1 - UFSJ recebe SIMBIO 2025


De 24 a 26 de setembro, a UFSJ será a anfitriã do IV Congresso de Engenharia de Bioprocessos – SIMBIO 2025, voltado para o debate de temas relevantes sobre essa modalidade da Engenharia, em suas fronteiras com a Biotecnologia, de modo a incentivar a integração entre estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários de todo o país.


O Centro Cultural Romaria e o Museu de Congonhas, na cidade mineira onde está o Campus Alto Paraopeba (CAP), concentram a programação, que se desdobrará em temas centrais inerentes à profissão do Engenheiro de Bioprocessos e das áreas biotecnológicas afins, contemplando aspectos científicos e tecnológicos.


O IV Congresso estabelece parceria importante com a UNESP e a USP; fortalece o intercâmbio de conhecimento entre instituições de ensino e o setor produtivo, além de promover palestras, mesas-redondas e atividades interativas com especialistas renomados.


Se você é estudante ou profissional das áreas de Engenharia de Bioprocessos  e Biotecnologia ou já atua nos setores de meio ambiente, energias renováveis, fármacos, alimentos e bebidas, participe: esse evento foi pensado especialmente para você!


As inscrições já estão abertas, podendo ser efetivadas neste link. Destacamos algumas datas importantes: 31 de julho é o prazo final para submissão de trabalhos. Último dia para transferir inscrições é 5 de agosto, sendo dia 15 a data em que se encerram. Acompanhe as informações do SIMBIO 2025 no Instagram.

 

2 - Oportunidades de financiamento de pesquisa 


A PROPE solicitou que divulgássemos diversas chamadas de financiamento abertas, em várias instituições e órgãos de fomento, para projetos de pesquisadoras e pesquisadores das áreas de Ciências da Saúde, Ciência e Tecnologia, Ciências Agrárias e projetos multidisciplinares. 

A equipe de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) estará auxiliando os coordenadores de projeto, exceto na formulação de propostas para a Fapemig. O contato deve ser feito pelo e-mail np-oportunidades@fundep.com

Saiba em detalhes o que está em oferta na página da UFSJ.

 

3 - SBPC quer mapear percepções sobre a Ciência brasileira

Com o objetivo de compreender as opiniões das pessoas acerca das suas atividades e da Ciência brasileira, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou a pesquisa nacional Vozes, territórios e o futuro da Ciência brasileira.

Por meio de formulário on-line, a pesquisa pretende fortalecer os espaços de participação, ampliar a presença da SBPC nos territórios e dar voz à pluralidade que compõe a comunidade científica e educacional.

“A SBPC está começando um novo ciclo, e queremos ouvir as pessoas. Lançamos uma pesquisa para entender melhor quem faz parte da nossa comunidade, onde estamos, quais os desafios que enfrentamos e o que esperamos para evolução da ciência no Brasil”, explica a vice-presidente da entidade, Francilene Garcia, durante a 77ª Reunião Anual, que vai até dia 19, no Recife.

 

4 - Educação Física da USP e a gestão do esporte


Gestão do esporte: conceitos e tendências, coordenado pelos professores Ary José Rocco Jr. e Ivan Furegato é a nova modalidade de atualização a distância oferecida pela Universidade de São Paulo (USP), no período de 2 de setembro a 30 de outubro.


O curso tem como objetivo atualizar profissionais que trabalham como gestores do esporte ou são graduados em áreas correlatas, proporcionando uma visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética sobre o universo da Indústria do Esporte. Além disso, apresentará tendências que ajudam os participantes a identificar oportunidades em que as atividades esportivas se tornem pontes entre organizações, públicos e a sociedade.


Podem se inscrever profissionais das áreas de Educação Física, Esporte, Administração, Comunicação Social, Direito e demais áreas das Ciências Humanas e da Saúde. A carga horária total vai ser de 32 horas-aula, com encontros às terças e quintas, de 19h às 21h. O investimento é de três parcelas de R$ 490,00: matrícula e duas mensalidades. Outras informações neste endereço.


Última atualização: 16/07/2025