1 - Progp lança edital de afastamento para pós-graduação

 
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGP) torna público o Edital nº 005/2019, que trata de seleção de professor do Magistério Superior e de técnicos administrativos em Educação para afastamento integral para participação em Programa de Pós-Graduação stricto sensu ou de Pós-doutorado para saídas previstas em outubro, novembro e dezembro de 2019. 
 
As inscrições devem ser feitas no período de 7 a 10 de outubro de 2019 e o resultado final será divulgado no dia 16 de outubro.
 
A Progp informa que o edital está em consonância com as normas vigentes, em especial, com o Decreto nº 9.991/2019. Além disso, servidores atualmente contemplados com afastamento parcial que desejarem, neste ano, solicitar a alteração para integral deverão candidatar-se nos termos do Edital.
 
Mais informações pelo e-mail sesed@ufsj.edu.br
 
 

2 - Café com Ciência prorroga inscrições até 15 de outubro

 
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza, no dia 9 de novembro, o Café com Ciência, que tem o objetivo de divulgar, para a comunidade são-joanense, as pesquisas desenvolvidas na instituição. O encontro vai ocorrer ao lado do Coreto, em São João del-Rei.
 
Os estudantes de graduação e pós-graduação que tenham o interesse de expor seus projetos devem enviar uma proposta até o dia 15 de outubro, pelo e-mail cafecomcienciaufsj@gmail.com . Podem ser enviados trabalhos finalizados; projetos em andamento; linhas de pesquisa; e pesquisas individuais em ligas e grupos de estudos. 
 
Por ser um evento de popularização da ciência, é preciso adequar a linguagem para que seja entendida pela população leiga no assunto. Confira algumas dicas no site e neste vídeo
 
Mais informações no site oficial e no perfil do Facebook do Café com Ciência.
 
 

3 - Pós em Física e Química de Materiais abre seleção para mestrado e doutorado

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) lançou edital de seleção com 10 vagas para mestrado e cinco para doutorado. As inscrições ocorrem de 7 de outubro a 14 de novembro (exceto por via postal, que estabelece como prazo até 8 de novembro para registro da postagem). 
 
As linhas de pesquisa são "Síntese, caracterização e Propriedade de Materiais" e "Estudos teóricos e computacionais de materiais". O processo seletivo é composto por prova escrita e avaliação de currículo. 
 
Mais informações na página do FQMat
 
 

4 - Proex promove Mostra de Produções no CSL na próxima terça (8/10)

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários  (Proex) realiza, na proxima terça-feira (8/10), uma Mostra de Produções no campus Sete Lagoas (CSL). O evento integra a XVII Semana de Extensão Universitária (Semex) e será realizano no hall do Prédio Principal, das 8h às 17h. Confira abaixo a programação:
 
- Atração Cultural:
Oficina de Mandala (interessados devem levar lápis, régua, compasso e papel), das 9h às 10h;
Sarau “Resistir das Minas”, das 12h às 13h;
 
- Feira Semente Boa, com comercialização dos produtos, das 8h às 16h:
Produtos do Programa Pro - Ali UFSJ: bolos, pães, pão de queijo, salgados, mini pizza, conservas, geleias, doce
Artesanatos do III Programa Social de Desenvolvimento local no entorno da UFSJ: Toalhas bordadas, havaianas, pano de prato, sacodipano, suculentas.
 
MANHÃ
Hortaliças e Produtos Agroecológicos;
Quitandas (Fatias, bolos, caçarola, Requião, mussarela);
Cosméticos;
Mingau de Milho Verde e derivados;
Bolo de Pote;
Salgados e Suco Natural;
Linguiça Caseira;
Camisas, Ecobags e utensílios;
Bonecas de Pano e Brinquedos Artesanais;
Suculentas e Plantas Ornamentais;
Churros.
 
TARDE
Hortaliças e Produtos Agroecológicos;
Quitandas (fatias, bolos, caçarola, requião, mussarela);
Bolos de Pote;
Salgados e Suco Natural;
Bombons;
Linguiça Caseira;
Camisas, Ecobags e utensílios;
Bonecas de Pano e Brinquedos Artesanais;
Suculentas e Plantas Ornamentais;
Churros.
 
Mais informações com a Proex (Campus Sete Lagoas) pelo telefone (31) 3775 5509.
 
 

5 - 6º edição do Café com Matemática discute condução de calor com método dos volumes infinitos

 
A 6ª edição dos Seminários Café com Matemática terá o tema "Trabalhando com problemas de condução de calor usando o método dos volumes finitos", com o aluno do Departamento de Matemática (Demat/UFSJ), Jonas Sousa Santos. O evento ocorre no dia 9 de outubro, às 15h30, na sala 3.06 - Prédio Principal do campus Santo Antônio (CSA). 
 
Os Seminários Café com Matemática (SC&M) são um projeto do Demat/UFSJ que tem por finalidade apresentar e discutir temas relevantes e atuais nas diferentes áreas da matemática e afins. As palestras são ministradas por professores, alunos de graduação e pós-graduação da UFSJ, assim como por professores convidados de outras instituições.
 
Mais informações no site do evento
 
 

6 - Pós em Psicologia convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "O Reconhecimento da Histeria Masculina e a Invenção da Psicanálise", do mestrando Hemerson Cristiano Souza.
 
Quando: 24 de outubro, às 15h.
Onde: Sala 1.49, Pátio Central, Campus Dom Bosco (CDB).
Banca: professores doutores Wilson Camilo Chaves (UFSJ), Pedro Sobrino Laureano (UFSJ) e Magali Milena Silva (Unilavras).

Última atualização: 07/10/2019