1 - UFSJ: instituição brasileira com maior impacto de pesquisas em ciências exatas e da natureza

 
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebeu da empresa Web of Science Group o prêmio de instituição brasileira com maior impacto de pesquisa nas áreas de ciências exatas e da natureza no mundo. O relatório foi elaborado pela Clarivate Analytics e deu nota de 2,53 para a UFSJ. Nenhuma outra instituição teve nota acima de 2 nesse quesito.
 
Levando em consideração todas as áreas do conhecimento analisadas, a UFSJ ficou em segundo lugar no Brasil (com uma nota média de 1,54) - veja matéria anterior aqui. Os resultados apontam para a qualidade da ciência desenvolvida na Universidade, pois, para mensurar o impacto em pesquisa, é levada em conta a citação das produções da UFSJ por outros cientistas internacionalmente. A nota média global é de 1.
 
“Este prêmio simboliza uma espécie de retorno da nossa Universidade para a sociedade, além de ser um exemplo forte de como as universidades públicas brasileiras são importantes para o desenvolvimento científico do País”, comenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), André Mota.
 
Ele lembra ainda que a UFSJ tem recebido, nos últimos anos, pesquisadores formados em grandes instituições de ensino superior do Brasil. “Essa rede que conseguimos atrair e manter na UFSJ trouxe interações internacionais com grupos de pesquisa relevantes”, ressalta.
 
Para André Mota, o desafio agora é manter esses bons índices em um cenário de escassez de recursos para a ciência no País. “Um ponto fundamental é ter planejamento, organização e gestão financeira responsável que reconheçam essa situação que estamos enfrentando e permitam a implementação de ações para que esse desenvolvimento não seja interrompido”, avalia.
 
Papel das universidades públicas
 
De acordo com a relatório, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Juntas, essas instituições são responsáveis por mais da metade do conhecimento científico gerado no País. Esse dado alerta para a discussão em torno da valorização da pesquisa.
 
O pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, André Batista de Negreiros, defende que a pesquisa deve permanecer resistindo aos ataques de desvalorização que vêm sofrendo a ciência como um todo. “A UFSJ valoriza a pesquisa e tem pesquisadores de alto gabarito internacional que favorecem o impacto dos artigos publicados pela nossa instituição. Penso que devemos falar em ampliação mais do que em manutenção”.
 
Clarivate Analytics
 
A empresa atua no fornecimento de informações e inovação em setores como produção científica, inteligência farmacêutica e biotecnológica, Padrões de inteligência e conformidade de patentes, tendo como principal foco universidades, organizações sem fins lucrativos, organizações de financiamento, entre outras.
 
*Com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 
 
 

2 - Restaurantes da UFSJ não funcionarão no Dia do Servidor, 28 de outubro

 
O Setor de Alimentação e Moradia da Proae informa que os Restaurantes Universitários (RUs) de todos os campi não funcionarão na próxima segunda, dia 28 de outubro, em virtude do Dia do Servidor.
 
Para informações sobre os restaurantes da instituição, como horário de funcionamento, valores e cardápio, acesse ufsj.edu.br/proae. O sexto RU da UFSJ, o do Campus Santo Antônio, foi inaugurado este mês.
 
 

3 - Diálogo sobre Plano de Desenvolvimento de Pessoas ocorre na próxima terça (29)

 
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Apoio ao Servidor (Seaps/UFSJ), promove, nesta terça-feira (29/10), um diálogo sobre a carreira e o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). 
 
O evento ocorre no Anfiteatro do campus Santo Antônio (CSA), às 14h, com transmissão por videoconferência para todos os campi. 
 
 

4 - Dicon publica edital para manifestação de ampla defesa de aluno em situação irregular

 
A Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) divulgou a relação de discentes que estão em situação irregular. Os alunos que fazem parte da lista e desejam continuar na instituição devem apresentar sua defesa por meio do recurso contra desvinculação. A opção está disponível no endereço https://minha.ufsj.edu.br/minha_ufsj/, na seção “Requerimento Eletrônico”.
 
Os discentes devem entregar o requerimento até o dia 29 de outubro e têm até o dia 30 para apresentar qualquer documento que auxilie em sua defesa.
 
Saiba mais em https://ufsj.edu.br/dicon/desvinculacao.php
 
 

5 - II Semana da Música promove atividades no CTan e no Centro Cultural UFSJ

 
A comissão organizadora da II Semana da Música prepara uma série de atividades para o período de 4 a 7 de novembro. Serão oferecidas palestras, oficinas, apresentações, lançamento de livros, recitais, concertos didáticos, exibição do filme “O imperfeccionista” e debate com o músico Ian Guest. Entre os espetáculos musicais estão Duo Aduar, Pink Floyd in Concert, concerto de Violino e Percussão, Trombominas e Ventos Vertentes
 
O objetivo é abranger diversidade das áreas do saber que envolvem o fazer musical dentro do processo de formação do músico/educador. Os convidados são referência em educação musical, performance, saúde do músico, regência, composição, empreendedorismo e corporeidade, entre outros campos, de instituições como UFMG, Bituca, UFF, UNIRIO, além da própria UFSJ.
 
As atividades, concertos e apresentações são gratuitos e abertos às comunidades, inclusive externas, e acontecem no prédio da Música, situado no Campus Tancredo Neves (CTan), e no Centro Cultural UFSJ. As inscrições podem ser feitas pelo site ufsj.edu.br/cmusi.

Última atualização: 06/11/2019