1 - Pós em Enfermagem realiza palestra com a professora Pilar Serrano Gallardo, da Universidad Autónoma de Madrid

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSJ, em convênio com Programa de Pós-graduação de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), promoverá a disciplina “Tópicos Especiais em Saúde: Métodos e Práticas em Pesquisa”, com a participação da doutora Pilar Serrano Gallardo, da Universidad Autónoma de Madrid. 
 
A disciplina ocorrerá nos dias 5, 10 e 19 de março com palestras sobre as Boas Práticas em Pesquisa, o uso da Epidemiologia na Avaliação de Sistemas e Serviços de saúde: o enfoque na APS e Prática Baseada em Evidência.
 
Mais informações sobre inscrição e programa das palestras no fôlder de divulgação e no cronograma
 
 

2 - Livro Comparative Approaches to Informal Housing Around the Globe será lançado em 11 de março, em BH

 
No próximo dia 11 de março de 2020 será realizado o lançamento do livro Comparative Approaches to Informal Housing Around the Globe, publicado pela UCL Press e editado por Udo Grasshoff. O evento contará com uma breve fala do Prof. Dr. Miguel Martínez, da Uppsala University/Suécia e da professora Clarissa Campos, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, também aluna de doutorado da Escola de Arquitetura da UFMG, autores de um dos capítulos do livro.
 
O livro reúne historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, arquitetos, urbanistas e ativistas políticos de diversos países e busca abrir novos caminhos nos estudos sobre moradia informal. 
 
De acordo com a professora Clarissa, o obra traz “ reflexões metodológicas e exemplos práticos, (como) eles comparam assentamentos informais, ocupações não autorizadas de edificações e de terras para autoconstrução em diferentes regiões do mundo”. Os temas abordados incluem experiências na África, Ásia, Austrália, Oriente Médio, América do Norte e América do Sul, e Europa Oriental e Ocidental. 
 
Mais detalhes e o livro completo para download gratuito em pdf podem ser encontrados neste link.
 
Serviço - Lançamento do livro Comparative Approaches to Informal Housing Around the Globe
Quando: 11 de março de 2020, às 19h.
Onde: Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG. 
Endereço: Rua Paraíba 697, Funcionários, Belo Horizonte (MG).
 
 

3 - Pós em Psicologia convida para defesas de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas de dissertação:
 
Título:  "Agressividade e diferenças individuais de personalidade em torcedores de futebol".
Mestrando: Geovani Garcia Zeferino.
Quando: 23 de março de 2020, às 9h.
Onde: Sala 1.49 - campus Dom Bosco.
Banca: professores doutores Mônica Aparecida da Silva (orientadora/UFSJ), Marco Antônio Silva Alvarenga (co-orientador/UFSJ), Mário César Rezende Andrade (UFSJ) e Marcela Mansur Alves (UFMG).
 
Título: "ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO E PSICOSE: UMA PROPOSTA CLÍNICO-POLÍTICA PARA A REFORMA PSIQUIÁTRICA".
Mestranda: Mariana Vieira Morais.
Quando: 26 de março de 2020, às 11h.
Onde: Sala 2.48 - campus Dom Bosco.
Banca: professores doutores Fuad Kyrillos Neto  (orientador/UFSJ), Wilson Camilo Chaves (UFSJ) e João Luiz Leitão Paravidini (UFU).
 
Título: "Redução de Vulnerabilidades para Adolescentes em Contexto Escolar: Estudo de Caso de uma Oficina em Dinâmica de Grupo".
Mestranda: Arielle Gomes Martins.
Quando: 30 de março de 2020, às 14h.
Onde: Sala 1.49 - campus Dom Bosco.
Banca: professores doutores Marcelo Dalla Vecchia (orientador/UFSJ), Isabela Saraiva Queiroz (co-orientadora/UFSJ), José Rodrigues de Alvarenga Filho (UFSJ) e Tatiana de Castro Amato Locatelli (Unifesp). 

Última atualização: 03/03/2020