1 - Premiação no Congresso FertBrasil

Nataly Figueiredo Ferreira, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da UFSJ, orientanda da professora Sylvia Morais de Sousa Tinoco (Embrapa), recebeu prêmio de melhor trabalho durante o congresso da FertBrasil, realizado semana passada em Campinas (SP). A jovem pesquisadora estuda a Caracterização de estirpes bacterianas isoladas de Vellozia spp. com potencial para promoção de crescimento de plantas. Vai, Nataly!

2 - Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos

NTINF informa: em conformidade com a Portaria SGD/MGI nº 852 de março de 2023, o Programa de Privacidade e Segurança da Informação foi instituído na UFSJ, com o objetivo e promover ações destinadas ao regramento de que trata a referida normativa, o qual se fundamenta nos valores de maturidade, resiliência, efetividade, colaboração e inteligência.

As medidas prioritárias de privacidade e segurança da informação previstas no Programa vêm reafirmar o compromisso institucional em proteger dados pessoais, privacidade e segurança da informação de todos os seus usuários. Para operacionalizá-las, foi criada a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR-UFSJ), que passará a tratar casos suspeitos e notificados pelo e-mail etir@ufsj.edu.br.

3 - UFSJ está no CineOP

Começa nesta quarta, 19, a décima nona edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (19ª CineOP), único evento nacional a enfocar o cinema como patrimônio, preservação, história e educação. A UFSJ vai estar representada pela professora Fernanda Omelczuk (DECED), que faz parte da coordenação da Rede KINO e será a mediadora do GT Pedagogias.

Um dos quatro grupos de trabalho da Mostra, esse vai debater: 1) a importância da disponibilidade pública de acervos audiovisuais para que as comunidades escolares possam ter acesso ao cinema; 2) a elaboração de metodologias, que envolvam desde a criação de cineclubes, que permitam compartilhar a experiência do “ver juntos”, até os processos de criação audiovisual, a partir dos quais estudantes e professores se tornem criadores de conteúdo.
No domingo, 23, Fernanda lança Imagens ((ecos)) ensino pesquisa extensão com educação e cinema, que reúne artigos publicados ao longo dos quatro anos de atuação do programa de extensão Educação, cinema e outros territórios – ECOS, que promoveu atividades cineclubistas e experimentações cinematográficas com crianças e idosos em São João del Rei.

4 - Alcar Sudeste recebe trabalhos

O 8º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia (Alcar Sudeste) recebe, até dia 23, resumos expandidos para o GT História da Mídia Sonora. O evento, presencial, discute Políticas do tempo na história das mídias – contextos regionais, nos dias 1° e 2 de agosto, na UFMG.

Mais informações, como taxas de inscrição, normas, grupos de trabalho e procedimentos de submissão, disponíveis no link acima.

5 - German-Brazilian EdTech Hackathon 2024: inscrições abertas

Com o objetivo desenvolver soluções tecnológicas para desafios locais e globais na educação, promovendo o intercâmbio sobre novidades e experiências na área de inovação digital e educação por meio de trocas entre universidades alemãs e participantes brasileiros, o German-Brazilian EdTech Hackathon está com inscrições gratuitas abertas até 1º de julho.

A edição deste ano acontece no Goethe Institut de São Paulo, de 8 a 10 de agosto, com oferta de auxílio financeiro para candidatos de outras regiões do país e para curso intensivo do idioma na Alemanha.

O programa incentiva candidatos de diversas áreas do conhecimento e de atuação (estudantes de graduação e pós-graduação, desenvolvedores, designers, professores, formuladores de políticas públicas, entre outros) a criarem soluções com o apoio de mentores e participação em diversos workshops. As propostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios: grau de inovação, viabilidade do projeto, benefício para o setor educacional e qualidade.
 


Última atualização: 19/06/2024