1 - Fortim dos Emboabas é restaurado

Ele está de volta. Doado para a UFSJ em 2009, o Fortim dos Emboabas, localizado no Alto das Mercês e gerido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), passou por um processo de restauração no primeiro semestre de 2024.

Com foco no restauro das esquadrias de madeira, na pintura do casarão, na reparação do telhado e na remoção do reboco, o projeto contou com o envolvimento da PROEX e das pró-reitorias de Administração (PROAD) e de Planejamento e Desenvolvimento (PPLAN), bem como de estudantes e professoras do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

O edifício, tombado na instância municipal e federal, dado o seu inestimável valor histórico, é sede do Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes (CMAX), projeto de extensão da UFSJ que contempla o Museu de Vivências, coordenado pelo professor Rogério Picoli (DFIME), e o Museu do Barro, organizado pela professora Zandra Miranda (DAUAP). O imóvel era de propriedade do Almirante Max Justo Guedes, alto escalão da Marinha do Brasil, falecido em 2011. Ainda em vida, o Almirante doou a casa e todo seu acervo de cerâmica indígena, popular e contemporânea para a UFSJ.

Leia matéria completa na página da UFSJ.

2 - Pesquisadores da UFSJ conquistam novas Bolsas de Produtividade

Com os resultados das últimas chamadas do CNPq em 2023, a UFSJ contabiliza agora 48 bolsistas de Produtividade (41 PQ) e bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico (7 DT). Pela Fapemig, mais dois novos pesquisadores: os professores Alberto Ferreira da Rocha Júnior (PPGAC) e Marcelo Dalla Vecchia (PPGPSI).

Dessa forma, a instituição alcança a marca de 50 pesquisadores com bolsa de produtividade, o que representa um aumento de quase 20% no último ano. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, isso representa o reconhecimento dos pesquisadores da nossa instituição, além de explicitar o desenvolvimento e crescimento da pesquisa institucional.

3 - Publicado calendário de compras

A Portaria Normativa Nº 090, de 12 de agosto de 2024, estabelece o Calendário de Planejamento de Compras da UFSJ, na modalidade de registro de preço, para o exercício 2025.

As solicitações de cadastramento de novos materiais no SIPAC, junto ao Setor de Almoxarifado (CSA), estão abertas, e se encerram no dia 30. Para as requisições de compra, o prazo vai até 20 de setembro.

A íntegra da Portaria foi publicada no BIN número 156, que pode ser acessada neste link.

4 - Novo livro do LEGEN

O Grupo de Pesquisa Letramentos, Gêneros e Ensino (LEGEN) lançou Letramentos e ensino: reflexões a partir da linguística aplicada, que pode ser lido gratuitamente, neste endereço, uma publicação da Editora Mercado de Letras.

A coletânea é organizada por Laura Botelho e Carolina Vianini, professoras do Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC) e reúne trabalhos redigidos por professores e alunos universitários de diferentes instituições brasileiras, com o objetivo de promover reflexões e compartilhar conhecimentos sobre o ensino de línguas.

São nove capítulos, com pesquisas das federais de São João del-Rei, Juiz de Fora, Goiás, Viçosa, Norte do Tocantins e do Colégio João XXIII que, segundo Laura Botelho, “oferecem ao leitor a chance de experimentar um processo de autorreflexão, letramentos críticos e avaliação criteriosa sobre questões ligadas à educação linguística crítica e letramentos.”

A PROPE viabilizou a publicação do livro, financiado com recursos para auxílio à publicação de textos científicos.

5 - Processo seletivo EJEL

Está aberto, até dia 30, o processo seletivo 2024 da Empresa Júnior do Curso de Engenharia Elétrica (EJEL). Estudantes da Elétrica inscritos serão entrevistados e participarão de dinâmicas, em grupo e individuais, a fim de avaliar as suas qualificações. Inscreva-se aqui.


Última atualização: 20/08/2024