1 - Equipe e-CAP participa da competição internacional Shell Eco-Marathon
A equipe e-CAP do Campus Alto-Paraopeba participou, entre os dias 27 a 30 de Agosto, da competição internacional Shell Eco-Marathon 2024 no Rio de Janeiro. Este é o segundo ano da equipe na competição na categoria Conceito Urbano Elétrico.
O veículo da equipe e-CAP se destacou como um dos mais bonitos, tendo sido convidado para participar na fileira da frente na foto oficial do evento. Além disso, o e-CAP conseguiu, pela primeira vez, ser aprovado na inspeção técnica, que é feita para habilitar o veículo para ir para a pista juntamente com outras 3 equipes. O urbano da equipe, no entanto, não conseguiu completar as 10 voltas necessárias para fazer uma marca válida.
O time atual é composto por 11 alunos da Engenharia Mecatrônica, coordenado pelo professor Tarsis Prado Barbosa e o veículo foi construído totalmente no NIPEM - Núcleo de Inovação, Pesquisa e Ensino em Mecatrônica.
Leia mais detalhes no site da UFSJ.
2 - Festival Artes Vertentes em Tiradentes
A 13ª edição do Festival Artes Vertentes, um dos principais eventos de artes integradas do Brasil, começa dia 19, quinta, e termina dia 29 de setembro, em Tiradentes. Este ano, o festival será orientado pelo tema Alteridade, buscando promover a reflexão sobre a importância de respeitar individualidades e construir uma sociedade justa e tolerante. A programação será rica e variada, incluindo concertos, exposições, espetáculos de artes cênicas, exibições, bate-papos, residências artísticas e oficinas.
O festival conta com a presença de figuras renomadas como Ailton Krenak. A maior parte das exposições do festival ocorrem em espaços públicos e gratuitos, porém, para aquelas que possuem bilheteria, o Festival Artes Vertentes disponibiliza até 20% dos ingressos de forma gratuita para professores e estudantes universitários. Lembrando que estes devem ser retirados no dia do espetáculo junto da comprovação de vínculo com a Universidade. Para consultar a programação completa, clique aqui.
3 - Exposição: Amor Cândido Bordado e a Revolução das Linhas e das Agulhas
O Museu Regional de São João del-Rei inaugura no próximo dia 20 de setembro, às 19h, a exposição “Amor Cândido Bordado e a Revolução das Linhas e das Agulhas”. A mostra, organizada pela Comunidade de Artesãs de São João del-Rei e pelo Grupo Cosnec – Consciência Negra de Coronel Xavier Chaves, com a coordenação da figurinista Regilan Deusamar, destaca a produção local de bordadeiras e costureiras, além de homenagear João Cândido Felisberto, o Almirante Negro.
João Cândido, líder da Revolta da Chibata, é lembrado por sua transformação do sofrimento em arte através do bordado. A exposição pretende ressaltar a importância da vida humana e a resistência cultural e econômica revelada pelos bordados, mostrando como a atividade pode expressar sentimentos profundos e promover a valorização do trabalho manual.
A visitação é gratuita e ocorrerá de 21 de setembro a 8 de dezembro. O museu estará aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; aos sábados, das 13h às 17h; e aos domingos, das 09h às 13h.
4 - Enem: Quer trabalhar na aplicação das provas?
Está aberta, até 25 de setembro, pré-inscrição de interessados em trabalhar como fiscal na aplicação do Enem 2024, que será realizado nos dias 03 e 10 de novembro. Os campi de São João del-Rei e do Alto-Paraopeba serão disponibilizados para o INEP aplicar as provas. Podem se inscrever docentes, técnicos-administrativos, servidores terceirizados e alunos desses campi. No CCO e no CSL não haverá aplicação do Enem.
Para realizar a pré-inscrição basta acessar este endereço e seguir as instruções. O INEP ainda não informou quantas pessoas serão necessárias e nem dos valores a serem pagos no ENEM 2024.
5 - Cátedras da CAPES oferecem oportunidades para pesquisadores
Estão abertas as segundas chamadas dos editais dos Programas de Cátedra em três universidades: Universidade de Bonn (Cátedra Bonn, na área de Agricultura), Universidade de Birmingham (Cátedra CAPES/Chico Mendes, em Ciências Ambientais) e Universidade de Münster (Cátedra Brasil, em Epidemiologia). As inscrições para Bonn e Münster estão abertas até 31 de outubro, e para Birmingham, até 30 de dezembro. As bolsas duram de seis a 18 meses, com valores entre R$480 mil e R$640 mil, cobrindo bolsas de pós-doutorado e doutorado-sanduíche.
A seleção da Cátedra Bonn cobre Agricultura, Biodiversidade e Bioeconomia, com resultados previstos para março de 2025. Já a Cátedra Chico Mendes foca em Ciências Ambientais e Sustentabilidade, com divulgação dos resultados em maio de 2025. Por fim, a Cátedra da Universidade de Münster se concentra na modelagem de dinâmicas de doenças infecciosas, com resultado previsto para maio de 2025. O início das atividades em todos os programas será entre setembro e novembro de 2025.
Essas cátedras visam fortalecer a cooperação acadêmica internacional e promover a integração entre universidades brasileiras e instituições de excelência no exterior. O objetivo é ampliar a visibilidade internacional da ciência brasileira e fomentar a criação de redes de pesquisa globais. Saiba mais neste link ou envie e-mail para wwu@capes.gov.br.
Última atualização: 17/09/2024