1 - CNPq e MCTIC selecionam projetos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 
 
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) recebem, até o dia 22 de agosto, propostas de ações voltadas para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A seleção será feita por meio da Chamada CNPq/MCTIC Nº/2019, lançada esta semana, com objetivo de promover iniciativas de divulgação e popularização da ciência durante o evento, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de outubro de 2019 com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".  
 
Mais informações no site do CNPq
 

2 - Indetec convida para debate sobre fomento à pesquisa

 
 
A Incubadora de Desenvolvimento tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec) está apoiando o programa SBQ Acelera: Conexão Academia-Indústria: estratégias para o fortalecimento de parceiras e o fomento da pesquisa.
 
O SBQ Acelera é um programa de pré-aceleração promovido pela Sociedade Brasileira de Química – SBQ, junto com a Wylinka e o INICT Midas. Tem o objetivo de criar negócios a partir das tecnologias desenvolvidas dentro da universidade. Ao todo, serão selecionadas 10 equipes (de qualquer região do Brasil) para passar por uma jornada de aprendizado que vai incluir capacitações, mentorias, consultorias e bancas. As inscrições do programa vão até o dia 10 de agosto.
 
E no dia 1º de agosto, as 11h, acontecerá um bate papo online e gratuito para falar sobre estratégias de interação entre a academia e o mercado. O objetivo é levantar oportunidades que surgem a partir do trabalho em conjunto tanto para pesquisadores quanto para as empresas.
 
Alguns pontos que serão abordados:
 
• Cases de inovação a partir de parcerias entre academia e indústria
• Como identificar as demandas da indústria e apresentar seus projetos
• Quais os modelos de parceria para promover essa conexão?
• Como o SBQ Acelera promove a conexão entre a pesquisa de química e as indústrias do setor. 
 
Os convidados são o professor Rochel Lago , da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Nathália Almeida, do setor de pesquisa e inovação da Rhodia - Grupo Solvay; e Túlio Ceretta, de gestão da inovação na Oxiteno.
 
Faça sua inscrição para o Webinário neste link.
 
Mais informações no fôlder de divulgação

Última atualização: 31/07/2019