1 - Mil edições se passaram
Quanto tempo é muito tempo? Cinco anos não parecem muita coisa, mas, quando chegamos a mil edições publicadas, vemos como o tempo passa! Criado em 2018 para facilitar e sistematizar as informações divulgadas para seus três segmentos de público, o Boletim UFSJ é uma importante ferramenta de comunicação interna.
Aqui, divulgamos as principais notícias da Universidade, oportunidades de editais, estágios, eventos, defesas e qualificações, entre várias outras chamadas interessantes para a comunidade universitária. Docentes, técnicos e alunos o recebem diariamente via e-mail institucional, com as principais notícias do dia.
Durante esses cinco anos, adaptamos seu formato, modelo e design para torná-lo cada vez mais moderno e atraente. E tem dado certo: o Boletim se transformou em um dos mais importantes canais de comunicação oficial da UFSJ.
André Baldoni, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e leitor assíduo, valida essa afirmação: “O Boletim é um grande instrumento para o desenvolvimento da UFSJ, pois todos os dias nos chegam oportunidades, notícias sobre conquistas da comunidade acadêmica e diferentes tipos de informação que nos motivam a buscar por mais resultados e mais oportunidades. Parabéns à equipe pelo trabalho transformador que vêm fazendo!”
Continuem nos seguindo: estamos todos os dias na sua caixa de entrada, às 15h!
A pós em Educação (PPEDU) da UFSJ abre edital para seleção de novos alunos, com inscrições até 26 de abril. São 25 vagas, algumas com possibilidade de bolsa. Confira o
edital completo!
3 - PPGBIOTEC ainda recebe inscrições
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) abre vagas para mestrado e doutorado, com inscrições até 20 de abril. São 19 vagas para o semestre previsto para começar em agosto, na modalidade presencial. Mais informações
no link.
4 - PET-BioSus: nova temporada do Podcast Universidade
O Programa de Educação Tutorial de Biotecnologia para a Sustentabilidade (PET-BioSus/ CAP) está lançando a quarta temporada do Podcast Unidiversidade, projeto voltado para conversas sobre temas diversificados relacionados à Ciência e a questões sociais, promovendo discussões temáticas, com vários convidados que explicam e esclarecem dúvidas pontuais ou frequentes.
O primeiro episódio vai falar sobre a nanotecnologia e o campo de estudo dessa ciência, suas contribuições para a indústria, o meio ambiente e como ela se insere no cotidiano, na melhoria e evolução de diversas aplicações.
5 - Teatro Municipal recebe show Aos meus velhos pretos
Nesta quinta, 20 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de SJDR, entra em cena o novo trabalho do grupo de pesquisa
Casa Aberta da UFSJ:
Aos Meus Velhos Pretos. Um show, sob coordenação geral da professora Juliana Mota (DEACE), com a participação de vários membros da comunidade acadêmica e de diversos músicos da cidade. O repertório traz Gilberto Gil, Tizumba, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Cartola e Djavan, entre outros velhos grandes nomes. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. Programa bom para a véspera do feriado!
6 - Boletim epidemiológico
Com o crescimento das notificações e casos confirmados de dengue e chikungunya em São João del-Rei, a UFSJ passa a divulgar, em suas redes, dados atualizados semanalmente, tendo como base as informações oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.
Fique por dentro!
7 - Pesquisa Inep: políticas educacionais em pauta
Nesta terça-feira, 18, às 10h, via
YouTube, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove lives referentes ao
Seminários de estudos e pesquisa em políticas educacionais. A primeira debate
Desigualdades educacionais na pandemia: análise das respostas das escolas brasileiras à suspensão das atividades presenciais em 2020. Na sequência, o tema é
Impactos da pandemia no acesso à graduação: desigualdade de participação e desempenho no Enem 2019 - 2021.
8 - Café e Ciência: sabores e inovações
Na última sexta-feira, 14, em comemoração ao Dia Mundial do Café, a Fapemig promoveu live temática com o tema
Café e Ciência: sabores e inovações. Três especialistas foram convidados para a conversa: Mário Resende, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café; Helena Alves, pesquisadora da Embrapa Café e colaboradora do Laboratório de Geoprocessamento da Epamig; e Whasley Duarte, professor da UFLA e também membro do INCT/Café. A live foi transmitida via Instagram –
confira.
Última atualização: 17/04/2023