1 - Calendário acadêmico: versão completa publicada
A versão completa do novo calendário acadêmico da UFSJ foi divulgada, e pode ser lida neste endereço. Lembramos que os registros de presença e atividades avaliativas passam a valer a partir desta segunda, 15. O primeiro semestre letivo se encerra em 14 de setembro, as férias programadas para o período de 16/09 a 1/10. Logo a seguir, no dia 2/10, tem início o segundo semestre de 2024, que vai até 26/02/2025, previsto recesso de Natal de 21/12 a 12/01/2025. Saiba mais. Também foi publicado o calendário acadêmico para os cursos de Pós-Graduação que está disponível neste endereço.
2 - Vagas ociosas: inscrições a partir da terça, 16
A UFSJ pode ser a sua universidade! De 16 a 26 de julho, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Ociosas (PSVO), que oferece 468 vagas em 15 cursos de graduação, em todos os nossos campi. Se você participou de uma das últimas 10 edições do Enem (2014 a 2023), venha estudar na UFSJ! Mais informações no edital.
3 - Inverno Cultural: a gente se vê em 2025!
Guarde bem guardadinha a saudade do Inverno Cultural UFSJ. Neste 2024, teremos mais uma pausa, a terceira desde a primeira edição do nosso festival de arte e cultura, em 1988.
O festival estava previsto para acontecer entre os dias 13 e 21 de julho mas, devido à situação orçamentária, não será realizado. A coordenação do Inverno já vem trabalhando para produzirmos, juntos, a edição de 2025.
A ideia para o ano que vem é construir um encontro que resgate a importância de mais de três décadas dedicadas à valorização da Cultura, à promoção da cidadania cultural, à formação artística e cultural e ao desenvolvimento social da nossa região. Esperaremos vocês!
4 - Fapemig financia inovação na agropecuária
Com o objetivo de incentivar a inovação e a tecnologia em todos os setores econômicos de Minas, a Fapemig lançou – em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – o Edital Alysson Paolinelli, que vai disponibilizar até R$ 25 milhões para o financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nas áreas agropecuárias.
O prazo para envio das propostas é 5 de agosto, conforme a norma publicada.
5 - Literatura e educação inclusiva
“A poesia me pega com sua roda dentada, / me força a escutar imóvel / o seu discurso esdrúxulo.” Os primeiros versos do poema Sedução, de Adélia Prado, ilustram bem a proposta do projeto de pesquisa coordenado pela professora Andréa Portolomeos (DELAC), e do qual participam ainda as professoras Maria Ângela de Araújo Resende e Eliana da Conceição Tolentino, do mesmo Departamento, e Glauco Soares Joaquim (SSE-MG).
Por sua amplitude, se substituirmos “poesia” por “literatura” no texto da vencedora da última edição do Prêmio Camões – com a recomendação da leitura integral do poema que está em Bagagem – temos delineado o objetivo de O ensino de Literatura na formação inicial e continuada do professor e do discente da escola básica para uma educação inclusiva e para o enfrentamento e a superação das desigualdades de gênero e étnico-raciais na escola.
O projeto defende que o ensino de Literatura baseado na leitura literária promove uma educação socialmente inclusiva, ao exercitar as chamadas competências socioemocionais dos alunos, desmobilizando preconceitos historicamente arraigados. Leia mais.
6 - Inovação no setor público
Gosta de inovar? Se sim, e se for servidora ou servidor do Executivo federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, venha participar de uma das premiações mais prestigiadas e reconhecidas no Brasil na área de inovação governamental.
O 28º Concurso Inovação no Setor Público recebe inscrições até o dia 21, de trabalhos que se debrucem em quatro áreas: políticas públicas, serviços, processos e no cuidado.
7 - Publicado Edital para propostas de novos grupos PET
O MEC publicou Edital de seleção para 45 novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) em Instituições Públicas de Ensino Superior.
Cada Instituição poderá submeter duas propostas de criação de grupos PET e, para que o processo seja amplo e participativo, será aberto um prazo para que os(as) docentes interessados(as) e/ou departamentos encaminhem suas propostas.
Abaixo, segue um cronograma interno elaborado para atendimento ao prazo do edital, com orientações sucintas. Mas ressaltamos a importância da leitura do edital completo , para um melhor entendimento dos critérios de submissão.
1. O(a) docente interessado(a) deve enviar a proposta, conforme Anexo I do Edital N° 04 de 10 de julho de 2024 do MEC, para este mesmo e-mail: seaca@ufsj.edu.br até o dia 22 de julho
2. Propostas enviadas após a data mencionada e/ou fora do Anexo I, serão desconsideradas.
3. Todas as propostas serão analisadas pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação - CLAA, em conjunto com a PROEN.
4. Serão selecionadas duas, e o resultado preliminar será publicado no dia 26/07/2024.
5. O prazo para recurso contra o resultado preliminar será de 26 a 29 de julho até às 12h, impreterivelmente.
6. A divulgação do resultado final, após a análise desses recursos será no dia 31 de julho. Esse resultado será no âmbito da UFSJ, ficando condicionado à seleção posterior do MEC, para sua efetivação.
7. A inscrição, pela PROEN, das duas propostas selecionadas no sistema do MEC será no dia 31 de julho.
8. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o edital poderão ser obtidas na Coordenação-Geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais da DIPPES/SESu/MEC, por correio eletrônico no endereço: editalpet2024@mec.gov.br ou pelo telefone (61) 2022-8177.
Última atualização: 12/07/2024