1 - Inscrições de candidatos à CIS devem ser feitas entre 13 e 20 de março

 
A Comissão Eleitoral para Recomposição de Membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS) lançou edital para eleição de novos membros. Os interessados devem se candidatar das 8h do dia 13 de março às 23h59 do dia 20 de março, enviando as informações solicitadas pelo e-mail coaco@ufsj.edu.br
 
Serão considerados eleitos os cinco candidatos mais votados (os três seguintes ficam eleitos como suplentes) para um mandato de três anos, sendo elegíveis os servidores técnico-administrativos em educação ativos ou aposentados optante pelo PCCTAE. A votação ocorrerá no dia 31 de março por meio deste site
 
Mais informações no site da CIS.
 
 

2 - Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CCO) realiza eleição de novos membros

 
O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do campus Centro- Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ) divulga edital para eleição de cinco membros, divididos nos seguinte forma: dois docentes da Graduação em  Medicina (duas), um docente da Graduação em Farmácia, um discente de Pós-Graduação, e um servidor técnico-administrativo do CCO. Cada categoria será eleita pelos respectivos pares.
 
As inscrições devem ser feitas nos dias 11 e 12 março e  16 e 17 de março, das 13h às 17h, na secretaria do Comitê. A votação ocorre no dia 19 de março, das 13h às 17h.
 
Serviço: Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CCO/UFSJ).
Onde: Sala 101, Prédio da Biblioteca - campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO).
Endereço: Av. Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Chanadour - Divinópolis (MG).
CEP: 35501-296.
Telefone: (37) 3690-4491.
 

3 - Assin seleciona estudantes para intercâmbio no México e Colômbia

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ divulga os editais de seleção 06/2020 e 07/2020, que selecionará, ao todo, 4 (quatro) alunos de diversos cursos da UFSJ para Mobilidade Acadêmica no México e Colômbia. 
 
Os alunos selecionados estarão isentos de pagar as taxas de matrícula e mensalidades e terão direito à Moradia e Alimentação, conforme regras das universidades receptoras. As universidades participantes são:
 
- Universidad de Baja California (México);
- Universidad Veracruzana (México);
- Universidad de Caldas (Colômbia); e
- Universidad Militar Nuevo Granada (Colômbia).
 
Os programas Bramex e Bracol são gerenciados pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e consistem na mobilidade de estudantes de graduação entre universidades do Brasil e do México e Colômbia. O objetivo principal é contribuir para a integração e o fortalecimento regional por meio da aproximação acadêmico-científica dos países.
 
Para participar do Processo Seletivo, o candidato deverá fazer a inscrição na página da Assessoria para Assuntos Internacionais, no período de 16 a 23 de março de 2020. 
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br, pelo telefone (32) 3379-5812 ou pelas redes sociais da Assin.
 
 

4 - Roda de Conversa sobre gestação, parto e pós-parto ocorre nesta quinta (12)

 
O projeto de extensão "As Contribuições da psicologia nas ações de promoção da saúde na cidade de São João del-Rei", promove, nesta quinta-feira (12/3), a roda de conversa "Gestação, Parto e Pós-parto, o que as mulheres têm a dizer?". O evento será realizado no Núcleo Materno Infantil, a partir das 14h e a participação é gratuita.
 
A facilitadora será a estagiária de Psicologia Luma Morais, com coordenada do psicólogo do Serviço de Psicologia Aplicada da UFSJ, Marcelo Soares Cotta. 
 
Serviço: Núcleo Materno Infantil.
Onde: Praça Carlos Gomes, S/N (atrás da Igreja do Carmo), São João del-Rei (MG).
 
 

5 - Pós em Educação convida para defesas de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Educação  (PPEdu) convida a comunidade acadêmica para as defesas de dissertação:
 
Título : " PEDAGOGIA DO CRIME NARRATIVAS DE JOVENS OPRIMIDOS PELA CRIMINALIDADE".
Mestrando: Ricardo Belini Muffato de Souza.
Quando: 11 de março de 2020, às 14h.
Onde: Sala 1.49 - campus Dom Bosco (CDB).
Banca: professores doutores Bruna Sola da Silva Ramos (orientadora), Ataualpa Luiz de Oliveira (IFSudeste), Luciana Ferreira Barcellos (UFSJ) e Maria Jaqueline de Grammont M. Araújo (suplente).
 
Título : " OS CAMINHOS DA INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA".
Mestrando: Leonardo Henrique Candido.
Quando: 12 de março de 2020, às 14h.
Onde: Sala 2.48 - campus Dom Bosco (CDB).
Banca: professores doutores Maria Jaqueline de Grammont M. Araújo (orientadora), Mônica Maria Farid Rahme (UFMG), Luciana Ferreira Barcellos (UFSJ).
 
Título : " CRÍTICA À MEDICALIZAÇÃO DA VIDA E DA EDUCAÇÃO: CONTRADIÇÕES ENTRE O APRENDER E O PRESCREVER".
Mestranda: Paula Carpanez Correa.
Quando: 30 de março de 2020, às 14h30.
Onde: Sala 2.48 - campus Dom Bosco (CDB).
Banca: professores doutores: Cássia Beatriz Batista (orientadora), Luciana Ferreira Barcellos (coorientadora), Fernando Wolff Mendonça (UEM), Solange Jobim e Souza (UFSJ) e Maria Jaqueline de Grammont M. Araújo (suplente).
 
 

6 - Defesa de dissertação da Pós em Psicologia

 
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Educação, gênero e sexualidade: saberes e estratégias que se (re)produzem no cotidiano da escola", do mestrando Arnaldo Mesquita Santos Júnior.
 
Quando: 1º de abril de 2020, às 10h.
Onde: Sala 1.49 - campus Dom Bosco.
Banca: professores doutores Larissa Medeiros Marinho dos Santos (orientadora/UFSJ), Isabela Saraiva de Queiroz (co-orientadora/UFSJ), Celso Francisco Tondin (UFSJ) e Cláudio Eduardo de Resende Alves (Fac. Pitágoras). 

Última atualização: 11/03/2020