1 - Governo da Itália oferece bolsas de estudos para estrangeiros e italianos no exterior

 
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI) publicou edital para oferta de bolsas de estudo voltadas a cidadãos estrangeiros e italianos residentes no exterior para o período letivo de 2019-2020. A iniciativa busca favorecer a cooperação entre a Itália e países contemplados, entre os quais o Brasil, nos campos científico, cultural e tecnológico.
 
As bolsas ofertadas abrangem a realização de cursos presenciais ou de pesquisas em instituições de ensino italianas. Poderão candidatar-se estudantes interessados em cursos de graduação; cursos de alta formação profissional, artística e musical; cursos de doutorado; projetos de estudo em cotutela; e cursos de língua e literatura italiana.
 
A duração da bolsa na Itália poderá ser de três, seis ou nove meses, a depender da modalidade de curso escolhida. O limite de idade é de 28 anos para graduação, cursos de alta formação profissional, artística e musical e cursos de língua e literatura italiana; 30 anos para doutorado; e 40 anos para projetos em cotutela.
 
Aos candidatos selecionados será oferecida bolsa no valor mensal de 900 euros, além de seguro-saúde.
 
As candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente pelo portal https://studyinitaly.esteri.it, até as 14h (hora italiana) do dia 30 de maio de 2019. Mais informações estão disponíveis na página eletrônica https://studyinitaly.esteri.it/en/call-for-procedure.
 
 

2 - Livro "As Copas do Mundo no Brasil" será lançado no sábado, 25, no Centro Cultural da UFSJ

 
O Centro Cultural da UFSJ sediará o lançamento do livro "As Copas do Mundo no Brasil - Memórias, identidades e diplomacias", organizado por Euclides de Freitas Couto. O evento ocorre no próximo sábado (25/05), das 11h às 14h30, no Centro Cultural da UFSJ - localizado no Solar da Baronesa, praça Doutor Augusto das Chagas Biegas, 17, Centro, São João del-Rei. 
 
A obra reúne pesquisas conduzidas por seis autores advindos de diferentes áreas de formação (História, Jornalismo, Literatura) cujas análises enfocam as duas Copas do Mundo FIFA realizadas no Brasil, nos anos de 1950 e 2014, respectivamente.
 
Duas motivações inspiraram a produção dessa coletânea de textos. A primeira, sintonizada com a Nova História Política, diz respeito ao caráter espoliativo das atuais Copas do Mundo. No processo de promoção e realização dos megaeventos esportivos em 2014, os interesses mercadológicos dos agentes promotores (FIFA, seus patrocinadores e empreiteiras) encontraram respaldo na agenda política neoliberal do governo brasileiro, de modo que o desfalque aos cofres públicos foi planejado, conduzido e legitimado por uma complexa articulação entre atores públicos e privados.
 
A segunda, tributária da tradição dos estudos culturais sobre as nações, demarca o terreno habitado pelas tensões entre o regional e o nacional, agregando também os problemas tensionados pela memória dos sujeitos protagonistas da Copa do Mundo de 1950. Em síntese, é uma obra que procura correlacionar e comparar os espectros políticos e culturais das duas Copas do Mundo de futebol realizadas no Brasil, pelos vieses histórico, literário e jornalístico.   
 
 

3 - Pós-Graduação em Engenharia Mecânica convida para defesas de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas e dissertação:
 
Título: Estudo do Desgaste e Avarias das Ferramentas no Rosqueamento interno à Alta Velocidade de Corte no Aço Inox 316 (ver resumo)
Discente: Richard Corrêa Esteves Júnior.
Quando: 24 de maio, às 8h30.
Onde: Sala 3.14 MP.
Banca: professores doutores Lincoln Cardoso Brandão (orientador/UFSJ), Sandro Pereira da Silva (Ufla), Carlos Henrique Lauro (UFSJ), Frederico Ozanan Neves (UFSJ) e Márcio Eduardo Silveira (UFSJ). 
 
