1 - UFSJ sedia Festival Nise da Silveira

Começa nesta sexta, 2, em São João del-Rei, o 1º Festival Nise da Silveira, que traz palestras, minicursos, rodas de conversa, lançamento de livros, apresentações de teatro, dança, circo, música e artes plásticas.

Iniciativa da Cátedra Nise da Silveira, criada em 17 de março de 2021, e vinculada ao Caminhos Junguianos – Laboratório de Pesquisa em Psicologia Analítica da UFSJ, o Festival vai até 20 de setembro, uma parceria entre a Cátedra e o Museu de Imagens do Inconsciente.

A abertura do festival está marcada para 18h30, no Centro Cultural UFSJ, com a inauguração da exposição Vida e Arte, do artista sãojoanense Ênio Sérgio, que apresenta obras do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente. Em seguida, apresentação musical Em Gerais: só Minas, dos músicos Klesley Brandão no trompete, e Rodrigo Canton ao violão, tocando as canções do Clube da Esquina.

Acompanhe a programação no Instagram @caminhosjunguianoslab.pesquisa. Mais informações na página da UFSJ.

2 - Psicologia escolar na educação básica

O professor Celso Tondim (DPSIC) participou de atividade de formação para psicólogas e psicólogos que atuam em projeto da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE-BH). O trabalho da(o) psicóloga(os) escolar na educação básica pública foi o tema da fala do pesquisador da UFSJ, um dos coordenadores do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar de Minas Gerais (LIEPPE Minas).

3 - Crea-JR e habilidades de liderança

Como usar ciência do comportamento para melhorar sua liderança é o tema da palestra on-line que o Crea-Jr, núcleo SJDR, realiza nesta quinta, 1º, às 19h, com Felipe Dias Glauce Rocha, psicólogo, mestre em Psicologia e fundador da Neos Desenvolvimento, com 13 anos de experiência como consultor especializado em gestão estratégica de pessoas e negócios. Inscreva-se neste link.

4 - Prêmio Periferia Viva 2024

A Secretaria Nacional de Periferias recebe, até o dia 18, neste endereço, inscrições para esse prêmio. O Ministério das Cidades busca projetos que estão fazendo a diferença nas periferias urbanas, contribuindo com a redução de desigualdades sociais e o bem-estar da população. Podem se inscrever assessorias técnicas, entes públicos e iniciativas populares. A premiação varia de R$ 30 mil a R$ 50 mil.

5 - Copasa convida para seminário

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG) convida para o 1° seminário sobre uso sustentável de lodo de esgoto em solos, na próxima terça, 6, de 8h às 15h, de forma híbrida. Há limites de vagas para a participação presencial, sendo necessário se inscrever aqui. Quem for assistir on-line, receberá o link de acesso por e-mail.

O objetivo é discutir perspectivas, tecnologias e desafios para o uso sustentável do lodo de esgoto no Brasil, e promover também a troca de conhecimento entre os participantes. Esse seminário é fruto de parceria entre a Unidade de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico da Copasa, a UFMG e o Centro de Referência em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto.

6 - [Colaboração em pesquisa] Produtos alternativos de moluscos bivalves

Fabiele Bernardi, aluna do doutorado em Ciências dos Alimentos, da UFSC, solicita colaboração na pesquisa Atitudes e percepções dos consumidores brasileiros por produtos alternativos de moluscos bivalves, que visa investigar as preferências, atitudes e aceitação dos consumidores em relação ao consumo de formas alternativas de comercialização de moluscos bivalves (ostras e mexilhões) e a disponibilidade de pagar por esses produtos. A pesquisa pode ser respondida por todos os públicos, sejam consumidores ou não consumidores, por meio deste formulário eletrônico.


Última atualização: 01/08/2024