1 - Proex promove campanha de doação no III Integrando

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) distribuiu, nas entradas principais de todos os campi da UFSJ, uma caixa de papelão para receber as doações para o III INTEGRANDO. O evento é organizado pelo campus Sete Lagoas (CSL) e tem, como um dos objetivos, arrecadar roupas, calçados, brinquedos, materiais escolares e livros de literatura, que serão entregues à comunidade do bairro Itapoã, localizado em Sete Lagoas. 
 
A Proex convida toda a comunidade universitária a abraçar essa causa, fazendo doações até o dia 30 de novembro. O material arrecadado beneficiará crianças, adolescentes, adultos e idosos. 
   
O III INTEGRANDO, que acontecerá no dia 6 de dezembro, das 9h às 18h, promoverá a distribuição de presentes natalinos doados por empresas e sociedade civil, utilizando o formato chamado de “varal solidário”, em que os participantes têm a liberdade de escolher o(s) presente(s) que ficam expostos num varal, no local do evento. 
 
Simultaneamente, outras atividades serão realizadas por meio de projetos de extensão do CSL, como oficinas de capacitação em arte e práticas sustentáveis, atividades esportivas, exposições de artes, apresentações musicais e danças musicais. Neste ano, é estimada a presença de cerca de 350 pessoas.
 
 

2 - Pós em Letras convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação intitulada "Geografia do posicionar-se: o corpo anfíbio e cosmopolita em Ricardo Domeneck", de autoria do mestrando Vinícius Paulo Corrêa Almeida. 
 
Quando: 20/11/2019, às 14h.
Local: Sala  16, Miniauditório da Biblioteca - Campus Dom Bosco.
Linha de pesquisa: Literatura e Memória Cultural.
 
 

3 - Espetáculo "Nasce a Cada Dia - Concerto Cênico de Música Latina" terá apresentação no próximo sábado (23)

 
O Grupo de Pesquisa e Extensão Casa Aberta, contemplado pelo edital de criação artística da PROEX/UFSJ, em parceria com a  UFSJazz Big Band, apresenta o espetáculo "Nasce a Cada Dia - Concerto Cênico de Música Latina" mo próximo sábado (23/11), às 20h30, no Teatro Municipal de São João del-Rei. A entrada será um quilo de alimento não perecível. 
 
Confira abaixo o resumo e ficha técnica da apresentação:
 
"O Sol nasce a cada dia. A cada dia a mulher encontra forças para carregar o filho no colo. Dia a dia, dançamos nas fogueiras das paixões e dos ódios. Para cada dia cantar ao Trabalho, ao Amor, às Partidas. A cada dia nascer, morrer e renascer. Em cada esquina, em cada voo da saia, em cada gota de suor deixada pelos caminhos de percorrer. A cada dia procurar justiça, fazer justiça com as próprias mãos, cavar na terra o plantio e as próprias covas.
 
A América Latina nasce a cada dia e a cada dor. A cada gota de sangue que pulsa em suas veias abertas. Em cada abraço, em cada olhar perdido encontrado ao acaso no ponto de ônibus, na fé, na janela, no umbral da porta, na beira do rio, do outro lado da banca de frutas, no outro lado do fogo, no susto da pressa. No sorriso da Morte.
 
Em suas idas e vindas pelos países latino-americanos, Eduardo Galeano registrou textos, impressões, como quem registra fotografias, do seu povo. Nosso povo. Nós. Seus textos, reunidos no Livro dos Abraços são a guia de contas (de contos) que nos conduz ao universo sonoro de nossa gente latino-americana e sua mania insistente de persistir, apesar do mal tempo, e de prosseguir, ainda que com os pés cansados."
 
Ficha técnica
 
ELENCO: Kaíke Barto, Natália Vargas e Winnie Minucci.
CONVIDADOS: Juliana Mota, Renata Vanucci, Maria Cordélia, Luan Augusto e Hilreli.
DIREÇÃO GERAL: Kaíke Barto. 
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Natália Vargas e Winnie Minucci.
DRAMATURGIA: Winnie Minucci.
DIREÇÃO MUSICAL: Caio Carvalho.
ARRANJOS: Caio Carvalho.
MÚSICOS: Caio Carvalho, Guilherme Grandi, Guilherme Rodrigues de Faria Ighor Anjos, Júlio Faccion, Lucas Tavares, Marcos Nascimento, Ronilson Otávio Dutra, Rick Vargas, Robson Oliveira.
CENOGRAFIA: Phamela Dadamo.
CONFECÇÃO DE FIGURINO: Elisa Pita.
ILUMINAÇÃO: Geraldo Saldanha.
PESQUISA MUSICAL: Kaíke Barto, Natália Vargas e Winnie Minucci.
PESQUISA TEXTUAL: Kaíke Barto e Winnie Minucci.
PROJETO: Kaíke Barto.
ENSAIO FOTOGRÁFICO: Rafael Senna
ARTE GRÁFICA: Hilreli Alves Soares
ORIENTAÇÃO: Juliana Mota
REALIZAÇÃO: Casa Aberta e PROEX/UFSJ

Última atualização: 18/11/2019