Título: Efeito da lubrificação com fluidos de fontes renováveis na estampagem profunda de um material híbrido metal-PVC (ver resumo).
Discente: Tatiane Oliveira Rosa.
Quando: 27 de maio, às 12h30. 
Local: Sala 3.01 MP.
Banca: professores doutores Frederico Ozanan Neves (orientador/UFSJ), Elaine Carballo Siqueira Corrêa (Cefet/MG), Lincoln Cardoso Brandão (UFSJ) e Márcio Eduardo Silveira (UFSJ). 
 
 

4 - PGCosmeto convida para defesas de TCC

 
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Cosmetologia e Manipulação Farmacêutica - Farmácia Magistral, da Universidade Federal de São João del-Rei, convida para as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso a ser realizada nos dias 25 e 26 de Maio de 2019.
 
Título: Desenvolvimento de um xampu à base de óleo essencial
Pós- Graduanda: Daniela Bueno Sartori
Local: Sala 201 - Bloco D - Dia: 25/05/2019 - Horário: 08h
 
Título: Avaliação da qualidade de Tribulus terrestris L. de farmácias de Minas Gerais
Pós- Graduanda: Elenita Moreira Mendes
Local: Sala 203 - Bloco D - Dia: 25/05/2019 - Horário: 08h
 
Título: Orientações para a transformação de formas farmacêuticas sólidas em hospitais e unidades básicas de saúde
Pós- Graduanda: Nayara Andrade Lourenço 
Local: Sala 201 - Bloco D - Dia: 25/05/2019 - Horário: 10h
 
Título: Capacidade preditiva do teste de eficácia de conservante em cosméticos: Uma breve revisão
Pós- Graduanda: Haury Costa Silveira 
Local: Sala 203 - Bloco D - Dia: 25/05/2019 - Horário: 10h
 
Título: Desenvolvimento de biscoito base como forma farmacêutica veterinária
Pós- Graduanda: Flávia Silveira de Miranda   
Local: Sala 201 - Bloco D - Dia: 25/05/2019 - Horário: 13h
 
Título: Glucosamina e condroitina no tratamento da osteoartrose: avaliação de preços entre formulações magistrais e industrializadas 
Pós- Graduanda: Carla Tamires Faria   
Local: Sala 203 - Bloco D - Dia: 25/05/2019 - Horário: 13h
 
Título: Uso de fitoterápicos na fotoproteção oral: Uma revisão de literatura
Pós- Graduanda: Lorena Almeida Morato Mendonça  
Local: Sala 201 - Bloco D - Dia: 25/05/2019 - Horário: 15h
 
Título: Géis e filmes mucoadesivos para distúrbios na mucosa oral e avaliação para produção em farmácias magistrais 
Pós- Graduanda: Sabrina Aparecida Cobal   
Local: Sala 203 - Bloco D - Dia: 25/05/2019 - Horário: 15h
 
Título: Correlação das propriedades de fluxo de diferentes excipientes com a dissolução de cápsulas de aciclovir 
Pós- Graduanda: Karina Leite Romano
Local: Sala 201 - Bloco D - Dia: 26/05/2019 - Horário: 10h
 
Título:  Análise crítica dos motivos de recolhimento de produtos cosméticos no Brasil
Pós- Graduanda: Marcely Silva de Faria
Local: Sala 203 - Bloco D - Dia: 26/05/2019 - Horário: 10h
 
Título: Análise comparativa de parâmetros físicos e físico-químicos de produtos higienizantes aplicada a novas formulações 
Pós- Graduanda: Tatiane Candida do Nascimento Silva 
Local: Sala 201 - Bloco D - Dia: 26/05/2019 - Horário: 13h
 
Título: Livre de parabeno, poderia ser ou não ser? uma revisão Sistemática dos efeitos tóxicos dos parabenos usados em cosmético  
Pós- Graduanda: Daiane Freitas Resende
Local: Sala 203 - Bloco D - Dia: 26/05/2019 - Horário: 13h

Última atualização: 22/05/2019