1 -  Abertas inscrições para o Portal Didático 2020/1

 
O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UFSJ informa que as inscrições para o uso do Portal Didático (2020/1) estão abertas. O professor pode cadastrar todas as disciplinas que ministrará durante este semestre pois não há limite para o número de disciplinas a serem cadastradas.
   
O Portal é um ambiente estruturado, dividido por tópicos ou por semanas, em que o professor pode inserir vários tipos de material (páginas web, vídeos, páginas de texto, links etc), utilizar formas de interação (como fórum, chat, questionários), além de disponibilizar material de apoio, como arquivos em PDF.
 
Acesse aqui o endereço para cadastro das disciplinas. 
 
As disciplinas serão criadas no prazo de até 24 horas (dias úteis) e o professor será informado por e-mail sobre a criação delas. Os alunos serão importados somente a partir do dia 2 de março de 2020, início do semestre letivo.
 
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail campusvirtual@ufsj.edu.br  
 
Comunidades Virtuais
 
Dentro do espaço do Campus Virtual existe um novo espaço para as Comunidades Acadêmicas Virtuais, que é independente do Portal Didático, dedicado a Grupos de Pesquisa, PETs e outros grupos acadêmicos que forem necessários. A existência das comunidades é atemporal, não está ligado a ano e semestre letivo. 
 
Para solicitar uma Comunidade Acadêmica Virtual, entre em contato pelo email campusvirtual@ufsj.edu.br
 
 

2 - Prêmio de iniciação Científica e Tecnológica recebe inscrições

 
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O Prêmio é atribuído em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Mérito Institucional.
 
O objetivo é o de reconhecer e premiar os bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica do CNPq, cujos relatórios finais se destacaram pela relevância e pela qualidade, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBITI) que contribuíram para alcançar os propósitos do programa.
 
Para submeter as propostas, as coordenações do PIBIC e do PIBITI das universidades e das instituições de pesquisa, encaminharão ao CNPq, por e-mail, até as 18 horas (horário de Brasília) do dia 09 de março de 2020, os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários, realizados no 2º semestre de 2019.
 
Para cada uma das categorias - Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica - serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento - Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
 
As inscrições das instituições do PIBIC para concorrer na categoria Mérito Institucional serão automáticas, desde que apresentem bolsistas do PIBIC, PIBIC AF ou oriundos de quota do pesquisador, inscritos na categoria Bolsista de Iniciação Científica.
 
Os bolsistas vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro (valor bruto), bolsas de mestrado ou de doutorado e diploma.
 
A instituição agraciada na categoria Mérito institucional receberá cotas adicionais de bolsas PIBIC/PIBITI e um troféu.
 
Todos os premiados e o representante da instituição agraciada com o Mérito Institucional recebem passagens aéreas e diárias para participar da próxima Reunião Anual reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho de 2020, em Natal (RN), onde receberão a premiação.
 
O resultado do Prêmio será anunciado pelo CNPq até 29 de maio de 2020.
 
Para mais informações, acesse a página do Prêmio.
 
 

3 - CNPq lança chamada para apoio à pesquisa em tuberculose

 
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Saúde, tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE) lançam a Chamada MS-SCTIE-Decit / CNPq Nº 33/2019 - Pesquisas em Tuberculose no âmbito do BRICS.
 
O objetivo da Chamada é apoiar projetos de pesquisas na área de doenças transmissíveis e negligenciadas, especificamente em tuberculose no Brasil, em parceria com países do BRICS (Brasil, Rússia, ìndia, China e África do Sul).
 
Os projetos deverão abordar pelo menos uma linha de pesquisa:
 
- Avaliação de testes diagnósticos e biomarcadores para as diversas formas de tuberculose, incluindo a comparação de custo-efetividade com as tecnologias vigentes;
 
- Avaliação de esquemas terapêuticos para tuberculose que resultem em redução do tempo de tratamento e maior segurança para o paciente; 
 
- Avaliação de tecnologias e/ou estratégias para redução da transmissão do M. tuberculosis em diferentes cenários epidemiológicos.
 
O prazo para a submissão das propostas é até dia 30 de março de 2020.
 
Para mais informações, acesse a Chamada na íntegra aqui.
 
 

4 - Pós em Psicologia convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "OS EFEITOS PSICOSSOCIAIS DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DE ADOLESCENTES", da mestranda Juliana Montenegro Brasileiro.
 
 
Quando: 20 de fevereiro de 2020, às 14h.
Onde: sala 1.49 - campus Dom Bosco (CDB), São João del-Rei (MG). 
Banca: professores doutores Larissa Medeiros Marinho dos Santos (UFSJ), José Rodrigues de Alvarenga Filho (UFSJ) e Nilma Renildes da Silva (Unesp).

Última atualização: 28/01/2020