1 - Seminário Internacional em Saúde Mental

Marque na agenda: na próxima quarta, 12, às 9h30, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, tem lugar o Seminário Internacional em Saúde Mental: novas intervenções e mudança social, promovido pelo Departamento de Psicologia da UFSJ (DPSIC) e pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI).

O professor Mike Slade, da Universidade de Nottigham (Reino Unido), referência internacional na pesquisa sobre recuperação pessoal em saúde mental, é o palestrante. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

2 - Professor da UFSJ lança livro sobre bolsonarismo

Sérgio Schargel, professor substituto no DELAC, lança nesta quinta, 6, o livro Bolsonarismo, integralismo e fascismo, pela Editora Folhas de Relva. Na Livraria da Travessa de Botafogo (RJ), às 19h. Você pode comprar seu exemplar neste link.

3 - Prêmio Péter Murányi 2025

O Prêmio Péter Murányi é uma iniciativa anual que se divide em quatro áreas: Alimentação, Educação, Saúde, Ciência & Tecnologia. Nessa 23ª edição, podem concorrer trabalhos que sejam inovadores, com resultados efetivos de sua aplicação prática e que proporcionem melhorias comprovadas na qualidade de vida das pessoas.

A indicação dos trabalhos deve ser feita por entidades jurídicas de todo Brasil, até 31 de agosto. A divulgação e premiação dos vencedores será feita em abril de 2025. Saiba mais.

4 - XI Encontro Fineduca

Os impactos da política e da economia no financiamento da educação é o tema do XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA, que acontece presencialmente na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 16 a 18 de outubro. A submissão de trabalhos vai até o 30 deste mês. Mais informações.

5 - Violência contra educadores

A Assembleia Legislativa de Minas recebe, nesta quinta, 6, a partir das 14h, o lançamento da pesquisa nacional A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil.

O objetivo é coletar dados que permitam uma compreensão mais ampla dos discursos de ódio, do fenômeno das perseguições e a violência contra os educadores. Posteriormente, será desenvolvido protocolo de acolhimento às vítimas, com apoio jurídico e psicológico. Professoras e professores já podem participar do levantamento aqui.


Última atualização: 06/06/2024