1 - Conversa sobre o Enade no CAP na terça (29)

 
O campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ) recebe, na próxima terça-feira (29/10), um bate-papo sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) com o pesquisador institucional e procurador educacional institucional, Márcio Eugênio Silva Moreira. Também participam da roda de conversa os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Jackson de Oliveira Perreira, e de Engenharia Química, Juan Canellas Bosch Neto. 
 
O evento ocorre no anexo da Biblioteca, a partir das 17h, e é aberto a toda comunidade acadêmica. 
 
 

2 - Pesquisa sobre perfil dos técnicos administrativos da UFSJ

 
A estudante do curso de Ciências Econômicas da UFSJ, Elis Gonçalves, realiza pesquisa para monografia com o tema  "OVEREDUCATION EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO PARA A UFSJ", sob orientação da professora Aline Cruz. 
 
Para reunir as informações necessárias para a pesquisa, foi elaborado um questionário e a equipe solicita a participação dos servidores técnico-administrativos.
 
O objetivo principal da pesquisa é traçar o perfil dos servidores da UFSJ, do ponto de vista da sobre-educação e subeducação, com atenção às diferenças de perfis entre homens e mulheres. A proposta é também elencar os fatores motivacionais e conjunturais que justifiquem a “escolha” desses servidores públicos por postos de empregos no setor público na condição de sobre-educados, além de abordar questões de discriminação sexual no ambiente de trabalho. O preenchimento deste questionário garantirá uma amostra representativa, de forma a atender aos objetivos propostos na pesquisa.
 
 

3 - Pós em Biotecnologia divulga primeira defesa de tese

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) convida toda comunidade acadêmica para a primeira defesa de Doutorado do Programa, cujo trabalho é o "Cultivo in vitro e criopreservação de Pyrostegia venusta: protocolos biotecnológicos para a conservação da espécie e produção de metabólitos secundários bioativos", do discente Mairon César Coimbra.
 
Quando: 31 de outubro de 2019, às 13h30.
Onde: sala 303, Bloco C - campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ).
Banca: professores doutores Ana Hortência Fonseca Castro (orientadora/UFSJ), Renato Paiva (Ufla), Diogo Pedrosa Corrêa da Silva (Ufla), Fernanda Carlota Nery (UFSJ), Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (UFSJ), Luís Fernando Soares (UFSJ) - suplente - e Adriano Guimarães Parreira (UEMG) - suplente. 
 
 

4 - Pós Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade convida para defesa de dissertação

 
O Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ (Pipaus) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação intitulada "Da janela para o mundo : uma narrativa contemporânea ", da discente Ana Cristina da Silveira.
 
Quando: 29 de outubro de 2019, às 15h.
Onde: Sala 2.11 - Prédio da administração, campus Tancredo Neves (CTan), São João del-Rei (MG).
Banca: professores doutores Luciana Beatriz Chagas (orientadora/Pipaus), Flávio Luiz Schiavoni (Pipaus/UFSJ) e Ivana Soares Pain (IFSP).

Última atualização: 24/10/2019