1 - Progp lança novo edital do PQualis

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) lançou o edital nº 2/2019 do Programa de Qualificação e Educação Profissional dos Servidores da UFSJ (PQualis). 
 
O programa tem o objetivo de promover a qualificação dos servidores de forma a conciliar os interesses individuais e as metas institucionais, oferecendo oportunidades de realização de educação formal nos níveis fundamental, médio e superior. 
 
rata-se de um programa de caráter permanente e indutor de desenvolvimento institucional da UFSJ, por meio da qualificação profissional dos seus servidores docentes e técnico-administrativos em todos os níveis da educação formal, utilizando-se dos instrumentos disponíveis nas modalidades Educação Presencial (EDP) e Educação a Distância (EAD).
 
Mais informações na página do Pqualis
 
 

2 - Pós em Biotecnologia convida para seminário de qualificação (mestrado)

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da (PPGBiotec) convida a comunidade acadêmica para o seminário de qualificação da dissertação "Expressão e atividade do mecanismo de resistência a multixenobióticos em peixes como biomarcador de poluição em ambientes aquáticos", do mestrando Anderson Kelvin Saraiva Macêdo.
 
Quando: 9 de agosto de 2019, às 9h.
Onde: sala 303, Bloco C, campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), Divinópolis (MG).
Banca: professores doutores Ralph Gruppi Thomé (orientador/UFSJ), Ludmila Silva Brighenti (co-orientadora/Uemg), Daniel Bonoto Gonçalves (UFSJ), Farah Maria Drumond Chequer (UFSJ) e Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro (UFSJ) - suplente.
 
 

3 - Defesa de dissertação da Pós em Ciências Agrárias

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade para a defesa de dissertação “MANEJO DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO SORGO”, da mestranda ISABELA GOULART CUSTÓDIO. A dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Sistema de Produção Agrícola.
 
Quando: 8 de agosto, às 14h. 
Onde: Sala de Defesas do PPGCA – 2º andar do Prédio Principal, campus Sete Lagoas (CSL).
Banca: professores doutores Iran Dias Borges (orientador/UFSJ), Alexandre Ferreira da Silva (Embrapa) e Leonardo Duarte Pimentel (UFV).
 
 

4 - Pós em Geografia divulga defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) tem o prazer de convidar toda a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação “ANÁLISE AMBIENTAL DAS ÁREAS PROTEGIDAS NA SERRA DE SÃO JOSÉ, MG: COM ENFASE NA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO”, do mestrando PEDRO HENRIQUE SILVA TEIXEIRA. A dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Dinâmica das Paisagens Tropicais.
 
Quando: 9 de agosto, às 14h.
Onde: Sala 3.08 - campus Tancredo Neves (Ctan), São João del-Rei (MG)> .
Banca: professores doutores Múcio do Amaral Figueiredo (orientador), Sílvia Elena Ventorini (co-orientadora), Luiz Eduardo Panisset Travassos (PUC Minas), Bjorn Gucker (UFSJ) e Iola Gonçalves Boechat (UFSJ) - suplente.
 
 

5 - Pós em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável (PPGTDS) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Biodigestão anaeróbia do hidrolisado da lignina proveniente do processo de produção do etanol de segunda geração", da mestranda Maria Beatriz Ferreira Monteiro Fraga.
 
Quando: 8 de agosto, às 14h.
Onde: Sala 110.2 (Multimídias) - Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), Ouro Branco (MG). 
Banca: professores doutores Boutros Sarrouh (orientador/UFSJ/PPGTDS), Jackson de Oliveira Pereira (co-orientador/UFSJ/DTECH), Fernando Masarin (UFSJ/DBB), Patrícia da Luz Mesquita, Mário Cunha (UFPR/Daqui) – suplente - e Ênio Nazaré de Oliveira Júnior (UFSJ/DQBIO) – suplente.

Última atualização: 07/08/2019