1 - Software para estudo da biologia do sistema imunológico

Alexandre Pigozzo, pesquisador e professor do curso de Ciência da Computação da UFSJ, vem desenvolvendo um software inovador para modelagem do organismo humano e simulação de respostas a diferentes tipos de infecções e tratamentos. O projeto interdisciplinar, financiado pela Fapemig, propõe o desenvolvimento de um software open source (de código aberto), o que permitirá a todos os interessados a utilização e colaboração com a pesquisa.

Essa capacidade de simulação avançada, que prevê um número maior de respostas, mais precisas e atuais, para diferentes cenários, pode ser essencial para diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. “Se tivermos um modelo robusto, poderemos usá-lo para fazer previsões. Por exemplo, o que explica doenças autoimunes? Com esse modelo, podemos investigar hipóteses através de simulações computacionais que complementam experimentos in vitro e in vivo”, destaca o pesquisador.

Leia a íntegra na página da UFSJ.

2 - Assinatura de acordo

O reitor Marcelo Andrade e o técnico Rafael Vinicius Nonato, representante do Comando Local de Greve do SINDS-UFSJ, assinaram ontem, 2, o Termo de Acordo 01/2024, relativo à compensação de trabalho decorrente da participação em movimento grevista.

Pelo acordo, serão observados os aspectos qualitativos, com a reposição das atividades acumuladas, conforme plano de trabalho a ser pactuado entre servidores e suas chefias imediatas. Assista aqui.

3 - UaiSJDR está no ar!

Guia virtual para estudantes brasileiros e internacionais traz informações sobre moradia, mudança, transporte, alimentação, lojas, saúde e entretenimento na cidade está disponível neste link. Fruto do trabalho conjunto de alunos brasileiros do curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas e dos intercambistas do Flagship Português, oriundos das universidades da Geórgia e do Texas (EUA).

“Pudemos conhecer mais o idioma um do outro e nos conhecer melhor também. Criamos o site de uma forma que as pessoas se sintam acolhidas ao usá-lo, como se fosse um guia virtual”, afirma a estudante Stephanny Carneiro (DELAC).

4 - LAI: curso gratuito

Como usar a Lei de Acesso à Informação (LAI) para produzir reportagens de impacto é o tema do curso on-line e gratuito para jornalistas brasileiros, oferecido pelo Knight Center para Jornalismo nas Américas (Texas) em parceria com a Fiquem Sabendo, organização brasileira especializada em LAI. As aulas vão de 15 de julho a 11 de agosto, divididas em quatro módulos de abordagem.

O objetivo é treinar jornalistas, professores, estudantes de jornalismo e comunicadores comunitários que atuam na cobertura de políticas públicas e direitos humanos, ensinando habilidades e conhecimentos essenciais para acessar informações públicas na apuração de reportagens investigativas. Saiba mais.


Última atualização: 03/07/2024