1 - Proae lança edital para preencher vagas remanescentes de moradia estudantil

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) oferta, por meio do edital nº 2/2019, cinco vagas remanescentes para o alojamento masculino e seis para o feminino. As inscrições devem ser feitas até 28 de março de 2019. 
 
Os candidatos devem atender os seguintes requisitos:
 
I. os(as) discentes regularmente matriculados(as) nos cursos de graduação presencial da UFSJ campi sede (Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves);
II. que estejam cursando a primeira graduação;
III. que a residência do grupo familiar seja distinta da cidade de São João del-Rei; e
IV. que apresentam renda bruta familiar mensal de até 1,5 salários mínimos per capita.
 
Mais informações pelo e-mail servicosocial.proae@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32) 3379 5445.
 
 

2 - Pós-Graduação em Letras abre inscrições para mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) lançou edital do processo seletivo de mestrado. As inscrições ocorrem de 22 a 30 de abril de 2019, pelo e-mail processosletivopromel2019@ufsj.edu.br. As aulas terão início no segundo semestre de 2019. 
 
O Mestrado possui a área de concentração Teoria Literária e Crítica da Cultura, com as seguintes linhas de pesquisa: discurso e representação social (10 vagas); e literatura e memória cultural (13 vagas). 
 
Podem participar do processo seletivo:
 
a) candidatos graduados, ou com graduação em fase de conclusão, em Letras, licenciatura ou bacharelado, obtidos em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC;
b) candidatos graduados, ou com graduação em fase de conclusão, em cursos devidamente credenciados pelo MEC que atendam ao perfil do Programa de Pós-Graduação em Letras;
c) candidatos graduados, ou com graduação em fase de conclusão, em instituições estrangeiras que atendam ao perfil do Programa de Pós-Graduação em Letras.
 
Observação: Seja qual for a situação do candidato na data da matrícula, todos os aprovados deverão ter o diploma da conclusão do curso de graduação ou o atestado de colação de grau. 
 
A seleção abrange prova escrita, prova instrumental de língua inglesa (ou portuguesa, para candidatos surdos) e defesa oral. 
 
 

3 - Progp inscreve para curso de capacitação para Comissão de Heteroidentificação 

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), está com inscrições abertas, até terça-feira (26/03), para o curso sobre a “Capacitação para Comissão de Heteroidentificação”. Ele será realizado na quarta-feira (27/3), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, e na quinta-feira (28/3), das 9h às 12h, no anfiteatro do campus Santo Antônio - São João del-Rei, com carga-horária total de 9h/aula.
 
As inscrições deverão serem feitas por meio do SIGRH, na alça Capacitação. Após a realização da inscrição, a liberação da vaga fica condicionada à aprovação da chefia (Entrar no SIGRH → Alça Chefia da Unidade → Capacitação → Inscrições para Capacitação).
 
O passo a passo para realização da inscrição está disponível na nossa página.
 
 

4 - Pós-Graduação em História convida para aula inaugural 

 
O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) realiza, nesta terça-feira (26/03), a aula inaugural do 1º semestre de 2019, com o tema "Escravidão e Abolição em Minas Gerais", com a professora Paula Chaves Teixeira Pinto, colaboradora do PPGHIS (bolsista de pós-doutoramento) e mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 
 
A aula será realizada a partir das 19h30, no anfiteatro da Biblioteca do campus Dom Bosco. 
 
 

5 - Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável convida para exames de qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável convida a comunidade acadêmica para o seguintes exames de qualificação: 
 
Título: UNIVERSIDADES SUSTENTÁVEIS: AVALIAÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA E GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM PRÉDIO DO CAMPUS SETE LAGOAS DA UFSJ.
Mestranda: Jandira Carla Botelho Menezes.
Quando: 26 de março, às 13h. 
Onde: Sala Multimídia - Campus Alto Paraopeba (CAP), Ouro Branco MG.
Banca: professores doutores Juliano de Carvalho Cury (orientador/UFSJ), Leandro Mendes de Souza (UFSJ), Boutros Sarrouh (UFSJ), Sandro Adriano Fasolo (UFSJ) e Anderson de Oliveira Latini (UFSJ).
 
Título: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE E SUGESTÕES DE MEDIDA AMENIZADORA DE RISCOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO EM CONSELHEIRO LAFAIETE (MG)
Mestranda: Priscilla Beatriz de Jesus Silva.
Quando: 26 de março, às 15h30.
Onde: Sala 16, Prédio da Pós-Graduação - Campus Alto Paraopeba (CAP), Ouro Branco (MG). 
Banca: professores doutores Anderson de Oliveira Latini (orientador/UFSJ), Renata Carolina Zanetti Lofrano (UFSJ), Daniela Leite Fabrino (UFSJ), André Lincoln Barroso de Magalhães (UFSJ) e Juliano de Carvalho Cury (UFSJ). 
 
 
Lembrete: amanha é Dia de Feira no campus Santo Antônio, das 8h30 às 13h.

Última atualização: 25/03/2019