1 - Prazo para solicitação de banners encerra em 8 de novembro

 
A Assessoria de Comunicação (Ascom) informa que o prazo para solicitação de banners termina em 8 de novembro em razão do encerramento da vigência ata de registro de preço do serviço. Até a conclusão de novo processo licitatório, o atendimento de novas demandas estará suspenso. 
 
Mais informações na página da Ascom.
 
 

2 - Harry Crowl na II Semana da Música da UFSJ

 
No dia 6 de novembro, quarta-feira, a II Semana da Música da UFSJ, promovida pelo Curso de Música, traz a São João del-Rei um dos mais importantes compositores brasileiros da atualidade, Harry Crowl. O compositor, musicólogo e professor nasceu em Belo Horizonte em 1958. Estudou Composição na prestigiada Juilliard School of Music (Nova Iorque, EUA) e mais tarde Letras na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), onde também trabalhou como pesquisador de música colonial brasileira durante mais de uma década.
 
Mudou-se para Curitiba há mais de vinte anos, onde vem atuando como professor na Escola de Belas Artes do Paraná (Unespar) e como diretor artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O seu catálogo de obras inclui mais de 200 obras, frequentemente tocadas por músicos de todo o mundo. A sua mais recente produção discográfica é o álbum "Folhagens", gravado pelo Quarteto Boulanger. 
 
Na tarde do dia 6, às 16h30 no Departamento de Música da UFSJ (CTan), Harry Crowl dará uma palestra intitulada Influências da música colonial na produção como compositor de música contemporânea, na qual falará sobre a sua obra e sobre a construção de discursos musicais contemporâneos a partir de fragmentos do passado. 
 
Às 20h, os professores do Departamento de Música da UFSJ, Sofia Leandro (violino) e Bruno Santos (percussão), apresentarão, em estreia mundial, a última obra do compositor, o Concerto nº4 para violino e percussão (em forma de via-crucis sobre o nome de Marielle Franco). O concerto resulta da parceria estabelecida entre Harry Crowl e o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos quando, no ano de 2018, se conheceram num festival de música em Tiradentes. O compositor sentiu-se atraído pela possibilidade de escrever para a formação violino e percussão após a participação do duo numa montagem da obra Wu Li de Hans Joachim Koellreutter (gravação disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0ueabP2U5uo).
 
O Concerto nº4 para violino e percussão, dedicado ao Duo Sofia Leandro e Bruno Santos, presta uma homenagem a Marielle Franco, uma vez que Harry Crowl utiliza letras do seu nome para produzir o material melódico da peça, e desenvolve-se em 14 fragmentos, inspirados nas tradicionais 14 estações da Via Sacra.
 
--- Para conhecer um pouco da obra de Harry Crowl, visite: https://soundcloud.com/harrycrowl
--- Confira a página do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos para escutar fragmentos do Concerto nº4 para violino e percussão de Harry Crowl em: https://www.facebook.com/duosofiabruno/
--- Confira a programação geral da II Semana da Música da UFSJ em: https://ufsj.edu.br/cmusi/

Última atualização: 31/10/2019