1 - Como pesquisar a história das artes cênicas?
O I Seminário Nacional de Metodologias e Fontes para a História das Artes do Espetáculo quer investigar respostas a essa questão, no período de 15 a 17 de dezembro, no CTAN, por meio de conferências, mesa-redonda, sessões de comunicação, lançamento de livro e exposição de painéis.
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), o evento reunirá em SJDR especialistas, pesquisadores e estudantes para debater metodologias, ferramentas e práticas de pesquisa relacionadas à História das Artes do Espetáculo. Está agendada a divulgação do Guia de Referências On-line, resultado de pesquisa de pós-doutorado. Esse material oferece orientações simples e práticas para investigar espetáculos e práticas artísticas, apresentando diferentes metodologias, técnicas e ferramentas.
Na coordenação do I Seminário, que pretende ampliar o acesso à pesquisa e fortalecer a memória das artes no Brasil, o professor da UFSJ Alberto Tibaji e Lucimara de Andrade, bolsista de pós-doutorado do PPGAC. Inscreva-se gratuitamente como ouvinte até 10 de dezembro. Programação detalhada no mesmo link acima (na Even3).
2 - Terceira Idade faz 30 anos: venha celebrar!
Nesta terça, 2 de dezembro, o encontro do Programa Universidade Para a Terceira Idade se reveste de gala, para celebrar seus primeiros 30 anos de atividade. Vem pra festa! Campus Dom Bosco, a partir das 17h, para toda comunidade acadêmica e externa.
Essa comemoração simboliza, de acordo com a equipe coordenadora do projeto, um marco longevo de dedicação à educação continuada, à convivência e à valorização da pessoa idosa, reafirmando o compromisso com a inclusão, o saber e a vida em movimento. Participe!
3 - Conheça os vencedores do Why Challenge 2025
O tradicional desafio direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação que incentiva ideias inovadoras e soluções para o agro e a indústria, vinculados a nós, à Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas e à Embrapa. A solenidade de premiação, na qual as propostas finalistas foram apresentadas e arguidas perante banca, foi realizada sexta passada, dia 28, na Embrapa Milho e Sorgo.
Foram elas as vencedoras:
Bioinsumo com propriedades de biorremediador, solubilizador de fósforo e protetor vegetal, da equipe liderada pelo professor Brener Magnabosco Marra (CAP), com os estudantes de Engenharia de Bioprocessos Pedro Henrique Estanislau Villar, Lívia Alves Pereira e Ana Clara Guida.
Milkguard tem tutoria do professor Igor José Boggione Santos (CAP), com as estudantes Ana Luiza Monteiro e Ana Laura Scoralick.
Agrodetect, também acompanhada pelo professor Igor, tem na equipe os estudantes Liliane de Paula Gonçalves e George Magalhães.
4 - Eleições para representação docente
A Comissão Eleitoral está conduzindo mais uma votação na UFSJ. Trata-se agora de preenchimento de vaga docente, da grande área das Engenharias, para composição do Comitê Gestor do Fundo de Pesquisa. As inscrições vão desta segunda, 2, até a próxima sexta, 5. Para votar, é simples: basta acessar este endereço , localizar o pleito em aberto e seguir as instruções em tela. A eleição, eletrônica, está marcada para dia 11, das 8h às 17h.
5 - Banco de currículos para pessoas com deficiência
A AMG Brasil informa aos estudantes da UFSJ que as inscrições ao seu Banco de Currículos para Pessoas com Deficiência são recebidas em fluxo contínuo, neste link: Página da Vaga | Banco de Currículos AMG BRASIL - PCD (Pessoa com Deficiência).
O objetivo de uma oportunidade como essa é reunir candidatos qualificados para uma futura contratação de perfil e habilidades específicas, com a agilidade que for necessária, acelerando o processo de seleção, normalmente mais longo. Vale lembrar que essas candidaturas são para vagas que podem surgir a curto, médio ou longo prazo.
Última atualização: 02/12/2025