1 - Semana de Integração Tecnológica acontece em maio e reúne o setor agropecuário mineiro

Evento será realizado em Sete Lagoas e tem como tema a bioeconomia na agropecuária
 
A 12ª Semana de Integração Tecnológica (12ª SIT) acontecerá em Sete Lagoas (MG), de 20 a 24 de maio de 2019, com o tema "Bioeconomia na Agropecuária: do conhecimento à inovação". O evento, que conta com o apoio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), tem o objetivo de integrar os vários setores que compõem o segmento agropecuário de Minas Gerais e promover o diálogo e a troca de experiências entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos de extensão rural, universidades e empresas agropecuárias.
 
De acordo com o supervisor do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, Fredson Ferreira Chaves, a SIT é uma oportunidade de integração institucional para discutir e viabilizar soluções tecnológicas mais econômicas para o setor agropecuário. "Os sistemas de produção agropecuários, a cada ano, obtêm maiores produtividades, mas com alto custo financeiro. É preciso trabalhar a economia circular e o uso de insumos renováveis. Isto se dá com a reutilização de produtos desenvolvidos na fazenda ou com recursos biológicos", disse.
 
"Por causa da integração das instituições realizadoras da SIT e da articulação com outras empresas que compõem o setor agropecuário mineiro, temos a expectativa de receber um público que possa contribuir para que as soluções tecnológicas geradas pela pesquisa sejam inovações capazes de melhorar significativamente os sistemas de produção", ressaltou Chaves.
 
A programação da 12ª Semana de Integração Tecnológica oferece mais de 40 cursos, dias de campo, giros tecnológicos, palestras e seminários técnicos que acontecerão na Embrapa Milho e Sorgo, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
 
Confira alguns temas dos seminários da 12ª SIT:
- O Sistema ILPF com Foco no Componente Pecuário e no Meio Ambiente
- Estratégias de Convivência na Agricultura em Ambientes com Restrições Hídricas
- Aplicativos, Realidade Aumentada e Realidade Virtual na Agricultura
- I Seminário sobre Serviços ambientais: Gestão de bacias hidrográficas
- Encontro Regional sobre Pecuária Leiteira: Qualidade de vida no campo
 
 
Realização 
 
Em sua 12ª edição, a SIT é realizada pela Embrapa Milho e Sorgo (MG) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Epamig, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Minas Gerais (Sistema Faemg - Senar Minas) e UFSJ. A semana conta também com o apoio do Canal Rural, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) e outras empresas do agronegócio mineiro. Já estão confirmadas a participação das Unidades da Embrapa Gado de Corte (MS), Gado de Leite (MG), Informática Agropecuária (SP), Meio Ambiente (SP), Pecuária Sudeste (SP), Semiárido (PE) e Solos (RJ).
 
Serviço - 12ª Semana de Integração Tecnológica
Local: Embrapa Milho e Sorgo, Epamig e UFSJ, em Sete Lagoas-MG
E-mail: contato@sit2019.com.br
Telefones: (31) 3027-1323, (31) 3017-1163 e (43) 3025-5223
Para consultar a programação completa e realizar a inscrição acesse o site da 12ª SIT.
 
*Com informações da Embrapa Milho e Sorgo
 

2 - Viva Campus encerra atividades em abril, mas ações de reciclagem permanecem

Depois de dois anos como projeto de extensão voluntário, o Viva Campus encerra suas atividades neste mês! E como despedida, deixa os parâmetros para o início da coleta seletiva de materiais recicláveis no campus Tancredo Neves (CTan).
 
Foi instalada, no final do ano passado, uma caixa no corredor do prédio principal que vem recebendo muitas contribuições. Os materiais depositados nela têm sido transportados, pelos participantes do projeto, para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de São João del-Rei (Ascas).
 
Porém, uma parceria entre UFSJ e Prefeitura está começando a se estabelecer para consolidar a coleta no campus. E, a fim de ampliar essa atividade, dois latões (localizados no RU e na moradia estudantil) vão ser colocados para que a comunidade possa intensificar sua contribuição com a reciclagem.
 
Solicitamos que departamentos, coordenadorias, equipes de limpeza, Restaurante Universitário, Biblioteca, entre outros – que produzem mais resíduos recicláveis –, além de cada indivíduo, façam suas contribuições. A equipe produziu um cartaz com informações sobre como deve ser feita a separação dos materiais. 
 

3 - Pós-Graduação em Psicologia convida para exame de qualificação

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) convida a comunidade acadêmica para o exame de qualificação  do mestrando Welligton Magno da Silva, com o título "PRECONCEITO E VIOLÊNCIA CONTRA HOMENS GAYS UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DE PROCESSOS DE HIERARQUIZAÇÃO E INFERIORIZAÇÃO SOCIAL".
 
Serviço
Quando: 5 de abril de 2019, às 14h.
Onde: sala 1.49, prédio principal do Campus Dom Bosco.
Banca: professores doutores Celso Francisco Tondin (orientador/UFSJ),  Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG) e Larissa Medeiros Marinho dos Santos (UFSJ).

Última atualização: 04/04/2019