1 - Proex e CCCA divulgam resultado provisório do edital de apoio à criação e circulação artística

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e o Comitê de Criação e Circulação Artística (CCCA) lançaram o resultado provisório do edital de apoio à criação e circulação artística da UFSJ.
 
Por meio de financiamento e concessão de bolsa, o edital fomenta produções artísticas institucionais vinculadas à indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
 

2 - Seminário de pós-abolição recebe lideranças das culturas negras nesta terça, 21

 
Começa nesta terça-feira, 21 de maio, o I Seminário de Pós-abolição e História Pública da UFSJ. As atividades estão programadas para acontecer até 23 de maio, no Campus Dom Bosco, em São João del- Rei.
 
O Seminário terá a participação de pesquisadores convidados de diferentes universidades do país, com pesquisas reconhecidas na temática do Pós-abolição e na proposta de atuação da história pública. Estarão presentes pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário Celso Lisboa.
 
A programação do primeiro dia de evento traz, às 19h, a mesa redonda "História Pública e luta Antirracista em Minas Gerais - Roda de Conversa com lideranças ligadas à Cultura Negra", com as seguintes presenças:
 
Celina Batalha (Ialorixá do Terreiro Ty Oxum - Egbe Elê Omidewa Asé Igbolayo);
Cláudio Márcio do Carmo (Babalorixá do Terreiro Ty Oxóssi - Ilê Axé Omolocô Ti Oxóssi Ogbani);
Pedrina de Lourdes Santos (Capitã do Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira);
Sidney Alves Moreira (Babalorixá do Terreiro Nzó Atim Oiá Oderim Atim Katispera);
Ana Luzia (Rainha Conga do Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira);
Maria Auxiliadora Mártir (Capitã do Moçambique e Catopé Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – São Dimas);
José Tadeu do Nascimento (Capitão do Congado São Benedito e São Sebastião – Matosinhos);
Mário Tomé Sobrinho (Congado e Moçambique de Piedade do Rio Grande);
Claudinei Matias do Nascimento (Capitão do Congado de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia);
Vicentina Neves Teixeira (Grupo de Inculturação Afro-descendentes Raízes da Terra).
 
Em São João del-Rei
 
​Há muito a historiografia indicou o fato de ter sido a antiga Comarca do Rio das Mortes, cuja cabeça era São João del-Rei, a região de maior presença de escravos em Minas Gerais, que, por sua vez, foi a maior província escravista do Império. O panorama historiográfico e a importância da presença negra em Minas e, especialmente, em São João e entorno, sustentam a realização de Seminário voltado a essa temática na UFSJ.
 

3 - Pós-Graduação em Educação convida para seminários

 
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) convida a comunidade acadêmica para o 3º seminário do programa em 2019. Nesta edição, as temáticas abordadas são: Filosofia da Educação e Multiplicidade - Possibilidades e Contribuições para as Pesquisas em Educação, com a professora Maria Emanuela Esteves dos Santos (PPEdu/UFSJ); e Criação, Imaginação e Expressão da Criança - Caminhos e Possibilidades do Desenho Infantil, com Marina Neves Silva Barbosa, egressa do PPEdu. 
 
Os seminários vão ocorrer no dia 27 de maio, às 17h, na sala 2.48 (Peteca), no prédio principal do campus Dom Bosco. Será emitido certificado de participação. 
 

4 - Fauf aprova plano de compliance

 
A  Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf), por meio da  diretoria executiva, aprovou, no dia 22 de abril, o plano de compliance da entidade. O cronograma para desenvolvimento das atividades prevê o prazo de um ano para implementação.
 
A Comissão de Integridade, composta por colaboradores do quadro da organização, é a responsável pela elaboração e, juntamente com os demais colaboradores da instituição, pela execução do plano. 
 
A fundação espera que, por meio da implantação participativa do plano, seja possível desenvolver, em cada colaborador, uma consciência cada vez mais ética, bem como difundir a cultura da observância rigorosa das normatizações que regem a atuação da instituição, elevando a Fauf a patamares mais significativos de responsabilidade social, resguardando os recursos geridos e todos os envolvidos na atividade de gestão de projetos.    
 
Esperamos ainda por meio do plano de compliance atingir a conformidade de nossos procedimentos e avançarmos rumo a uma gestão cada vez mais íntegra e de qualidade.
 
Mais informações pelo telefone (32) 3379 5932, e-mail integridadefauf@ufsj.edu.br ou site da Fauf
 

Última atualização: 21/05/2019