1 - Prazo de envio de propostas para o 32º Inverno Cultural termina hoje (10)

 
O período de envio de propostas artístico-culturais para o 32° Inverno Cultural UFSJ, nas áreas de Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música, termina nesta terça-feira (10/3), às 17h. Um dos maiores festivais de artes de Minas Gerais neste ano acontece de 18 a 26 de julho em São João del-Rei. 
 
Podem se inscrever pessoas jurídicas devidamente constituídas, com ou sem fins lucrativos, nacionais ou estrangeiras – desde que exerçam suas atividades com regularidade no país –, individualmente ou em grupo, com representação própria ou por meio de representante legal. Os valores pagos aos artistas variam entre R$ 1 mil e R$ 10,5 mil.
 
O Edital 001/2020/UFSJ/Proex prevê diferentes modalidades de atividades artístico-culturais, classificadas conforme o porte do evento, a carga horária, a trajetória do grupo, dentre outros parâmetros que o proponente deve selecionar no formulário online.
 
Hotxuá
 
A temática do 32º Inverno Cultural UFSJ se inspira na prática cômica ritualística do sacerdote do riso, denominado Hotxuá na cultura Krahô, etnia indígena que habita o norte do Estado de Tocantins. A intenção é problematizar a alegria como elemento-base da sociedade, na qual o brincar e o fazer rir se constituem como práticas necessárias para o estabelecimento de laços, harmonia, equilíbrio social e resistência. Ao assumirem suas contradições, os palhaços sagrados atuam com o corpo, tornando-se conhecedores de si, por transitarem e transgredirem as dicotomias do mundo. Assim, a alegria, o riso e o humor, intensificados pela força dos povos originários que habitam o Brasil, se apresentam como formas disruptivas, meios capazes de afirmar a vida.
 
A temática do evento é um norteador e um incentivo aos proponentes, para a elaboração e articulação entre festival e artista. 
 
 

2 - Projeto de música para crianças com deficiência está com inscrições abertas

 
O Programa Vivências Musicais recebe inscrições para aulas de "Musicalização para crianças com deficiência" na faixa etária de 5 a 10 anos. A inscrição acontecerá a partir de entrevista com os pais, que será realizada terça-feira,17, às 13h30, na sala 1.16 do prédio do Departamento de Música, no campus Tancredo Neves (CTan).
 
O Programa Vivências Musicais oferece à comunidade de São João del- Rei e região a oportunidade de aperfeiçoamento da prática pedagógico-musical, instrumental e do canto, através de atividades individuais e coletivas, em cursos de longa e curta duração.
 
Mais informações no site do projeto.
 
 

3 - Evento discute acolhimento de pessoas com deficiência

 
O Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico promove, no dia 20 de março, o evento "Acolhimento às pessoas com diferença funcional (deficiência), com a professora Maria Nivalda de Carvalho Freitas. A atividade ocorre das 9h às 12H e das 13h30 às 16h30, no auditório do campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis (MG). Será emitida declaração de participação. 
 
Mais informações sobre o programa e inscrições no fôlder de divulgação
 
 

4 - Pós em Enfermagem convida para defesa de dissertação e exame de qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGEnf) convida a comunidade acadêmica para as seguinte defesa da dissertação e exame de qualificação:
 
Defesa de dissertação: "ESTUDO DE AVALIABILIDADE DO SISTEMA PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO DA ESTRATÉGIA e-SUS ATENÇÃO BÁSICA".
Mestranda: Rafaella Cristina Sousa Santana. 
Quando: 18 de março, às 9h.
Onde: Sala 303, Bloco C - campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ). 
Banca: doutores Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Valéria Conceição de Oliveira e Maria del Pilar Serrano Gallardo.
 
Exame de qualificação: "ANÁLISE ESPACIAL DA COBERTURA VACINAL EM MENORES DE UM ANO EM MINAS GERAIS, BRASIL".
Mestrando: Matheus Adriano Divino Pereira.
Quando: 17 de março de 2020, às 14h.
Onde: Sala 302, Bloco C - campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ). 
Banca: professores doutores Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Valéria Conceição de Oliveira e Maria del Pilar Serrano Gallardo.
 
 

5 - Defesa de dissertação da Pós em Psicologia

 
O Programa de Pós-Graduação de Psicologia (PPGPsi) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "LIFE DESIGN E MATURIDADE PARA ESCOLHA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO", da mestranda Amanda Furlan Marques.
 
Quando: 26 de março de 2020, às 13h30.
Onde: Sala 1.49 - campus Dom Bosco (CDB).
Banda: professores doutores  Tatiana Cury Pollo (orientadora/UFSJ), Marco Antônio Silva Alvarenga (co-orientador), Mônica Aparecida da Silva (UFSJ) e Ana Paula Porto Noronha Fagundes (USF).
 

Última atualização: 17/03/2020