1 - Prope lança editais de Iniciação Científica 2020

 
Editais têm mudanças em relação ao último ano
 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) divulgou os editais de iniciação científica para o ano de 2020, com início em agosto de 2020 e março de 2021. O período de inscrições será de 23 de março a 4 de maio de 2020. Para o Edital nº 002/2020/PROPE, as inscrições ocorrem de 3 a 8 de março de 2020.
 
A Câmara de Iniciação Científica realizou algumas alterações no processo: novos critérios de avaliação curricular (inclusão da residência pedagógica e licença maternidade); exclusão do projeto em pdf no Sistema Pibic (haverá um template para a inserção dos dados do projeto, com limitação máxima de 30 mil caracteres); avaliação “às cegas” dos projetos; marcação de três áreas do conhecimento pelo proponente para atuação como parecerista “ad hoc”; retirada da obrigatoriedade do cronograma no projeto de IC; e o possível desenvolvimento de projeto de maneira voluntária para as propostas aprovadas e não contempladas com bolsa no Edital nº 005/2020 - Pibiti.
 
É importante ressaltar a necessidade de atenção dos proponentes ao preencherem o currículo Lattes. Não serão considerados os preenchimentos incorretos.
 
A Prope informa, ainda, que a suspensão da concessão de bolsas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) permanece, por isso não foram divulgados os editais com recursos exclusivos da referida agência (Pibic/Fapemig e Pibic/Jr). A UFSJ permanece buscando ações que visem a redução do impacto desses cortes na comunidade acadêmica.
 
Confira a relação dos editais:
 
Edital 002/2020 - Pibic/CNPq – Edital de ampla concorrência, para projetos de bolsistas de produtividade do CNPq, com vigência entre agosto de 2020 a julho de 2021. Cada docente da UFSJ poderá concorrer com uma proposta.
 
Edital 003/2020 - Pibic/CNPq/UFSJ e PIIC – Edital de ampla concorrência para projetos com vigência entre agosto de 2020 e julho de 2021. Cada docente da UFSJ poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica. Contemplados no Edital 002/2020 com bolsa do CNPq poderão se inscrever, mas não receberão bolsas e terão a opção de desenvolver o projeto na modalidade PIIC.
 
Edital 004/2020 - Pibic/UFSJ e PIIC – Edital de ampla concorrência para projetos com vigência entre março de 2021 e fevereiro de 2022. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica.
 
Edital 005/2020 - Pibiti/CNPq/UFSJ e PIIC – Edital de ampla concorrência para projetos com potencial para inovação tecnológica, com vigência entre agosto de 2020 e julho de 2021. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos. Projetos aprovados, não contemplados com bolsa, terão a opção de desenvolver o projeto de maneira voluntária.
 
Edital 006/2020 - PPC/UFSJ – Edital de ampla concorrência para projetos com vigência entre março de 2021 e fevereiro de 2022, que envolvam em seu desenvolvimento, de forma coordenada, um bolsista de Iniciação Científica dos cursos de graduação da UFSJ e um aluno voluntário de Iniciação Científica Jr, estudante do Ensino Médio de escola particular ou escola pública. Cada proponente, docente da UFSJ, poderá concorrer com até dois projetos de Iniciação Científica.
 
Edital 007/2020/Prope/Proae – Pidac-Af/Pidac-Artes-Af/Pibic-Af/CNPq/UFSJ - Edital de ampla concorrência para projetos com vigência entre agosto de 2020 e julho de 2021, que envolvam em seu desenvolvimento discentes da UFSJ contemplados nos Editais Pase da Proae “ou discentes que entraram na UFSJ por ações afirmativas”. O Edital reserva cotas específicas para projetos de iniciação científica na área de Artes (Pidac-Artes-Af).
 
Os textos completos dos Editais de Iniciação Científica da UFSJ, bem como os critérios de avaliação, podem ser encontrados na nossa página.
 
 

2 - Edital de apoio à organização de eventos é divulgado

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) divulgou o edital de auxílio à realização de eventos de pesquisa e extensão. As propostas devem ser submetidas de 6 de fevereiro a 9 de março, para eventos realizados entre abril e setembro de 2020. Já aqueles previstos para ocorrer entre outubro de 2020 e março de 2021 devem ter as inscrições feitas de 6 de abril a 8 de junho.
 
Semanas acadêmicas e eventos de ensino não são contemplados pelo certame. Informações sobre os itens financiáveis e requisitos podem ser consultados no edital, disponível na página da Prope.  
 
 

3 - Abertas inscrições para Congresso de Extensão Universitária

 
Já estão abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). NA 9ª edição, o evento irá discutir a temática “Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos”. Além da comunidade acadêmica, o CBEU reunirá profissionais e representantes de políticas públicas, de movimentos sociais e de organizações governamentais e não governamentais com intuito de compartilhar proposições de transformação da sociedade, articuladas com os valores de igualdade, diversidade, justiça social e democratização.
 
O Congresso é aberto a professores, técnicos e alunos que integram o quadro de extensionistas das universidades brasileiras e será realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 15 e 17 de julho de 2020. Uma diversificada programação envolve redes de conversa, oficinas, lançamento e/ou exposição de produtos de extensão universitária, feiras de economia solidária e ou agroecológica, mesas redondas, mostras audiovisuais e atividades culturais.
 
O 9º CBEU será realizado pela UFMG e Universidade Federal de Alfenas (Unifal), com apoio de uma rede de universidades, entre elas a UFSJ.
 
Para se inscrever, acesse o site do 9º CBEU.
 
As inscrições terminam no dia 17 de julho de 2020. Mais informações no site ou no Setor de Extensão Universitária pelo e-mail setex@ufsj.edu.br ou telefone (32) 3379 2501.
 

Última atualização: 23/01/2020