1 - Hassan Srour palestra no Solar da Baronesa
Nesta quinta-feira, 30, às 14h, o professor Hassan Ali Srour, pesquisador e coordenador do curso de Medicina da FATRA Ensino Superior (Uberlândia, MG), apresenta à comunidade universitária a palestra Pesquisa e inovação: explorando a Teoria da Trilidade e o raciocínio humano. Hassan Srour é o criador dessa teoria, que se relaciona com o raciocínio lógico, controle de estresse e muito mais. Marque na sua agenda!
2 - RMPI: servidor da UFSJ é homenageado
O chefe do Setor de Inovação e Propriedade Intelectual da UFSJ (SEIPI), Antônio Henrique Polastri Rodrigues, foi uma das personalidades homenageadas em Belo Horizonte, durante evento comemorativo dos 20 anos da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), que promove atividades de inovação e gestão qualificada dos ativos de propriedade intelectual no Estado.
Veja mais.
3 - II Seminário de Enfermagem Perioperatória
Nesta quinta, 30, às 14h, no CCO, acontece o segundo seminário aberto de Enfermagem Perioperatória, ligado à unidade de Prática e Integração: ensino, serviço e comunidade, do 7º período do curso de Enfermagem. O evento será híbrido e pode ser acessado pelo Meet, com link enviado aos inscritos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até à tarde do dia 29,
neste link.
4 - Prêmio Guimarães Rosa
O Centro Acadêmico Rita Lobato, do curso de Medicina/CDB, retoma este ano o Prêmio Guimarães Rosa, oferecido pela entidade a profissionais de destaque em reconhecimento e agradecimento por boas práticas acadêmicas e sociais. Está marcado para 1º de dezembro, às 19h, na recepção do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME).
5 - Serrapilheira lança editais de apoio à Ciência
Jovens cientistas que atuam no Brasil podem concorrer a duas novas oportunidades de financiamento. O Instituto Serrapilheira lançou duas novas chamadas públicas. Uma delas é voltada a pesquisadores com vínculo permanente em instituições de ensino e pesquisa e com projetos nas áreas de Ciências Naturais, Matemática e Ciência da Computação. A outra é destinada a cientistas negros e indígenas que não tenham esse vínculo e que pretendam fazer pós-doutorado na área de Ecologia.
Ao todo, serão selecionados até 42 pesquisadores nos dois editais, que contam com a parceria das FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) de diferentes estados. O objetivo comum é criar condições para a nova geração de cientistas brasileiros desenvolver suas pesquisas com recursos financeiros e autonomia na escolha dos projetos. Os editais completos podem ser acessados no
site do Serrapilheira. As inscrições vão de 4 a 25 de janeiro de 2024.
6 - FAPEMIG tem novo presidente
O professor Carlos Alberto Arruda de Oliveira tomou posse, ontem, 27, como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O ato foi assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, em reunião realizada na sede da Fundação.
A escolha do novo presidente se deu por meio de uma lista tríplice enviada pelo Conselho Curador da FAPEMIG ao governador. Em sua fala de agradecimento, Arruda destacou seu desejo de contribuir para o fortalecimento do ecossistema mineiro de Ciência, Tecnologia e Inovação e para a criação de projetos e planos que gerem impacto para a sociedade.
Carlos Arruda é professor associado da Fundação Dom Cabral e consultor associado da Cambridge Family Enterprise. Com doutorado em Administração, pela University of Bradford (1992, Reino Unido), mestrado em Administração, pela UFMG (1988), e graduação em Engenharia Mecânica também pela UFMG (1980).
7 - Literatura e Música na ABL
Mais um ciclo de conferências da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta terça, 28, às 16h, com transmissão
via YouTube. Ministrado pelo escritor Manoel Corrêa do Lago, a palestra aborda Literatura e Música. Acompanhe!
Última atualização: 28/11/2023