1 - Inscrições para oficinas do Inverno Cultural já estão abertas

 
As inscrições para oficinas do 31° Inverno Cultural UFSJ começaram hoje, 28 de junho. O guia de oficinas também já está disponível no site www.invernocultural.ufsj.edu.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo mesmo link. Saiba como garantir a sua vaga:
 
Após acessar o site, interessados devem efetuar o registro, criando login e senha. Uma vez finalizado o registro, o usuário devem entrar em "Login" utilizando a senha que cadastrou e, então, inscrever-se na oficina desejada. O cadastrado pode, ainda, fazer a inscrição de outras pessoas, clicando a aba "Dependentes".
 
As inscrições de cada oficina estarão abertas enquanto houver vaga disponível, até um dia antes do evento. No total, são 47 oficinas e 988 vagas distribuídas nas áreas de Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Música e Mutirão Cultural, 55% delas promovidas por artistas locais.
 
31° Inverno Cultural UFSJ
 
Neste ano, o Inverno Cultural UFSJ acontecerá de 20 a 28 de julho e apresenta como tema "Semear", promovendo discussões sobre o papel e lugar da arte como ponte para processos de compartilhamento de sensações, ideias e visões de mundo no âmbito urbano. Como a arte se expressa em meio à cidade e seus movimentos e fluxos? Como ela interage, influencia e modifica a paisagem e a vivência do público?
 
Para mais informações e novidades, acesse os canais:
Site: www.invernocultural.ufsj.edu.br
Facebook: @invernocultural
Twitter: @invernocultural
Instagram: @invernocultural
 
 

2 - Resultado das eleições para CIS é divulgado

 
O resultado das eleições de novos membros para a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Técnicos Admistrativos em Educação (CIS/PCCTAE/UFSJ) foi apresentado nesta segunda-feira (1/7), sendo eleitos os servidores Agostinho João de Souza e Daniel Castro Giraldi.
 
A CIS tem como atribuições acompanhar a implantação do plano de carreira em todas as suas etapas, bem como o trabalho da Comissão de Enquadramento; orientar a área de pessoal, bem como os servidores, quanto ao plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação;fiscalizar e avaliar a implementação do plano de carreira no âmbito da respectiva instituição federal de ensino; propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para o aprimoramento do plano.
 
Além disso, compete ao colegiado apresentar propostas e fiscalizar a elaboração e a execução do plano de desenvolvimento de pessoal da instituição federal de ensino e seus programas de capacitação, de avaliação e de dimensionamento das necessidades de pessoal e modelo de alocação de vagas; avaliar, anualmente, as propostas de lotação da instituição federal de ensino; acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais da IFE proposto pela área de pessoal, bem como os cargos que os integram; e examinar os casos omissos referentes ao plano de carreira e encaminhá-los à Comissão Nacional de Supervisão.
 
 

3 - Conservatório e curso de Música realizam palestras e masterclasses sobre contrabaixo

 
O Conservatório Estadual de Música "Padre José Maria Xavier", em parceria com o Departamento de Música da UFSJ, convida toda a comunidade para o evento "O contrabaixo: entre a práxis e a pesquisa". 
 
O evento será realizado nas instalações do Conservatório de 1º a 5 de julho, contando com palestras e masterclasses ministrados pelo contrabaixista e pesquisador da UFMG Rodrigo Olivárez. 
 
No dia 4, quinta-feira, o evento estende-se às instalações do Departamento de Música da UFSJ, no campus Tancredo Neves (Ctan), para a apresentação de uma palestra intitulada "Práticas Musicais: desenvolvendo a pesquisa em música". 
 
Em 5 de julho, o músico finaliza o evento apresentando-se no recital Contrabaixo Crossover. Todas as atividades que integram o evento são abertas a todos os interessados e de entrada livre.
 
Sobre o artista
 
Rodrigo Olivárez é Doutorando em Música na UFMG e possui Mestrado em Música pela UFMG e graduação em Licenciatura em Instrumento (Contrabaixo) pela Universidad Nacional de Cuyo, Argentina. 
 
Apresentou comunicações de pesquisa sobre as edições de performance das Lições de Lino Jozé Nunes (2013, International Society of Bassists Convention, Eastman School of Music, EUA), música de câmara do compositor polonês Walerian Gniot (22o Congresso da ANPPOM, João Pessoa, 2012) e da obra para o contrabaixo do compositor Salvador Amato (2018, BASSEUROPE, Lucca Italia; 2017 International Society of Bassists Convention, Ithaca College School of Music, EUA; X Jornades, JAM Catalunya, Espanha, 2017; Congresso de Musicologia ARLAC-IMS, Santiago Chile, 2016; 25o Congresso da ANPPOM, Vitoria, 2015; 24o Congresso da ANPPOM, São Paulo, 2014). 
 
Como contrabaixista integrou a Orquestra Sinfônica da Universidad Nacional de Cuyo (OSUNCUYO), Orquesta Juvenil del Bicentenario (Argentina), Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG, Orquestra Sinfônica de Betim e The World Orchestra (Orquestra Mundial). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a obra do compositor argentino Salvador Amato (incluindo as edições de performance de sua obra).

Última atualização: 01/07/2019