1 - Livro sobre disputas territoriais entre as Vilas del-Rei será lançado na sexta (14), no Centro Cultural

 
No dia 14 de fevereiro, às 20h, o Centro Cultural UFSJ será palco do lançamento do livro: "O trabalho das câmaras e a disputa fronteiriça pelos vereadores das Vilas del-Rei", de autoria de Alexandre Silva do Nascimento. 
 
A obra aborda o desbravamento das Minas e a consequente descoberta do ouro nas regiões adjacentes ao antigo Porto Real da Passagem, no início do séc. XVIII. Tais fatos possibilitaram a criação dos núcleos populacionais que se transformariam nas vilas de São João del-Rei e São José del-Rei.
 
As demarcações desses territórios e as modificações de seus limites geraram um grande embate político entre os integrantes das Câmaras Municipais e junto à administração colonial. O leitor terá conhecimento sobre o funcionamento dessas instituições e sobre como ocorreram aquelas disputas que possibilitaram significativas transformações históricas e geográficas na região, inclusive em pleno século XX.
 
SOBRE O AUTOR
Alexandre Silva do Nascimento é natural de São João del-Rei-MG, nascido em 21 de agosto de 1979. Aos cinco anos, mudou-se com a sua família para a vila Santa Cruz (até então pertencente ao município de Tiradentes-MG). No ano de 2008, graduou-se nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado no curso de História da UFSJ. Em 2013, concluiu a Licenciatura em Geografia na mesma instituição.
 
Em 2015, tornou-se especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes. Atuou como docente na rede estadual de ensino e em cursinhos preparatórios por dez anos. Exerceu a função de vereador na cidade de Santa Cruz de Minas por três mandatos entre 2005 e 2016, chegando a presidir a Câmara entre os anos de 2013 e 2014. Atualmente reside em São João del-Rei, trabalhando como Assistente em Administração na UFSJ.
 
 

2 - Inscrições para disciplinas isoladas da Pós em História

 
O Programa de Pós-Graduação em História (PGHis) lançou edital para disciplinas isoladas no semestre 2020/1. As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 e 21 de fevereiro, com envio da documentação pelo e-mail pghis@ufsj.edu.br
 
Cada candidato poderá se inscriver em apenas uma das seguitnes disciplinas: Poder e Relações Sociais, Cultura e Identidade, Metodologia e Fontes para a História de Angola Séculos XVII – XVIII, História e Documentário, Tópicos em História da Arte e Mesoamérica - Revisões de um conceito: A arte mexicana antiga e a invenção de Mesoamérica.
 
Mais informações na página do PGHis
 
 

3 - Pós em Enfermagem convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGEnf) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "SEGURANÇA DO PROFISSIONAL E OS PROBLEMAS ÉTICOS E BIOÉTICOS VIVENCIADOS POR ENFERMEIROS NO QUOTIDIANO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE", da mestranda Lívia Silveira Silva.
 
Quando: 18 de fevereiro, às 14h.
Onde: sala 201, Bloco C - campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ). Banca: professores doutores Selma Maria da Fonseca Viegas, Lívia Cozer Montenegro, Rosane Gonçalves Nitschke e Patrícia Peres de Oliveira.

Última atualização: 11/02/2020