1 - Centro Cultural inaugura exposição "A casa das coisas" no dia 15 de abril

O artista plástico Rick Rodrigues abre sua nova exposição "A casa das coisas”, na Galeria Principal do Centro Cultural da UFSJ, no dia 15 de abril, quinta-feira, às 20h. Na mostra, que ficará aberta à visitação até 26 de maio, Rick apresentará seus desenhos bordados sobre lenços de algodão de padrões florais ou lisos, galhos, sacolas plásticas, fitas voil e outros suportes. Como é recorrente em sua produção artística, mesclará brinquedos, dobraduras e miniaturas de sua coleção pessoal ou garimpados a partir da imersão em suas memórias vividas ou inventadas.
 
A partir de uma pesquisa sobre o desenho híbrido, em 2015, Rick Rodrigues incorporou o bordado com ponto em suas obras. Primeiro sobre papel, depois em lenços, chegando aos mais variados suportes. Tal missiva foi aprendida, ainda quando criança, quando Rick observava o irmão mais velho costurar couro na roça de seus avós maternos.
 
Nas obras desse artista, “testemunhamos a presença da palavra em sua poética, a tridimensionalidade e a exposição de trabalhos inéditos pelas variadas dimensões dos suportes e materialidades, bem como pela quase predominância da figura do pássaro”, escreveu Daniellen Nogueira, quando referia-se a série de bordados “[quase] um lar para habitar”. Na mostra, os desenhos bordados, objetos, miniaturas e brinquedos se mesclam e criam um ambiente onírico propenso às narrativas. O Centro Cultural UFSJ está localizado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, n.° 17, Centro, São João del-Rei. 
 
Sobre o artista:
 
Rick Rodrigues (1988) (www.rickrodrigues.com) é artista plástico e possui Mestrado em História, Teoria e Crítica da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES. Foi premiado pela Secult/ES e Funcultura nos anos: 2012, 2015, 2016 e 2018. Integra o grupo Almofadinhas, também formado por Fábio Carvalho (RJ) e Rodrigo Mogiz (BH) que se dedicam a atividades no território do sensível e do delicado, tendo o bordado como um dos meios de produção de suas obras. Nesse contexto, o trabalho dos artistas enfatiza a técnica do bordado na discussão da contemporaneidade e da tradição junto a abordagens sobre gênero, afetividade e sexualidade.
 
Constantemente participa de exposições no Espírito Santo, de salões de arte nacionais e já integrou duas exposições coletivas internacionais – Madrid/Espanha (2016) e Porto/Portugal (2014). Participou da Bienal de Arte Contemporânea do Sesc Distrito Federal (2016). Teve séries de desenhos bordados premiadas no 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (2016) – Santo André (SP) e na TRASH Incubadora de Artistas - Atibaia (SP). Acumula mais de 40 exposições coletivas e 6 individuais, sendo uma em Belo Horizonte/MG e Aracaju/SE e as outras no ES. Finalista do Concurso Garimpo 2017 da Revista DASartes, vencedor na categoria voto popular. Em Vitória é representado pela OÁ Galeria – Arte Contemporânea. Possui obras em acervos institucionais e particulares.
 
 

2 - Pós-Graduação em Geografia convida para defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação da mestranda Patricia Ladeira Pinheiro, intitulada “USO DO SOLO E SUAS RELAÇÕES COM A QUALIDADE DA ÁGUA EM LOCAIS DE IMPLANTAÇÃO DE PARQUES AQUÍCOLAS NO RESERVATÓRIO DE FURNAS (MG)”.
 
Serviço
Quando: 5 de abril, às 14h.
Onde: Sala 3.08 - campus Tancredo Neves (CTan).
Banca: professores doutores Iola Gonçalves Boëchat (orientadora/UFSJ), Cleber Cunha Figueredo (UFMG), Björn Gücker (UFSJ) e  Ricardo Motta Pinto Coelho  – UFSJ (suplente).

Última atualização: 03/04/2019