1 - Último seminário do semestre

Soluções sustentáveis para a recuperação de metais de resíduos é o tema do último seminário do FQMAT neste semestre. A palestra será ministrada pela professora Maria do Carmo Hespanhol, do Departamento de Química da Federal de Viçosa. Nesta sexta, 28, às 10h, com transmissão pelo YouTube do programa de pós.

2 - Quadrilha no CDB

Nesta quarta, 26, das 16h às 19h, no pátio central do Campus Dom Bosco (CDB), integrantes do Programa Social em Academia Adaptada da UFSJ promovem sua quadrilha pela primeira vez. Mais de 50 pessoas se inscreveram, para uma festa que vem reforçar os objetivos do projeto: proporcionar cuidado integral e humanizado. Toda a comunidade está convidada!

3 - Defesa na pós em Letras

A materialização política dos sentidos: uma abordagem semântico-enunciativa das formações nominais dia e noite é o título da dissertação que a mestranda Ana Flávia Pereira de Miranda defende na próxima quarta, 3 de julho, às 14h30, no Programa de Mestrado em Letras (PROMEL). Na banca, as professoras Luciani Dalmaschio (orientadora) e Nádia Biavatti (UFSJ), avaliadora, ao lado do professor Luiz Francisco Dias, da UFMG. Para solicitar o link de acesso à sala, envie pedido para anapereiraletras@gmail.com.

4 - Qualificação Engenharia Química

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (CAP/UFSJ) convida a comunidade acadêmica para a banca de qualificação do projeto Estudo de variáveis operacionais na modelagem do processo de separação química de plástico e alumínio presentes nas embalagens cartonadas assépticas, da mestranda Gisele Aparecida Silva. Na quinta, 4 de julho, às 15h, via Google Meet, com os examinadores:
Prof. Edson Romano Nucci (orientador)
Prof. Juan Canellas Bosch Neto (UFSJ)
Prof. Ênio Nazaré de Oliveira Junior (UFSJ)
Profa. Rosineide Gomes da Silva Cruz (UFSCar)
Prof. Jorge David Alguiar Bellido (UFSJ, suplente)

5 - O Plano Real, três décadas depois

Um passeio pela história do dinheiro no Brasil, desde o período colonial, passando por sete padrões monetários, até chegar ao Real. É o que promete a exposição O beija-flor e o dragão – 30 anos de Plano Real, que o Museu Regional de SJDR coloca em cartaz, de 28 de junho a 15 de setembro.

A ideia é apresentar a história monetária do país e o contexto em que o Plano foi implantado, descrevendo os períodos inflacionários, curiosidades sobre moedas e cédulas, ilustradas por uma coleção numismática particular e por objetos que pertenceram ao Banco Almeida Magalhães, o primeiro de Minas.

O Museu fica à Rua Marechal Deodoro, 12, Largo Tamandaré.

6 - Conferência Fapesp

Sexta também é dia de conferência na Fapesp. O quinto encontro traz o pesquisador Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), debatendo Quanto vale a Matemática para o Brasil? Às 10h, no auditório da fundação paulista de apoio à pesquisa, com inscrições detalhadas e informações neste link.

De acordo com o conferencista, o avanço tecnológico está cada vez mais vinculado às ciências matemáticas. Em países avançados, as atividades econômicas diretamente ligadas a essa ciência geram 10% dos empregos e representam entre 15% e 18% do PIB. No Brasil, o impacto da Matemática na economia ainda é baixo, mas não é desprezível, o que indica oportunidade extraordinária de crescimento.

“Ao longo dos últimos 70 anos, o país desenvolveu uma comunidade matemática pujante e consolidou instituições de pesquisa de padrão internacional, que alçaram o país ao grupo de elite da matemática mundial”, destaca Marcelo Viana. Agora, essa expertise tem que ir além dos muros da Academia, chegar ao setor produtivo e à gestão pública, transformando a Matemática em negócios e desenvolvimento.
 


Última atualização: 26/06/2024