1 - UFSJ define regras para garantir o livre exercício da docência na instituição

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) divulgou portaria (veja íntegra) que estabelece normas e procedimentos que assegurem o livre exercício da docência na instituição. 
 
Entre as ações proibidas no texto, estão o cerceamento da expressão mediante violência; manifestações que configurem calúnia, difamação e injúria; e pressão ou coação à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte o saber.
 
Além disso, a gravação de vídeos e áudios durante as aulas só poderá ocorrer mediante consentimento expresso de quem será filmado ou gravado. Os casos que contrariem a portaria devem ser comunicados ao chefe ou diretor da Unidade Acadêmica responsável. 

 

2 - Inscrições para editais de divulgação científica encerram na segunda (6/5)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) informa que as inscrições para os editais de iniciação científica encerram nesta segunda-feira (6/5), às 15h. As propostas podem ser submetidas através do Sistema Pibic.
 
O prazo para atualização do currículo na Plataforma Lattes, para avaliação nos editais, também se encerra no dia 6 de maio. O calendário e os textos dos editais estão disponíveis no nosso site.
 
Esclarecimentos podem ser obtidos no Setor de Pesquisa, pelo telefone (32) 3379 5131 ou e-mail pibic@ufsj.edu.br.
 
 

3 - Pós-Graduação em Educação convida para defesas de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas de dissertação:
 
Título: “Todo dia é dia de brincar: descrição e interpretação do cotidiano na educação infantil ”
Discente: Luciana do Nascimento.
Quando: 6 de maio de 2019, às 9h30.
Onde: 2.48 (peteca), campus Dom Bosco.
Banca: professores doutores Gilberto Aparecido Damiano (orientador/UFSJ), Margareth Diniz (Ufop), Mônica de Ávila Todaro (UFSJ) e Fernanda Omelczuk Walter (UFSJ). 
 
Título: “ Narrativa de si de uma professora-artista ”.
Discente: Luana Aires Corrêa de Sá.
Quando: 30 de maio de 2019, às 9h30.
Onde: Sala vídeo conferências NEAD, campus Santo Antônio.
Banca: professores doutores Wanderley Cardoso de Oliveira (orientador/UFSJ), Alexandre Filordi de Carvalho (Unifesp), Maria Emanuela Esteves dos Santos (UFSJ) e Mônica de Ávila Todaro (UFSJ).

Última atualização: 03/05/2019