1 - Inscrições para curso de Libras encerram nesta segunda (9/9)

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abre inscrições para o curso de “Libras Básico para Servidores”, que acontecerá na sala 1.15-PAV (Pavilhão de Aulas) do campus Santo Antônio da UFSJ.
 
O curso visa disponibilizar aos servidores da UFSJ a oportunidade de aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de capacitá-los na comunicação com as pessoas surdas, diminuindo as barreiras na comunicação - o que contribui de maneira positiva, para a integração da comunidade acadêmica com a realidade social local existente, conforme Decreto nº 9.656 de 27/12/2018.
 
O curso será ministrado pelos Intérpretes de Libras Andréa Martins do Nascimento e Oswaldo Vinícius Alves de Oliveira Rocha, no período 10 de setembro a 31 de outubro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, com carga-horária de 60 horas/aula.
 
As inscrições deverão serem feitas via SIGRH, na alça Capacitação, até 9 de setembro. Lembramos que após a realização da inscrição a liberação da vaga fica condicionada à aprovação da chefia (Entrar no SIGRH → Alça Chefia da Unidade → Capacitação → Inscrições para Capacitação).
 
O passo a passo para realização da inscrição está disponível no nosso endereço.
 
Legislação da Educação Superior 
Outro curso com inscrições é o de “Legislação da Educação Superior”, que acontecerá na sala 3.06 do Prédio Principal do Campus Santo Antônio da UFSJ nos dias 12, 19 e 26 de setembro, das 8h às 12h.  
 
O curso visa Capacitar servidores à desenvolver suas atividades respeitando a legislação e normas do ensino na educação superior. O curso será ministrado pelo servidor Mácio Eugênio Silva Moreira, com carga-horária de 20 horas/aula, sendo 4h a distância.
 
Mais informações pelo telefone (32) 3379 5484 e-mail: sesed@ufsj.edu.br
 
 

2 - Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território abre inscrições para mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PPGPLAT)  lançou edital com inscrições para a turma de mestrado 2020 até o dia 18 de outubro, por meio deste link
 
A seleção é dividida em três etapas: prova; entrevista e análise da intenção de pesquisa; e análise curricular. O curso é dividido nas linhas “Economia Internacional e Território” e “Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território”. 
 
 

3 - Exame Nacional de Acesso para o Profnit recebe inscrições a partir de 25 de setembro

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) está com edital aberto para o Exame Nacional de Acesso. Na UFSJ, serão ofertadas 15 vagas para a nova turma. As inscrições ocorrem entre 25 de setembro e 3 de outubro. 
 
Podem participar graduados de qualquer área ou graduandos no último semestre de instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. A seleção envolve prova e análise curricular. 
 
Mais informações no site do Profnit
 
 

4 - Oficina gratuita de teatro no Centro Cultural UFSJ

 
A empresa júnior do curso de Teatro da UFSJ “Evoé - Diversidade Cultural” oferece oficina gratuita para os moradores de São João del- Rei com o objetivo de proporcionar o estreitamento entre arte teatral e sociedade. 
 
Matheus CR, que ministrará a oficina, é graduando do curso de licenciatura em Teatro e pesquisa sobre o ensino das práticas teatrais, sob um viés fenomenológico, abordando questões sobre os direitos humanos.
 
As inscrições devem ser realizadas enviando nome e telefone para contato pelo e-mail evoediversidadecultural@outlook.com
 
 

5 - 4ª edição do Seminário Café com Matemática discute o "Problema do quadrado inscrito"

 
Os Seminários Café com Matemática debatem, nesta quarta-feira (11/9), às 15h30, o "Problema do Quadrado Inscrito". O palestrante será o professor Arnulfo Miguel R. P., da área de Geometria Diferencial do Departamento de Matemática (Demat/UFSJ). O evento ocorre na Sala 3.06, no prédio principal do campus Santos Antônio (CSA). 
 
 
A iniciativa do Demat tem a finalidade apresentar e discutir temas relevantes e atuais nas diferentes áreas da matemática em palestras ministradas por professores e lauinos de Graduação e Pós-Graduação, além de docentes convidados de outras instituições. 
 
Mais informações no site do evento (https://ufsj.edu.br/demat/scm2019.php). 
 
 

6 - Participe da construção do Fórum do Amanhã

 
O Instituto Vertentes Vale convida a comunidade da UFSJ para ajudar a construir a 4a Edição do Fórum do Amanhã, a ser realizado entre os dias 7 a 9 de novembro. Uma reunião de trabalho para esclarecer como será realizada esta construção está marcada para esta quinta-feira, 12/09,  às 18h na sede do instituto, localizada na Av. Israel Pinheiro, 72 - Tiradentes (MG).

Última atualização: 09/09/2019