1 - III Seminário sobre Habitação de Interesse Social começa dia 18 

 
O Grupo de Estudos e Proposições sobre Habitação de Interesse Social (Gephis) promove, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2019, o III Seminário sobre Habitação de Interesse Social. 
 
O evento ocorre no auditório da Biblioteca do Campus Tancredo de Almeida Neves (CTan), das 18h30 às 21h.
 
Ele será aberto à toda comunidade acadêmica da UFSJ, assim como para os cidadãos sanjoanenses, envolvendo estudantes, profissionais e integrantes de movimentos sociais da região. Tem como objetivo discutir exemplos de assistência técnica, tanto urbana, quanto arquitetônica, por convidados atuantes na área - como programas habitacionais governamentais, autogestão por associações comunitárias, urbanização de assentamentos precários, requalificação de edifícios abandonados ocupados, reforma de residências, etc. 
 
O assunto é considerado de relevância não só no Município, mas em todo o Páis, por se tratar dos tipos de habitação de grande parte da população brasileira – que carece de políticas públicas e assessoria técnica.
 
Confira a programação completa
 
 

2 - Centro Cultural UFSJ recebe recital no dia 21

 
No dia 21 de setembro, às 20h, o Centro Cultural UFSJ será palco do Recital com obras para Clarineta, Fagote e Piano, com os músicos Iura de Rezende, Romeu Rabelo e Elisa Galleano. 
 
Programa
F. Mendelssohn - Peça Concertante op. 114 n. 2 para Clarineta, Fagote e Piano (1822)
- Presto
- Andante
- Allegretto grazioso
 
R. Strauss - Dueto Concertino para Clarienta, Fagote (1946/47)
- Allegro Moderato
- Andante
- Rondo – Allegro ma non troppo
 
M. Glinka -  Trio Pathétique para Clarienta, Fagote e Piano (1827)
 
ROMEU RABELO
Fagotista e contrafagotista da Osesp desde 2012, Romeu Rabelo é natural de Tiradentes, Minas Gerais. Aos 6 anos, iniciou seus estudos em música com Anizabel Rodrigues e Tadeu Nicolau. Graduou-se em fagote na UFMG, na classe de Mauro Mascarenhas, e concluiu o mestrado em performance, sob orientação de Fausto Borém. Atualmente é aluno de Guilhaume Santana na Hochschule für Musik Saar, na Alemanha. Atuou como músico das orquestras Filarmônica e Sinfônica de Minas Gerais e foi solista da Orquestra de Ouro Branco, da Orquestra de Câmara SESIMINAS e da Orquestra do Festival de Música de Santa Catarina, além da Sinfônica de Minas. 
Lecionou fagote na Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade do Estado de Minas Gerais, no NEOJIBA, no Festival Internacional SESC de Música em Pelotas, no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, na Semana da Música de Ouro Branco e no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza. Atualmente é professor da Academia de Música da OSESP. Integra o Quinteto de Fagotes Camaleon, o Trio Madeiras e o São Paulo Trio d'Anches.
 
IURA DE REZENDE
O clarinetista Iura de Rezende nasceu em Belo Horizonte, onde iniciou sua educação musical ainda na infância. Após concluir bacharelado na UFMG, Iura continuou seus estudos na Academia de Música da cidade de Basiléia na Suíça. Nesta instituição, além de mestrado em performance, Iura obteve o diploma de solista pela execução do concerto para clarinete de Sandor Véress frente à Orquestra Sinfônica da Basiléia. Iura continuou seus estudos na Universidade das Artes em Berlim e em 2016 concluiu doutorado na Jacobs School of Music, Universidade de Indiana EUA, em performance, Historia da Música e Literatura e performance em Música Antiga. 
 
Iura já atuou em vários palcos pelo mundo tais como o Stadt Casino Basel, o Tonhalle de Zurique, LSU Concert Hall (EUA), e a sala Guiomar Novaes no Rio de Janeiro.  Iura já teve o privilegio de dividir o palco com artistas tais como Antônio Meneses, Boris Lifanovsky (Ballet Bolshoi), Jacob Katsnelson (Conservatório de Moscou) , e Michael Uhde ( Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha). Como professor , Iura já ensinou em masterclasses em inúmeros festivais e universidades pelo Brasil e exterior.
 
ELISA GALLEANO
A pianista Elisa Galleano começou seus estudos de piano e violino ainda na infância na cidade de Juiz de Fora (MG). Teve a sua estreia como solista aos 17 anos com o concerto de piano opus 25 de Mendelssohn no Festival Internacional de Musica do Pro Musica em Juiz de Fora. Apos terminar o bacharelado em piano na UFMG, Elisa seguiu seus estudos na aclamada Escola Superior de Musica de Karlsruhe, Alemanha, onde obteve uma bolsa de estudos do Rotary Club e concluiu seu mestrado em piano com a mais alta qualificação Summa Cum Laude. Em 2012, Elisa iniciou seu doutorado em piano na Universidade do Estado de Louisiana nos Estados Unidos concluindo o mesmo em Julho de 2016 com uma dissertação sobre a belíssima obra de Rachmaninoff, o Trio Elegiaque opus 9. Durante os seus estudos acadêmicos, Elisa teve
o privilegio de ser orientada pelos pianistas André Pires, Celina Szrvinsky, Michael Uhde, Jan Grimes e Willis Delony.  
 
Elisa já se apresentou nas principais salas e series de concerto do pais como Rio Folle Journee Mozart a Francesa – RJ, Temporada de Concertos Internacionais – SP, Casa Thomas Jefferson –DF, e no exterior como no festival Sommer-Akademie in Lenk – Suíça, dentre outros. Elisa também teve suas performances gravadas por diversos programas sobre musica erudita nas emissoras Rede Minas, TV Senado e TV Assembleia de Minas Gerais. Como pianista Colaboradora, Elisa Galleano trabalhou na Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 
 
Após retornar ao País em 2017, Elisa vem recebendo convites para diversos concertos e recitais em importantes salas e séries de concertos de música do país com destaque para os recitais realizados no II Festival Internacional de Música de Barra Mansa, RJ, onde tocou não somente ao lado de renomados músicos brasileiros mas também com músicos da Metropolitan Opera de Nova York. Nesse mesmo festival, Elisa tocou ao lado do violinista Daniel Guedes o ciclo completo de sonatas para violino e piano de Beethoven.  

Última atualização: 13/09/2019