1 - Programa Participa Minas: inscrições vão até 26 de agosto

Financiado com recursos do termo de compromisso firmado entre Ministério Público Federal, Federal de Viçosa (UFV) e Fundação Arthur Bernardes , o edital com as regras do Participa Minas está aberto a todas as federais de Minas integrantes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes-MG).

O objetivo do Programa é fomentar projetos interinstitucionais de extensão universitária em interface com a pesquisa, voltados ao desenvolvimento do meio ambiente sustentável e à redução dos impactos da mineração no Estado. No total, são R$ 1,4 milhão para financiamento; cada proposta pode solicitar até R$ 100 mil e deve envolver equipes de, pelo menos, duas instituições parceiras do certame.

Inscrições exclusivas neste formulário eletrônico, até 26 de agosto. A PROEX disponibiliza mais informações neste link. O resultado final está previsto para 6 de novembro.

2 - O CONVIVA está de volta

Grupo de Acolhimento ao Estudante da UFSJ, o CONVIVA retoma suas atividades, coordenadas pela psicóloga Edneia Batista (CAP). O projeto foca num espaço terapêutico de escuta, cuidado e convivência, aberto a estudantes da UFSJ, de acordo com suas demandas e disponibilidade de atendimento. Você pode se inscrever ao longo de todo o período acadêmico. Mais informações: edneia@ufsj.edu.br.

3 - Pesquisa de satisfação NTInf: resultados publicados

Em dezembro do ano passado, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) abriu a Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Tecnologia da Informação na UFSJ, realizada com o propósito de compreender a percepção dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados internamente, de modo a traçar planos estratégicos para otimizar e/ou corrigir os serviços em oferta.

Pois bem: os resultados foram publicados, e estão disponíveis para leitura na página do NTInf. Paulo Roberto de Almeida, analista de TI, responsável pelo levantamento dos dados e elaboração do relatório final, destaca as seções 5.4, 5.5, 5.8 e 5.9 e as considerações finais como pontos fortes da pesquisa, que contou com o apoio de divulgação da ASCOM e com o trabalho da estagiária Andressa Faria Dias (NTInf) durante o período de aplicação.

4 - Painel de Monitoramento do PNE

O INEP publicou a atualização do Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), que reúne informações oficiais acerca dos 56 indicadores de monitoramento, relacionados às 20 metas estabelecidas pelo PNE (Lei nº 13.005, de 25/06/2014), relativos ao período 2014-2023.

Os dados são atualizados anualmente e, nos anos pares, coincidem com a conclusão dos relatórios dos ciclos de monitoramento das metas, atribuição do Instituto. Neste ano, concluiu-se o 5º ciclo. Acompanhe aqui.

5 - [Colaboração em pesquisa] Plano Nacional de Cinema na Escola

A Rede Kino: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, da qual faz parte a professora Fernanda Omelczuk (DECED), está coordenando nova consulta pública com os subsídios que atualizam e ampliam a proposta de regulamentação da Lei 13.006/14 e o Plano Nacional de Cinema na Escola.

Ambos os formulários, destacados nos links acima, têm prazo até 14 de julho para serem preenchidos. Participe!


Última atualização: 09/07/2024