1 - Assin lança editais para mobilidade acadêmica na Colômbia e México

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ lança novos editais dos programas Brasil-Colômbia (Bracol) e Brasil-México (Bramex). No total, são oferecidas cinco vagas de mobilidade acadêmica, distribuídas nas seguintes universidades: 
 
Universidad de Guanajuato – México (1 vaga);
Universidad Autónomo de Sinaloa – México (1 vaga);
Universidad de San Buenaventura – Colômbia (1 vaga);
Universidad del Sinú – Colômbia (1 vaga); e
Universidad Santo Tomás – Colômbia (1 vaga).
 
Os alunos selecionados receberam benefícios, de acordo com as regras de cada universidade participante do processo.
 
Para participar do Processo Seletivo, o candidato deverá fazer a inscrição na página da Assessoria para Assuntos Internacionais, no período de 25 de março a 1º de abril de 2019. O edital de seleção já está disponível na página da Assin.
 
Os programas Bracol e Bramex consistem na mobilidade de estudantes de graduação entre universidades do Brasil, da Colômbia e do México. O objetivo principal é contribuir para a integração e o fortalecimento regional por meio da aproximação acadêmico-científica dos países.
 
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br, pelo telefone (32) 3379 5812 ou pelas redes sociais da Assin.
 
 

2 - Centro Cultural UFSJ inaugura exposição Alento, de Sara Winckelmann, nesta quinta

 
O Centro Cultural UFSJ abre, nesta quinta-feira, 21, a exposição Alento. A mostra exibe dez obras da artista visual Sara Winckelmann, em que experimenta a impressão de gravura sobre diferentes tipos de tecidos. Na seleção de obras, que reúne xilogravura, serigrafia, calcogravura e apropriação, a artista aborda questões relacionadas à memória, ao “quintal da infância”, a reminiscências de fatos, ao cotidiano e a objetos banais, proporcionando uma visão da manifestação sensível e um universo fantástico. Os trabalhos investigam a potencialidade de obra única na gravura, na qual a impressão sofre interferências posteriores, como costuras e sobreposições de imagens, bem como explora a materialidade do suporte e sua leveza.
 
Sara Winckelmann é artista visual, atualmente trabalha como restauradora e impressora de xilogravuras. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integra do grupo de pesquisa Núcleo de Arte Impressa (NAI). Foi uma das selecionadas no III Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut Porto Alegre em 2018. Participa de de diversas exposições, como Sobre o que fazer no feriado enquanto o meteoro não chega (2017, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre - RS); XVI Salão Nacional Victor Meirelles (2017, Florianópolis - SC); Bilder vom Velangre / Retratos da Saudade (2018, Nova Petrópolis - RS). 
 
Serviço
Visitação: 22 de março a 12 de maio de 2019.
Todos os dias, finais de semana e feriados, das 8h às 20h.
Onde: Centro Cultural UFSJ - praça Dr. Augusto das Chagas Vieira, 17, São João del-Rei (MG). 

Última atualização: 18/03/2019