1 - Trem Ki Voa Micro: menção honrosa

 
A equipe Trem Ki Voa participou, na categoria Micro, da 25º edição da Competição SAE Brasil Aerodesign 2023. A equipe da UFSJ, que possui um histórico de vitórias na disputa, recebeu Menção Honrosa de Melhor Projeto. O evento foi realizado no início de novembro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Veja mais.
 

2 - UFSJ abre concurso para professor na área de Pediatria

 
Até 20 de dezembro é possível se inscrever no Edital nº 42/2023 da UFSJ que seleciona professor na área de Pediatria para atuação no Departamento de Medicina (DEMED). 
 
É necessário ter graduação em Medicina com residência ou especialização em Pediatria. A carga horária de trabalho é de 40h semanais.
 
O valor da taxa de inscrição é R$ 90 – estas são feitas exclusivamente pelo e-mail demed@ufsj.edu.br. O resultado preliminar do concurso será divulgado pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) no endereço eletrônico https://ufsj.edu.br/secop/docentes.php.
 
O edital completo pode ser conferido aqui.
 

3 - Observatório Astronômico em Ouro Branco

 
No dia 6 deste mês, a Prefeitura Municipal de Ouro Branco e a empresa de mineração CSN assinaram acordo para a construção do Observatório Astronômico no parque estadual da Serra do Ouro Branco. A solenidade ocorreu durante o evento Encontro de Saberes, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Ouro Branco.
 
A proposta do Observatório Astronômico é coordenada  pelas professoras Kelly Beatriz Vieira Torres e  Ana Cristina Moreira Machado Armond, ambas astrofísicas,  do Departamento de Física, Estatística e Matemática (DEFIM), do Campus Alto Paraopeba. A proposta conta com a parceria de docentes do CAP, UFOP, IFMG de Ouro Branco, IFMG de Congonhas, IFMG de Conselheiro Lafaiete e IFMG de Ouro Preto, que já desenvolvem atividades em astronomia.
 
A construção do observatório contribuirá para o desenvolvimento do turismo astronômico, da economia para a região do Alto Paraopeba e região dos Inconfidentes. Além disso, irá viabilizar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão em Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e instrumentação para astronomia a partir dos cursos de engenharia ofertados pelo CAP e instituições parceiras. 
 

4 - Netec seleciona bolsistas

 
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social (NETEC) da UFSJ seleciona bolsistas para a Chamada Fapemig 007/2023: Integração entre os núcleos de inovação tecnológica e os ambientes, programas ou mecanismos promotores de empreendimentos inovadores. As inscrições vão até 30 de dezembro. Os editais podem ser conferidos aqui
 

5 - Oportunidades na pós

 
Hora de planejar 2024! Que tal conferir algumas das oportunidades que os programas de pós-graduação da UFSJ estão oferecendo? Clique aqui
 

6 - Programa Caminhos Amefricanos na Capes

 
O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, desenvolvido pela Capes em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), tem por finalidade estimular e promover a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam com o combate e a superação do racismo no Brasil e para a Educação das Relações Étnico-Raciais, viabilizando a implementação de ações de intercâmbio internacional de curta duração. Saiba como participar.

Última atualização: 15/12/2023