1 - UFSJ presente a seminário nacional da Heteroidentificação

Vitor Domingos dos Santos, diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DIPES) e presidente da Comissão de Heteroidentificação (COMHE), esteve em Brasília semana passada, participando do Seminário Nacional sobre Práticas Exitosas das Comissões de Heteroidentificação nas Universidades e Institutos Federais.

Como resultado, após debates sobre o diagnóstico situacional das comissões nacionais, foi sistematizado texto que visa orientar as Comissões de Heteroidentificação da Educação Superior em âmbito nacional. Para o representante da UFSJ, o ganho maior foi “a troca de experiências entre os parceiros que atuam na mesma área, sabendo que nós estamos fazendo um trabalho responsável para a efetivação de uma política pública séria, implementada com excelência por nossos parceiros.”

Na UFSJ, a heteroidentificação passou a ser prevista como critério complementar da autoidentificação para candidatos às cotas raciais a partir do Edital Sisu 2018-2. A Comissão foi criada pela Portaria nº 356/2019, e passou a gerir os ritos para cursos de graduação, processos seletivos, concursos e, recentemente, para a pós-graduação, a maior conquista em termos de políticas públicas afirmativas nos últimos anos. Atualmente, a COMHE é composta por 15 membros titulares, sendo 11 docentes, três técnicos-administrativos e um discente, com um suplente para cada segmento.

O processo de heteroidentificação na UFSJ prevê três fases distintas nos ritos ordinários (ingresso Sisu) e extraordinários (denúncias) de aferição: avaliação da foto para autoidentificação, avaliação presencial ou do vídeo (conforme edital) e fase recursal. Em caso de processos extraordinários, as denúncias precisam ser enviadas, primeiramente, à Ouvidoria que as encaminham para avaliação. “O racismo no Brasil recai sobre pessoas com um conjunto específico de características fenotípicas, ou seja, o racismo no Brasil é “de marca”, afetando os corpos notadamente e socialmente negros, e não necessariamente pela ascendência negra”, avalia Vitor.

2 - Exame Nacional de Acesso (ENA 2025)

Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA 2025), necessário para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que na UFSJ é oferecido em São João del-Rei (CSA) e em Ouro Branco (CAP).

Ao se inscreverem, os candidatos devem indicar onde vão fazer a prova e o curso. O Exame está marcado para 19 de outubro. Mais informações no edital. Para saber mais sobre o processo seletivo na UFSJ, clique aqui.

3 - Banca I: PPGEQ

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ-CAP), tem o prazer de convidá-los para a defesa da dissertação do mestrando Marco Aurélio Andrade Cacheado, que estuda a Aplicação de redes neurais artificiais na avaliação da performance de células de energia microbiana. Nesta sexta, 16, às 18h30, via Google Meet.

Banca:

Prof. Edson Romano Nucci (UFSJ, orientador)

Prof. Juan Canellas Bosch Neto (UFSJ)

Profa. Ana Paula Fonseca Maia de Urzedo (UFSJ)

Prof. André Aguiar Mendes (UNIFEI/IRN)

Prof. Demian Patrick Fabiano (UFSJ, suplente)

4 - Banca II: PPGBIOTEC

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC-CCO) convida a comunidade para a qualificação de duas dissertações de mestrado:

*Expressão e purificação de proteínas recombinantes para o imunodiagnóstico da leishmaniose tegumentar humana, da mestranda Kamila Alves Silva. Na segunda, 19, às 10h, por via remota.
Banca:

Prof. Alexsandro Sobreira Galdino (UFSJ, orientador)

Prof. Marciano Régis Rubini (Embrapa)

Prof. Miguel Angel Chávez Fumagalli (UCSM)

Profa. Danyelle Romana Alves Rios (UFSJ, suplente)

**Uso do aguapé (Eichhornia crassipes) para a remoção de carbamazepina, da mestranda Vanessa Borges do Prado, também na segunda, 19, às 14h, neste link.

Data e hora: 19/08/24 às 14h00
Banca:

Prof. Rafael César Russo Chagas (UFSJ, orientador)
Prof. Luis Fernando Soares (UFSJ)

Prof. Frank Pereira de Andrade (UFSJ)

Prof. Ralph Gruppi Thomé (UFSJ, suplente)

5 - Banca III: PROMEL

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação Seguindo o fio vermelho do crime: a (re)construção do formidável rival professor em Moriarty: o Patriota, escrita pelo mestrando Luan Ferreira Araujo, sob orientação da professora Miriam de Paiva Vieira, que também preside a banca. Dia 21, próxima quarta, às 9h30. O acesso à sala de transmissão deve ser solicitado até o dia anterior, pelo e-mail ferreiraaraujoluan@gmail.com.

Banca:

Profa. Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi (UNIFESP)
Profa. Kátia Hallak Lombardi (UFSJ)

Profa. Camila Augusta Pires de Figueiredo (UFMG)

6 - SECADI contrata consultoria técnica

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) relembra que o prazo de recebimento de propostas para a contratação de consultoria técnica especializada que visa à elaboração de um Protocolo de Prevenção e Resposta ao Racismo nas Instituições de Ensino, abrangendo educação básica e ensino superior, se encerra neste domingo, 18.

Essa ação é fundamental para o fortalecimento das iniciativas de enfrentamento ao racismo nas instituições acadêmico-educacionais do país. Saiba mais.

7- Oficina gratuita de divulgação científica

O projeto Uai Me Conta promove, dia 26, às 19h, oficina on-line e gratuita de divulgação científica, com a temática Interconexões entre ciência, arte e cultura, ministrada por Natália Amarinho, do Instituto Sua Ciência, com apoio financeiro Fapemig. Haverá emissão de certificado, sendo necessária inscrição prévia neste endereço.

Destinada a professores, pesquisadores, cientistas, e artistas atuantes e/ou em formação, a ideia é debater estratégias de divulgação científica que valorizem uma perspectiva transdisciplinar entre arte, ciência e cultura, tendo como ponto de partida a necessidade de estabelecer outras relações com a produção de conhecimento que vá mais além da segmentação e hierarquização dos saberes.

É possível ao indivíduo “fazer ciência” ao mesmo tempo em que “faz arte”. Mas qual ciência? Sob quais entrecruzamentos e estranhamentos? Como canalizar os desafios e benefícios da interconexão entre ciência, arte e cultura?

 


Última atualização: 14/08/2024