1 - Definido novo calendário acadêmico da UFSJ

O CONEP definiu, na tarde desta quinta, 4, o novo calendário acadêmico pós-greve. O 1º semestre letivo de 2024 se encerra em 14 de setembro, com intervalo de férias que vai de 16 de setembro a 1 de outubro. O segundo tem início em 02 de outubro.

As datas principais do calendário podem ser consultadas neste link.

2 - PNAES sancionado

O projeto que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi sancionado pelo presidente Lula ontem. A lei foi publicada no Diário Oficial da União publicado nesta quinta, 4, dia histórico para as lutas dos movimentos comunitários e estudantis.

Na prática, a proposta amplia e garante melhores condições de permanência para os estudantes do ensino superior, sobretudo aqueles em vulnerabilidade social, na tentativa de minimizar os efeitos das desigualdades sociais na trajetória formativa da graduação. Saiba mais.

3 - Festival Nacional de Teatro de Passos

Vander Dias, Pedro Barça e Rafael Moraes, alunos da licenciatura em Teatro da UFSJ, levam Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos, ao 8º Festival Nacional de Teatro de Passos, cuja programação é totalmente gratuita.

O espetáculo foi construído com recursos do Edital de Circulação Artística da PROEX. Acompanhe!

4 - TV Brasil conta a história do “Anjo de Hamburgo”

Nesta quinta, 4, às 21h, a TV Brasil exibe o especial Esse viver ninguém me tira, sobre a vida de Aracy de Carvalho, esposa de Guimarães Rosa, a quem ele dedicou o Grande Sertão.


Aracy foi personagem de destaque na resistência ao nazismo: à época da Segunda Guerra Mundial, arriscou a vida para salvar judeus do Holocausto, ajudando-os a emigrar para o Brasil, emitindo vistos usando o seu cargo de Oficial de Chancelaria em Hamburgo. Por sua coragem e humanidade, passou a ser conhecida como “Anjo de Hamburgo”.

A TV Brasil pode ser sintonizada também nos canais por assinatura, parabólica digital, WebTV e pelo aplicativo TV Brasil Play.

5 - Concurso de ensaios da revista serrote

Até 2 de agosto, a revista de ensaios do Instituto Moreira Sales, a serrote, recebe textos inéditos em livro ou publicações em qualquer gênero, já em circulação. Os três premiados serão publicados na edição de novembro da revista. A premiação varia de R$ 10 mil a R$ 4 mil. Regulamento completo neste link.

6 - Programa EAD para economistas

O Conselho Federal de Economia e o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais realizam, no mês de julho, o curso de extensão sobre a temática que dá nome ao Observatório. Quatro encontros, sempre às quartas-feiras (10, 17, 24 e 31 de julho), que vão abordar temas como características e desafios dos bancos comunitários, moedas sociais, microcrédito e finanças solidárias. Iniciativas semelhantes já ocorreram na USP, UFRJ e UFSCAR.

Conheça os professores convidados e os planos de aula neste endereço, no qual você também pode se inscrever gratuitamente.
 


Última atualização: 04/07/2024