1 - Professora da UFSJ é jurada em concurso de cerveja

Alessandra Vilaça, do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO/CAP), integra o corpo de jurados da competição Brasil Beer Cup, que acontecerá entre os dias 4 e 9 de agosto, em Florianópolis (SC). O concurso é um dos maiores encontros cervejeiros da América Latina e premia produtores de cerveja com o objetivo de incentivar a fabricação e contribuir com o desenvolvimento da qualidade sensorial das bebidas.

De acordo com a professora, participar desse concurso é uma ponte concreta entre o mercado cervejeiro e o meio acadêmico. A UFSJ, por exemplo, dispõe, desde 2007, de uma planta industrial de cerveja instalada no CAP e operada pela empresa TECDEF Soluções Biotecnológicas Ltda., que é incubada pela INDETEC/UFSJ.

Essa estrutura é essencial para o desenvolvimento de pesquisas sobre bebidas fermentadas, assim como “torna o CAP uma referência na área dentro da UFSJ e fortalece o papel da Universidade como centro de excelência na formação de profissionais para o setor”, avalia a pesquisadora. Leia mais na página da UFSJ

 

2 - Melhoramento animal é tema de simpósio

A comissão que organiza o XVI Simpósio Bianual da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal tem uma integrante da UFSJ. A professora do Departamento de Zootecnia (DEZOO), Leila Gaya, secretária executiva da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal (SBMA), vai estar em Piracicaba (SP), dias 4 e 5 de agosto, nesse evento que reúne estudantes, docentes e pesquisadores de todo país para debates de temas atuais e relevantes nessa área de estudo.

“É uma honra integrar a gestão da SBMA e poder colaborar na organização do Simpósio, o que contribui também para meu desenvolvimento profissional e colabora para o potencial da UFSJ no cenário científico da Zootecnia no Brasil.” Mais informações.

 

3 - Defesas no PPGCC
 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC) convida a comunidade acadêmica para a defesa de duas dissertações, nesta quinta e sexta, dias 24 e 25, às 9h, em sessões virtuais, o acesso devendo ser solicitado pelo e-mail ppgcc@ufsj.edu.br.

 

Patrick Leandro Magalhães, autor de Um estudo empírico de métodos mistos sobre métodos ágeis em organizações públicas, será avaliado amanhã, 24, por banca composta pelos professores Elder José Reioli Cirilo, seu orientador; Marx Leles Viana (PUC-Rio) e Davy de Medeiros Baia (UFAL).

 

No dia seguinte, 25, Hugo Galli Resende entra em exame, com a pesquisa Detecção e segmentação automática de tumores cerebrais em imagens de ressonância magnética utilizando Redes Neurais Convolucionais e Inteligência Artificial Explicável, perante banca da qual fazem parte os professores Edimilson Batista dos Santos, que o orientou, Rafael Sachetto Oliveira e Michelli Marlane Silva Loureiro, ambos da UFSJ, e Hélio Pedrini (UNICAMP).


 

4 - PPGPSI convida


Dia 25 também tem defesa na pós da Psicologia. Às 9h, em sessão remota, a doutoranda Ana Maria Biavati Guimarães, orientanda do professor Lucas Cordeiro Freitas, defende sua tese Burnout, habilidades sociais e coping em professores do Ensino Fundamental: relações com variáveis sócio-ocupacionais, depressão, ansiedade, estresse e comportamento discente. Na banca, as professoras Maria Nivalda de Carvalho-Freitas (UFSJ), Adriana Benevides Soares (UERJ), Vanessa Barbosa Romera Leme (UERJ) e Cristina Maria Leite Queirós (Universidade do Porto).

 

5 - PMBqBM II: qualificação

Na sexta, 25, às 14h, igualmente, o Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) agendou banca de qualificação da pesquisa Potencial terapêutico de extrato bruto da casca de Stryphnodendron rotundifolium na cicatrização de lesões cutâneas em camundongos, do mestrando Lázaro Mateus Megre Timoteo. O link da sala é este.

Banca
Profa. Luciana Xavier Pereira (orientadora)
Profa. Ana Gabriela Silva Oliveira (UFSJ)
Profa. Ana Luiza Pereira Martins (UFSJ)
Profa. Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro (UFSJ, suplente)
Prof. Ralph Gruppi Thomé (UFSJ, suplente)

 

6 - Congonhas é a cidade da Matemática

O décimo Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (WMMA) acontece nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Centro Cultural Romaria, na cidade de Congonhas (MG).

Organizado por UFSJ, UFLA, UNIFAL e UFOP, o objetivo é fortalecer os grupos de pesquisa nessa temática, estimulando a colaboração entre pesquisadores, a divulgação de resultados recentes de pesquisa e a interação entre docentes e discentes de diferentes regiões do Brasil com a produção científica de alto nível.

Mais informações e Inscrições podem ser feitas aqui.


Última atualização: 23/07/2025