1 - PROGP retoma atendimentos psicológicos a servidores

 
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progp) informa que foram retomados os atendimentos psicológicos para servidores docentes e técnico-administrativos da UFSJ e, eventualmente, para familiares. 
 
 
Como acontece o atendimento?
 
O atendimento será baseado na metodologia e nas técnicas de Psicoterapia Breve Psicanalítica e também na Psicodinâmica do Trabalho. As sessões semanais terão duração de até 1 hora, sendo o período de atendimento em torno de 6 meses, a depender das características do caso clínico. Os atendimentos ocorrerão todos os dias da semana, sempre no turno vespertino, das 14h às 17h, no campus Santo Antônio (S 10 - Principal).
 
O atendimento deverá ser marcado exclusivamente pelo e-mail rafel@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32) 3379 5497.
 
 
Quem oferecerá o serviço?
 
O Psicólogo responsável é Ráfel D. Maciel (CRP 04/49683), psicólogo do trabalho da PROGP. Possui graduação em Psicologia pela PUC e Especialização em Psicologia do Trabalho. Possui experiência como profissional concursado na Gerência de RH da Cemig, além de atendimento psicológico a professores e estudantes na UFTM.
 
 
Quais os objetivos do atendimento?
 
Assessorar e orientar servidores que queiram cuidar da saúde mental e qualidade de vida por meio dos conhecimentos e técnicas da Psicologia. Como principal objetivo está cuidar de questões psicológicas que possam impactar no trabalho do servidor na Universidade. Alguns exemplos de temas frequentes: depressão, ansiedade, estresse laboral, conflitos organizacionais, relações de trabalho, saúde mental e do trabalho, dentre outros. A procura pelo serviço de Psicologia pode ser por sugestão da chefia imediata, por demanda espontânea do próprio servidor ou por sugestão do psicólogo. 
 
Por fim, destaca-se que não será feita psicoterapia stritcu senso como se trabalha em consultórios particulares e em planos de saúde. A procura pelo atendimento não deve ser necessariamente de servidores “doentes” ou com diagnóstico psicológico e/ou psiquiátrico. Trabalha-se também com a prevenção do adoecimento.
 
 
O que posso esperar do profissional de Psicologia?
 
Sigilo profissional: informações socioprofissionais detalhadas do servidor não serão repassadas para colegas, subordinados e superiores. Profissionais de saúde de fora da UFSJ, que atendam o servidor, podem ser contatados (por exemplo, psiquiatra).
 
Quando da quebra PARCIAL do sigilo com profissionais de saúde, o psicólogo buscará a busca do menor prejuízo para o servidor.
 
A quebra parcial do sigilo (para a família, por exemplo) acontecerá em casos em que o servidor esteja se colocando em risco e não tenha consciência e exceções conforme Código de Ética do Psicólogo.
 
 
O que se espera do servidor?
 
Espera-se do servidor comprometimento, empatia, disposição para trabalhar aspectos psicológicos, assiduidade e principalmente, capacidade de investir em mudanças psicológicas.

Última atualização: 16/10/2019