom Bosco (CDB);
19 de março de 2019, no Laboratório 3.25 (prédio principal), no campus Santo Antônio (CSA); 
21 de março de 2019 no Bloco C (prédio da biblioteca), no campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO);
26 de março de 2019, Laboratório 104, Bloco 04, no campus Alto Paraopeba (CAP);
e 29 de março de 2019, no Laboratório de Informática I, no campus Sete Lagoas (CSL).
 
As inscrições deverão serem feitas via SIGRH, na alça Capacitação. A Progp lembra que, após a realização da inscrição, a liberação da vaga fica condicionada à aprovação da chefia (Entrar no SIGRH → Alça Chefia da Unidade → Capacitação → Inscrições para Capacitação).
 
O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
 

3 - Crise hídrica em pauta: simpósio internacional recebe inscrições de trabalhos até segunda, 11

 
Evento pretende intensificar internacionalização das pesquisas da instituição, contribuindo para o crescimento da produção científica
 
Acontecerá entre 7 e 10 de abril na UFSJ o “Simpósio Internacional de Crise Hídrica: Desafios e Soluções”. O evento é uma oportunidade para fortalecer aprendizagem e atualização de conhecimentos sobre o assunto e estabelecer uma rede de contatos e interações interdisciplinares ligadas aos recursos hídricos. Interessados em submeter seus trabalhos devem ficar atentos: a data limite para submissão é 11 de março. Para se inscrever, ou para mais informações sobre o evento, acesse o site: https://crisehidrica.com/
 
O tema é discutido no mundo inteiro e, no Brasil, ganha ainda mais destaque pela abundância de recursos hídricos presentes e o descaso com o uso consciente e preservação desses recursos por parte dos diversos segmentos da sociedade. Inevitável citar os rompimentos de barragens em Brumadinho e Mariana, que deixaram centenas de mortos e prejudicaram severamente os biomas da região e entorno. Os desastres, inclusive, são um dos assuntos tratados nas mesas-redondas.
 
Além da relevância do tema, que já demandava um evento internacional na UFSJ para abordá-lo, o Simpósio também é resultado da recente criação, na Universidade, do Núcleo de Estudos Avançados e Interdisciplinares em Recursos Hídricos (Nacqua), que tem por objetivo a reunião de pesquisas das diversas áreas ligadas aos recursos hídricos. O evento também tem apoio da Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope).
 
O local de realização será o Campus Santo Antônio (CSA), em São João del-Rei, um toque especial para compreender a temática, uma vez que o município está localizado na região Campo das Vertentes, que recebe esse nome justamente devido à sua riqueza hídrica.
 
Estão programadas palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops e apresentações de trabalhos. A abertura do evento está marcada para 18h do domingo (7) no Auditório do CSA. 

Última atualização: 08/03/2019