1 - NAF orienta como declarar Imposto de Renda

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFSJ (NAF) oferece orientação para preenchimento da  Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (DIRPF). Os atendimentos são realizados às quintas e sextas, das 13h às 17h, na sala 1.05C, prédio do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC), no CTAN. Em formato on-line, podem ser feitos de segunda à sexta. Para ambos, é necessário agendamento prévio, pelo e-mail naf@ufsj.edu.br. O NAF  é coordenado pelos professores Luiz Gustavo Camarano Nazareth e Mário Sérgio de Almeida (DECAC).

Além do atendimento do Imposto de Renda aos contribuintes que não têm condições financeiras de arcar com as taxas para fazer sua declaração, o Núcleo oferece também assistência a pessoas físicas de baixa renda, em serviços fiscais relacionados ao CPF, ao e-social doméstico, bem como assistência a pessoas jurídicas optantes pelo MEI, organizações da sociedade civil e pequenos proprietários rurais.

2 - Encaminhamento para o serviço de cópias

A Divisão de Prefeitura de Campus (DIPRE) informa mudanças nas regras para o encaminhamento de documentos físicos à CopyRei:

1 - Demandantes do CDB e do CTAN devem entregar os documentos a serem reproduzidos diretamente nas portarias principais, onde serão recolhidos via malote.

2 - O material a ser reproduzido deve ser acondicionado em envelope, com o número da requisição, nome, unidade organizacional (setor, coordenação, departamento e afins), campus e contato. Importante lacrar o envelope para garantia do sigilo.

3 - É fundamental que todos os documentos entregues estejam acompanhados do livro de protocolo da unidade remetente.

4 - O malote sai diariamente do CSA às 9h e às 14h. As entregas serão feitas diretamente nas unidades organizacionais.

5 - Essa logística está autorizada somente para o CDB e para o CTAN. Todavia, é opcional: o demandante pode, se preferir, ir pessoalmente à CopyRei, que fica na Rua Balbino da Cunha, 16A, Centro de SJDR.

3 - Atualização de serviços digitais do NTInf

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) relembra à comunidade acadêmica sobre atualização importante referente à segurança dos serviços digitais, incluindo o e-mail e demais serviços Google utilizados por nossa instituição. Conforme as diretrizes estabelecidas pelo Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) do Governo Federal, é imprescindível a ativação da autenticação em duas etapas (também conhecida como autenticação de dois fatores), para todos os usuários dos serviços de tecnologia da informação da UFSJ.

Desde 19 de setembro do ano passado, o NTInf tem informado e orientado periodicamente sobre essa nova política de segurança, disponibilizando comunicados e tutoriais, com o intuito de facilitar esse processo de adequação. No entanto, continuam chegando informações recorrentes de usuários que ainda não ajustaram suas contas.

Com o objetivo de fortalecer a segurança dos serviços digitais da UFSJ, a data limite para a ativação em duas etapas vai até o próximo dia 31 de março. Após esse prazo, o cadastro para a autenticação de duas etapas só poderá ser realizado mediante o envio de memorando ao NTInf, assinado pela chefia imediata, contendo: nome completo, CPF, conta de e-mail e telefone para cadastro da autenticação de duas etapas. Para os alunos, por razões de segurança, o processo de autenticação de duas etapas só será feito, depois do dia 31, presencialmente.

Tal ação é crucial para nos adequarmos às normas e políticas de segurança estabelecidas, visando proteger não apenas as informações institucionais, mas também os dados pessoais de nossos usuários. A autenticação de duas etapas é um dos passos significativos para fortalecer nossa defesa contra acessos não autorizados, roubo de informações pessoais e outras ameaças cibernéticas. Vale lembrar que, recentemente, servidores da UFSJ tiveram suas credenciais do Sougov.br comprometidas, resultando em prejuízos pessoais e, em alguns casos, financeiros para esses servidores.

O compromisso com a segurança da informação é uma responsabilidade compartilhada, e a participação ativa de cada um é fundamental para um ambiente digital seguro para toda a UFSJ. Em caso de dúvidas, sugestões ou suporte relacionados à infraestrutura de tecnologia da informação, entre em contato: (32) 3379-5820, ntinf@ufsj.edu.br e https://sac-ntinf.ufsj.edu.br/ (abertura de chamados).

4 - PPGBIOTEC convida para defesa

A pós em Biotecnologia (PPGBIOTEC) convida para defesa da doutoranda Thaís Paula Rodrigues Gonçalves, com a tese Composição química, avaliação das atividades alelopática e larvicida e dos efeitos citotóxico, genotóxico e antigenotóxico de tecoma stans (bignoniaceae), marcada para dia 22, às 8h30, via Meet.
Banca: Profa. Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (Orientadora)
Profa. Mariana Guerra de Aguilar (UFMG)
Profa. Paula Avelar Amado (Farmax)
Profa. Juliana Cristina dos Santos Almeida Bastos (UFSJ)
Prof. Mairon César Coimbra (UFSJ)
Profa. Fernanda Maria Policarpo Tonelli (UFSJ)
Profa. Melissa Grazielle Morais (UEMG)

5 - [Oportunidade] Estágio em Administração

A Gramcell, empresa parceira da Vivo, abre vaga de estágio na área de Administração, em São João del-Rei, com remuneração de R$ 1.200, vale transporte, seguro de vida, entre outros benefícios. A carga horária é de 30h semanais e é necessário domínio básico do Pacote Office. Inscrições aqui.


Última atualização: 19/03/2024