1 - SISU segundo semestre: vem pra UFSJ!
A UFSJ publicou seu
edital de vagas do SISU: são 890, para entrada em 22 cursos de graduação, com início no segundo semestre deste ano. A relação das vagas, ações afirmativas e outros detalhes, podem ser conferidos
aqui.
Por meio da parceria PROGP-SEAPS e Secretaria Municipal de Saúde, servidores, colaboradores terceirizados e alunos dos campi da UFSJ em São João del-Rei serão imunizados com a vacina da influenza. A campanha começa já nesta terça, 13, no CTAN, das 13h30 às 16h, nas salas 2.06 e sala 2.07. E segue nas próximas terças: dia 20, das 8h30 às 11h, no CSA (Prédio da Beterraba), salas 2.01 e 2.03. No dia 27, salas 2.52 e 2.53 do prédio principal do CDB, das 13h30 às 16h.
Não fique fora dessa campanha: prevenir é o melhor remédio!
3 - Exposição censurada: UFSJ se solidariza com professor e reitera apoio à liberdade de expressão
A Universidade Federal de São João del-Rei, por meio de sua Reitoria, vem se solidarizar com o professor e artista plástico, Ricardo Coelho, do Departamento de Urbanismo, Arquitetura e Artes Aplicadas (DAUAP), que teve parte de sua exposição censurada pela prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineito. A mostra, intitulada
Meu Corpo Minha Morada, e selecionada por meio de edital público, foi aberta na última terça, 6, na Galeria de Arte Raquel Machado.
Fique por dentro.
4 - Módulo 3 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (SESED), abre inscrições para o Módulo 3 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), que traz a palestra Valores Éticos e Liderança.
A palestra está marcada para o dia 27 de junho, às 14h, no Auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, com transmissão via Google Meet para servidores dos campi fora de sede.
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças é uma iniciativa da PROGP, que oferece ciclos de palestras nas competências necessárias para a formação e conscientização de gestores e futuros gestores. A proposta se fundamenta em desenvolver habilidades para liderar, motivar, dirimir conflitos e treinar equipes, além de aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes alinhadas ao planejamento estratégico da UFSJ.
Para conhecer o programa, acesse
este link. As inscrições estão abertas
via SIGRH até o dia 26 deste mês, na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível
aqui.
5 - Enfermagem convida para defesa de TCC
A formação do enfermeiro para cuidar da mulher transexual: análise de projetos pedagógicos de cursos de graduação de instituições públicas de Minas Gerais é o título do trabalho de conclusão de curso das formandas Ana Luisa Inez Silva, Isadora Ferrante Lima e Larissa Mirelly Mendes Carvalho, que será defendido dia 16, às 8h, na sala 108-D, Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
Banca: Profa. Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia (Orientadora)
Profa. Gabriela Gonçalves Amaral (UEMG)
6 - Novo Ensino Médio: MEC prorroga consulta pública por mais 30 dias
O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar a consulta pública sobre o Novo Ensino Médio por mais 30 dias. O prazo, que vai até 5 de julho, foi ampliado a pedido de entidades educacionais. A ideia é ampliar as formas de participação social no debate sobre o modelo aprovado em 2017 e implementado gradualmente em todas as escolas públicas e particulares a partir de 2022.
7 - 18ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência
Estão abertas as inscrições ao Programa Para Mulheres na Ciência, que este ano chega à sua 18ª edição no Brasil. Realizado pela L´Oréal, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências, o prêmio tem como objetivo promover e reconhecer a participação das mulheres na Ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro. Todo ano, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática são contempladas, cada uma, com bolsa-auxílio no valor de R$ 50 mil.
As inscrições vão até 17 de julho. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 1º de janeiro de 2015, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para as que têm dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter, entre outros requisitos, residência estável no Brasil e desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais. O regulamento completo e mais informações sobre o Programa estão
disponíveis aqui.
8 - Enap lança editais com regras para mestrado e doutorado
Estão abertos os editais dos processos seletivos da Enap para a 7ª turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento, com 30 vagas, e a 5ª turma do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento, com 20 vagas, além da 3ª turma de Doutorado Profissional em Políticas Públicas, com 10 vagas.
Última atualização: 12/06/2023