1 - UFSJ no Congresso Brasileiro de Sementes, no Paraná

O “MELHORAR – Grupo de Estudos em Melhoramento Vegetal e Tecnologia de Sementes”, vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias (DCIAG) do campus Sete Lagoas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), participou com destaque do XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) vai até esta sexta, 13.

O grupo é coordenado pela professora Nádia Nardely Lacerda Durães Parrella, que atualmente está em pós-doutorado na Texas A&M University, financiado pelo CNPq. A presidência do grupo está a cargo da aluna de graduação Ana Luiza Xavier Pereira. Os alunos de Engenharia Agronômica da UFSJ apresentaram pesquisas desenvolvidas nos Laboratórios de Análise de Sementes e de Campo do DCIAG.

Entre os destaques do congresso, a estudante Michele da Silva Campos apresentou o trabalho "Uso da Inteligência Artificial na Avaliação da Qualidade de Sementes de Soja" em uma sessão oral. Além disso, diversos outros trabalhos do MELHORAR foram exibidos na forma de banners:

Para conhecer mais trabalhos do grupo, acesse o site da UFSJ.

2 - Curso para recepção de estudantes estrangeiros

Entre os dias 16 e 27 de setembro, acontecerá o Intercultural Workshop: Cultural Communication – Improving Interactions with International Students, ministrado pelo English Teaching Assistant Capes-Fulbright, Samuel Nash Wilhelm-Hilkey, em parceria com o curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas. O curso on line visa capacitar professores e técnico-administrativos na recepção e interação com estudantes estrangeiros, promovendo um ambiente acadêmico mais inclusivo.

O workshop será realizado online, via Zoom, com duas turmas: uma das 9h às 10h e outra das 16h às 17h. As inscrições estão abertas até 14 de setembro pelo formulário.

O curso será ministrado em inglês e contará com o suporte de monitoras do curso de Letras. Mais informações podem ser encontradas no Instagram do Projeto UFSJ ETA: @ufsj_eta.

3 - Inauguração NEP e lançamento do projeto Genoma SUS

A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom) inaugurou o Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP) na última terça-feira, 9 de setembro. O novo espaço, localizado no Centro Oncológico da Acom, tem o objetivo de promover pesquisas voltadas à prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes tipos de câncer, reunindo profissionais de saúde, cientistas e estudantes. A professora Luciana Lara dos Santos, da UFSJ, destacou que o NEP proporcionará um ambiente estratégico para o desenvolvimento de pesquisas, fortalecendo a relação entre assistência e pesquisa no atendimento oncológico.

Além disso, foi oficializado o início do projeto Genoma SUS em Minas Gerais, com a participação da Acom. Esse programa nacional, financiado pelo Ministério da Saúde, visa preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar análises genéticas avançadas. A inclusão da Acom no Genoma SUS é resultado de parcerias com a Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão. Com isso, o NEP reforça seu papel de contribuir para a produção científica de alta qualidade e para o avanço da saúde pública, promovendo atendimento oncológico mais preciso e integrado ao SUS.

4 - Campanha Setembro Amarelo da PROGP

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) lança sua Cartilha Setembro Amarelo, reforçando o compromisso com a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. A cartilha oferece informações acessíveis e orientações sobre como identificar sinais de sofrimento emocional e como buscar apoio adequado. Participe dessa campanha, porque falar é a melhor solução. A cartilha está disponível na página da PROGP.

5 - Livro 1: Lançamento hoje

Professoras do DEGEO e do DAUAP publicam capítulo no livro Teorias e práticas urbanas - Caminhos. O lançamento acontece nesta sexta, 13, em Belo Horizonte. A obra tem a contribuição das professoras da UFSJ Tatiane Marina Pinto de Godoy (DEGEO) Daniela Abritta Cota (DAUAP) e Márcia Saeko Hirata (DAUAP), que produziram o capítulo Quando Henri Lefebvre e Paulo Freire se encontram: a construção do (re)conhecimento dialógico sobre o urbano nos trabalhos do Observatório Urbano de São João del-Rei, MG, junto com Bruna Lúcia dos Santos, pesquisadora e atual Gerente do IPHAN de Tiradentes.

O livro é Organizado por Geraldo Costa, Heloísa Costa, Rita Veloso e Roberto Monte-Mór, da UFMG. O lançamento será na Livraria Quixote, em BH, a partir das 18h30, onde o livro poderá ser adquirido fisicamente. Leia mais no site da UFSJ.

6 - Livro 2: Lançamento na Bienal Internacional do Livro de SP 

Maria Eduarda Benedito, mais conhecida como Duda, é egressa do curso de Psicologia da UFSJ e lançou seu primeiro livro no maior evento cultural da América Latina, a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

A escritora, autografou a obra “Nossas incríveis vidas ordinárias”, no estande da @diversalivraria_bienal2024. A obra é publicada pela Editora Folheando. O livro também pode ser comprado no site da editora.

Duda conta que sempre gostou muito de ler e desde pequena escrevia diários e histórias. Foi quando a Editora Folheando de Belém (PR) abriu um edital para selecionar obras originais de autores de todo o Brasil. “O livro selecionado foi publicado sem custo, uma oportunidade incrível para jovens escritores”, comenta a autora.

Saiba mais no site da UFSJ.

7 - Dez podcasts de ciência para escutar no fim de semana

Se você curte ciência, é apaixonado por curiosidades científicas ou simplesmente gosta de boas histórias, prepare-se para maratonar uma nova série de podcasts que abordam o tema de uma forma muito interessante. Dez programas apoiados pelo Instituto Serrapilheira foram ao ar nos últimos dias. As produções abordam assuntos variados: ciência reprodutiva, impactos da ação humana nos oceanos, medicina popular da Caatinga, entre outros.

De Axé das Plantas – Cura do corpo e da alma ao Planetário, tem conteúdo para todos os bons gostos!  Confira aqui.


Última atualização: 13/09/2024