1 - Moção de apoio à preservação da Serra de São José e da Serra do Lenheiro

 
O Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (CONSU/UFSJ), reunido na tarde de 5 de junho de 2023, vem manifestar preocupação e repudiar a tentativa de privatização de parte da Serra de São José, por meio de leilão da área conhecida como área de mangue, ocorrido no último dia 22 de maio de 2023 e suspenso no último momento por liminar concedida à Prefeitura Municipal de Tiradentes.
 
A Serra de São José, que está no entorno da cidade de Tiradentes e se estende a outros municípios, como Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Prados e Coronel Xavier Chaves, é parte importante de um bioma que compreende também a Serra do Lenheiro. Esse conjunto possui interesse biológico, arqueológico, geomorfológico, entre outros. Faz parte do patrimônio histórico, natural e turístico da região. Há populações, localizadas nos municípios vizinhos, que podem ter sua vida diretamente afetada por qualquer alteração nesse bioma, área também de mananciais.
 
O CONSU apoia ainda a criação de grupos de trabalho, visando à criação de Observatório do Meio-Ambiente, de caráter multidisciplinar, a ser composta por professores, pesquisadores, técnicos e outras pessoas interessadas na preservação do meio-ambiente.
 
É desta forma que a UFSJ se propõe a dar sua contribuição ao Dia Mundial do Meio-Ambiente, celebrado na data de hoje.
 
São João del-Rei, 5 de junho de 2023.
 

2 - "O território é o que nós somos", afirma Thiago Karai Djekupe, liderança da terra indígena Jaraguá

 
A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30 de maio, o Projeto de Lei 490 (PL 490), que advoga a tese do “marco temporal”: 283 deputados votaram a favor e 155 contra. O marco temporal vai contra os direitos constitucionais dos povos indígenas e demais populações tradicionais. Fique por dentro e saiba como colaborar com essa luta!
 

3 - Professores da UFSJ participam de evento internacional

 
Encerram-se as atividades do II Congresso Internacional em Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade (SciBioSus), que tiveram início no último domingo, 4. Três professores da UFSJ apresentaram suas pesquisas: Júlio Onésio, do Departamento de Ciências Exatas e Biológica (DECEB), tratou de A riqueza da biodiversidade latino-americana. O professor Paulo Granjeiro, do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC), falou sobre Research and innovation: how to interface with market needs?, e o professor Rogério Maurício, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (DEPEB), abordou a temática Pecuária Sustentável. 
 
Acompanhe em nossos canais a cobertura desse congresso.
 

4 - Coletânea GPTAE prorroga prazos

 
A Comissão Organizadora da coletânea Gestão pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais (GPTAE 2023), informa que o prazo o prazo para a seleção e submissão de artigos para seu décimo volume foi prorrogado. O novo prazo de submissão é até 30 de junho. Essa extensão permitirá que mais participantes tenham a oportunidade de contribuir com seus artigos científicos para este importante projeto. Para mais informações sobre a chamada para o 10º volume da Coletânea, acesse este link.
 

5 - Documentário Elas na Ciência

 
A Netflix disponibiliza, até dia 13 deste mês, o documentário Elas na Ciência, que trata a questão da igualdade de gênero e a inclusão na Ciência por meio da trajetória de três cientistas proeminentes. Aproveite o recesso de Corpus Christi para curtir essa dica!
 

6 - Edital para podcasts de Ciência

 
Vão até 24 de junho as inscrições para o Camp Serrapilheira 2023: Podcasts. O edital vai selecionar até oito candidatos para participar de um programa de treinamento, oferecido pelo Lab37, que vão receber até R$ 50 mil para a produção de uma temporada. As inscrições podem ser feitas aqui.
 

7 - [Oportunidade] Women’s Research Engineers Network

 
A Women’s Research Engineers Network (WREN) é uma organização criada em 2021,  numa colaboração entre pesquisadoras do Brasil e da Austrália, que hoje conta com membros em seis países. A WREN apoia as mulheres nas carreiras acadêmicas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), promovendo capacitações e colaborações internacionais.
 
O grupo está planejando novas atividades e, para isso, está divulgando formulário para acadêmicos da área de STEM em todos os níveis: iniciação científica, pós-graduação, pesquisadores e professores, para entender as necessidades de formação que pautariam a oferta de novos cursos e frentes de atuação da entidade.
 

8 - [Colaboração em pesquisa] Política de Reconhecimento no Serviço Público Federal

 
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos promove pesquisa para coletar sugestões de iniciativas de servidores e gestores que viriam subsidiar a construção da Política de Reconhecimento no Serviço Público Federal. A pesquisa está aberta até o dia 20 deste mês. A participação é rápida e fácil! Acesse aqui o formulário.

Última atualização: 13/06/2023